quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aula 12/04/2012 - Arte, atividade interventiva e transcrição da avaliação de ciências

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE

Leia o texto abaixo que fala da importância do esqueleto e das partes do corpo protegidas por ele:

O esqueleto

O esqueleto, seu bobinho

Nunca foi assombração

É ele um conjunto de ossos

Em formato de armação

Uma vez vi um esqueleto

Corri até não poder mais

Cheguei em casa assustado

E contei a meus pais

Sua função principal

É deixar o corpo ereto

Tem cabeça, tronco e membros

Todo o esqueleto completo

A cabeça do esqueleto

É coisa simples demais

Nela ficam o crânio e a face

São as partes principais

Até agora não compreendo

Como é que fui tolo assim

Corri de um pobre esqueleto

Tendo outro esqueleto em mim.

Walter Nieble de Freitas (fragmentado)

1) (valor 2,0 pontos) - Julgue os itens em verdadeiro ( V ) ou falso ( F ):

( ) A função principal do esqueleto é deixar o corpo ereto.

( ) O corpo é formado por três partes: cabeça, pés e membros.

( ) O esqueleto é um conjunto de ossos, que junto com os músculos e as articulações, formam o sistema locomotor.

( ) O crânio é o osso responsável por proteger o cérebro.

2) (valor 1,0 ponto) - Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:

( 1 ) ossos ( ) Pontos de contato, junções entre os ossos

( 2 ) músculos ( ) Estão presos aos ossos, ao contrair e relaxar, permitem os movimentos.

( 3 ) articulações ( ) Sustentam o corpo.

3) (valor 1,0 ponto) Responda:

a) Como devemos mastigar, para que seu corpo realize uma boa digestão? Justifique sua resposta

______________________________________________________________________________

b) Em que lugar ficam armazenados os resíduos que não serviram para o corpo?

_______________________________________________________________________________

4) (valor 1,0 ponto) - O caminho que o alimento percorre em seu corpo pelo tubo digestório é formado por:


( ) Boca, fígado, pulmão, rins e intestino fino.

( ) Boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.

( ) Boca, faringe, laringe, pâncreas, biles, fígado e intestino grosso.

5) (valor 1,0 ponto) - Circule no texto abaixo a principal função do coração:

“O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração bombeia sangue para todo o corpo, através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos”.

Questões de 6 à 9, valor: 1,0 ponto por questão.

6) Quando a alimentação do ser humano é rica em gorduras e frituras o que pode ocorrer?

a) ( ) O sangue circula mais rápido.

b) ( ) O excesso de gordura pode bloquear a passagem o sangue nas veias.

c) ( ) A pele e o cabelo ficam mais brilhosos.

d) ( ) O corpo agradece, quanto mais gordura, melhor.

7) Em que parte do corpo humano as células de sangue são produzidas?

a) ( ) No coração.

b) ( ) Nas veias e artérias.

c) ( ) Nos ossos.

d) ( ) Nos músculos.

08) Cuidar da saúde da coluna vertebral é importante porque:

a) ( ) É dentro da coluna vertebral que ficam os músculos mais importantes do corpo.

b) ( ) É ao lado da coluna vertebral que estão as partes mais importantes do cérebro.

c) ( ) A medula espinhal fica dentro da coluna vertebral.

d) ( ) Uma parte da digestão acontece com a ajuda da coluna vertebral.

09) O que a medula espinhal NÃO faz:

a) ( ) Conduz os impulsos nervosos vindo do cérebro para todas as partes do corpo.

b) ( ) É responsável pela transmissão de informações vindas do corpo para o cérebro.

c) ( ) Promove a digestão de alimentos muito gordurosos.

d) ( ) Mantém o cérebro conectado a todos os órgãos por meio dos nervos.


PROJETO INTERVENTIVO

5º ANO – 2012

ALUNO:___________________________________________________ DATA ___/___

1) Reescreva as adivinhas colocando o espaço certo entre as palavras:

Por que a rodadetremé de ferroenão de borracha? Porque se fosse deborrachaapagaria alinha

Qual éo fim dapicada? Quandoo mosquitovaiem bora!

Qualéa diferençaentreo padre eobule? Opadre éde muitafé e o bule édeporcafé.

2) Pontue as piadinhas:

No restaurante ( ) o freguês chama o garçon ( )

( ) Encontrei uma mosca no meu prato ( )

( ) Senhor ( ) esse é o desenho do prato ( )

( ) Mas está se mexendo ( )

( ) É desenho animado ( )

Cobra venenosa

A cobrinha perguntou para sua mãe ( )

( ) Mamãe ( ) é verdade que somos venenosas ( )

( ) Não ( ) minha filha ( ) Por que está fazendo essa pergunta ( )

E a cobrinha respondeu ( )

( ) É que acabei de morder a minha língua ( )

3) Agora copie as duas piadas com a pontuação correta.

PROJETO INTERVENTIVO

5º ANO – 2012

ALUNO:___________________________________________________ DATA ___/___

1) Complete com (m) ou (n) e separe as sílabas.

Complete

Separe as sílabas

Complete

Separe as sílabas

Bo__bo___

Faze__da

Lâ___pada

Fu__do

E__xada

Ta___pa

Po__te

Zu___bido

Bo__beiro

O___bro

E__pada

La___pião

Ba__da

De__te

Nu__ca

Í__dio

Ba__deira

mu___do

Ca__to

Pe__te

Li___peza

Ju__to

Cari___bo

Fu__do

O___bro

E___bora

2) Complete com (ch), (lh) ou (nh) e separe as sílabas.

Complete

Separe as sílabas

Complete

Separe as sílabas

A___o

Fe___adura

Fo___a

Ma____ado

Fi___o

Gafa___oto

Repo___o

Rai___a

____ama

Joe____o

____uva

Di____eiro

____inelo

Co____er

Choca___o

Ervi____a

Gali___a

U___a

Mi___oca

Abe____a

Ve___i____o

____uteira

Bata____a

Bi_____o

Agu____a

Cozi____a