AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE
Leia o texto abaixo que fala da importância do esqueleto e das partes do corpo protegidas por ele:
O esqueleto
O esqueleto, seu bobinho
Nunca foi assombração
É ele um conjunto de ossos
Em formato de armação
Uma vez vi um esqueleto
Corri até não poder mais
Cheguei em casa assustado
E contei a meus pais
Sua função principal
É deixar o corpo ereto
Tem cabeça, tronco e membros
Todo o esqueleto completo
A cabeça do esqueleto
É coisa simples demais
Nela ficam o crânio e a face
São as partes principais
Até agora não compreendo
Como é que fui tolo assim
Corri de um pobre esqueleto
Tendo outro esqueleto em mim.
Walter Nieble de Freitas (fragmentado)
1) (valor 2,0 pontos) - Julgue os itens em verdadeiro ( V ) ou falso ( F ):
( ) A função principal do esqueleto é deixar o corpo ereto.
( ) O corpo é formado por três partes: cabeça, pés e membros.
( ) O esqueleto é um conjunto de ossos, que junto com os músculos e as articulações, formam o sistema locomotor.
( ) O crânio é o osso responsável por proteger o cérebro.
2) (valor 1,0 ponto) - Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:
( 1 ) ossos ( ) Pontos de contato, junções entre os ossos
( 2 ) músculos ( ) Estão presos aos ossos, ao contrair e relaxar, permitem os movimentos.
( 3 ) articulações ( ) Sustentam o corpo.
3) (valor 1,0 ponto) Responda:
a) Como devemos mastigar, para que seu corpo realize uma boa digestão? Justifique sua resposta
______________________________________________________________________________
b) Em que lugar ficam armazenados os resíduos que não serviram para o corpo?
_______________________________________________________________________________
4) (valor 1,0 ponto) - O caminho que o alimento percorre em seu corpo pelo tubo digestório é formado por:
( ) Boca, fígado, pulmão, rins e intestino fino.
( ) Boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
( ) Boca, faringe, laringe, pâncreas, biles, fígado e intestino grosso.
5) (valor 1,0 ponto) - Circule no texto abaixo a principal função do coração:
“O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração bombeia sangue para todo o corpo, através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos”.
Questões de 6 à 9, valor: 1,0 ponto por questão.
6) Quando a alimentação do ser humano é rica em gorduras e frituras o que pode ocorrer?
a) ( ) O sangue circula mais rápido.
b) ( ) O excesso de gordura pode bloquear a passagem o sangue nas veias.
c) ( ) A pele e o cabelo ficam mais brilhosos.
d) ( ) O corpo agradece, quanto mais gordura, melhor.
7) Em que parte do corpo humano as células de sangue são produzidas?
a) ( ) No coração.
b) ( ) Nas veias e artérias.
c) ( ) Nos ossos.
d) ( ) Nos músculos.
08) Cuidar da saúde da coluna vertebral é importante porque:
a) ( ) É dentro da coluna vertebral que ficam os músculos mais importantes do corpo.
b) ( ) É ao lado da coluna vertebral que estão as partes mais importantes do cérebro.
c) ( ) A medula espinhal fica dentro da coluna vertebral.
d) ( ) Uma parte da digestão acontece com a ajuda da coluna vertebral.
09) O que a medula espinhal NÃO faz:
a) ( ) Conduz os impulsos nervosos vindo do cérebro para todas as partes do corpo.
b) ( ) É responsável pela transmissão de informações vindas do corpo para o cérebro.
c) ( ) Promove a digestão de alimentos muito gordurosos.
d) ( ) Mantém o cérebro conectado a todos os órgãos por meio dos nervos.
PROJETO INTERVENTIVO
5º ANO – 2012
ALUNO:___________________________________________________ DATA ___/___
1) Reescreva as adivinhas colocando o espaço certo entre as palavras:
Por que a rodadetremé de ferroenão de borracha? Porque se fosse deborrachaapagaria alinha |
|
|
Qual éo fim dapicada? Quandoo mosquitovaiem bora! |
|
|
Qualéa diferençaentreo padre eobule? Opadre éde muitafé e o bule édeporcafé. |
|
|
2) Pontue as piadinhas:
No restaurante ( ) o freguês chama o garçon ( ) |
( ) Encontrei uma mosca no meu prato ( ) |
( ) Senhor ( ) esse é o desenho do prato ( ) |
( ) Mas está se mexendo ( ) |
( ) É desenho animado ( ) |
|
Cobra venenosa |
|
A cobrinha perguntou para sua mãe ( ) |
( ) Mamãe ( ) é verdade que somos venenosas ( ) |
( ) Não ( ) minha filha ( ) Por que está fazendo essa pergunta ( ) |
E a cobrinha respondeu ( ) |
( ) É que acabei de morder a minha língua ( ) |
|
3) Agora copie as duas piadas com a pontuação correta.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PROJETO INTERVENTIVO
5º ANO – 2012
ALUNO:___________________________________________________ DATA ___/___
1) Complete com (m) ou (n) e separe as sílabas.
Complete | Separe as sílabas | Complete | Separe as sílabas |
Bo__bo___ | | Faze__da | |
Lâ___pada | | Fu__do | |
E__xada | | Ta___pa | |
Po__te | | Zu___bido | |
Bo__beiro | | O___bro | |
E__pada | | La___pião | |
Ba__da | | De__te | |
Nu__ca | | Í__dio | |
Ba__deira | | mu___do | |
Ca__to | | Pe__te | |
Li___peza | | Ju__to | |
Cari___bo | | Fu__do | |
O___bro | | E___bora | |
2) Complete com (ch), (lh) ou (nh) e separe as sílabas.
Complete | Separe as sílabas | Complete | Separe as sílabas |
A___o | | Fe___adura | |
Fo___a | | Ma____ado | |
Fi___o | | Gafa___oto | |
Repo___o | | Rai___a | |
____ama | | Joe____o | |
____uva | | Di____eiro | |
____inelo | | Co____er | |
Choca___o | | Ervi____a | |
Gali___a | | U___a | |
Mi___oca | | Abe____a | |
Ve___i____o | | ____uteira | |
Bata____a | | Bi_____o | |
Agu____a | | Cozi____a | |