quarta-feira, 11 de abril de 2012

11/04/2012 - Avaliação de Português e produção de texto

11/04/2012 - Avaliação de Português e produção de texto

Conforme calendário, fizemos as avaliações do primeiro bimestre e até o dia da reunião de pais, estaremos desenvolvendo atividades específicas para ajudar os alunos com maior dificuldade na leitura, escrita e produção de texto.
A reunião de pais será no dia 24 de abril de 2012.

Produção de texto:
Os alunos foram organizados em grupos pequenos.
Cada grupo recebeu um conjunto de quatro imagens.
Partindo da observação das imagens, construiram uma história encadeando ações que ligaram todas as imagens num contexto mais amplo.
Por iniciativa deles, fizeram maquetes de papel para representar a história construída em grupo.
Apresentaram para a turma.
A história foi apresentada por escrito aos alunos.
Lida e corrigida coletivamente, reescrevendo-a.
Os alunos a anotaram no caderno.
A próxima atividade foi feita em grupo de três alunos: cada equipe elaborou 5 perguntas sobre a história reestruturada.
A professora selecionou uma pergunta de cada equipe e registrou no quadro.
Todos os alunos fizeram o registro no caderno e responderam as perguntas.

As aventuras de Junínho danado.

Na sua casa ten um enorme aquário, com: varios peixes com casinhas, matinhos, estrelas e pedrinhas e varios litros de água.

Num serto dia Juninho achou uma linda concha e resouveu botar a mão no aquario para pegar a linda concha. ele é legal e muito brincalhão todas as vezes que junhinho vai colocar a comida para os peixes ele resolve levar a casa dos peixes sua mãe falou Juninho cuidado para não machucar os peixes maravilhosos.

Um dia Juninho subil no banco para olhar os seus peixes sua vil e falou: meu filho cuidado para você não cair! sua mãe se aliviou quando o menino chamado Juninho seu filho.

As aventuras de Juninho danado.

Na sua casa tem um enorme aquário com: vários peixes, casinhas, matinhos, estrelas, pedrinhas e vários litros de água.

Num certo dia, Juninho achou uma linda concha e resolveu botar a mão no aquário para pegá-la.

Ele é legal e muito brincalhão. Todas às vezes que Juninho vai colocar a comida para os peixes, ele resolve lavar a casa dos peixes. Sua mãe falou:

_ Juninho! Cuidado para não machucar os peixes maravilhosos!

Um dia Juninho subiu no banco para olhar os seus peixes. Sua mãe viu e falou:

_ Meu filho cuidado para você não cair!

Sua mãe se aliviou quando o menino chamado Juninho, seu filho, desceu do banco.

Responda:

1)Por que Juninho subiu no banco?

2) Por que Juninho colocou a mão dentro do aquário?

3) Por que sua mãe não queria que o aquário caísse?

4)O que Juninho pegou dentro do aquário?

5) No trecho que está escrito “ peixes maravilhosos”, que ponto usamos?

6) Desenhe o Juninho pegando alguma coisa dentro do aquário.

7)Retire do texto uma frase negativa e uma frase exclamativa.

Os alunos com maior dificuldade realizaram a seguinte atividade interventiva:

PROJETO INTERVENTIVO

5º ANO – 2012

ALUNO:___________________________________________________ DATA ___/___

1) Reescreva as frases separando as palavras no lugar certo.

a) Meucab elo estáme io embaraçado.

b) Sai decasa e nãotinhamuita gente na rua.

c) Todos os diasminha irmã pedeparaque eu ajude a limpar seuquarto.

2) Copie as palavras do jeito certo:

trocano

jamano

falano

metira

arrumano

mulé

pesquisano

mulheque

corrigino

oiano

dirigino

gogando

3) O que essas frases estão dizendo?

a) Meu amigo é baodimaisdaconta sô.

b) Seu Raimundo é homifotimais.

d) Quando ocê chegánapoteria, isbarre, ispie e oice pravê se vemgado.

4) Escreva uma frase para cada situação:

a) Um menino chorando.

b) Uma casa suja.

c) Um dia de sol.

d) Hora do recreio.