sexta-feira, 20 de abril de 2012

13 a 21 de abril de 2012

   Nesta semana desenvolvemos várias atividades de reestruturação de texto com o objetivo de promover a percepção da diferença entre o modo de falar e o modo de escrever. Desta forma as crianças podem melhorar sua escrita, dando mais qualidade ao texto.


A professora pergunta a um aluno:
- Wandercleison, diga aí um verbo.
- Bicicreta.
- Não é bicicreta... É bicicleta! E bicicleta não é verbo.
Depois, perguntou ao segundo aluno:
- Helvispresli, diga aí um verbo.
- Prástico.
- Não é prástico... É plástico! E plástico não é verbo.
A professora, desesperada, perguntou ao terceiro aluno.
- Janedílson, diga aí um verbo.
- Hospedar.
- Muito bem! Hospedar realmente é um verbo!
Agora diga-me uma frase com o verbo que escolheu.
- Hospedar da bicicreta são de prástico!...

A professora pergunta a um aluno:
- Wandercleison, diga aí um verbo.
- Bicicleta.
- Bicicleta não é verbo.
Depois, perguntou ao segundo aluno:
- Helvispresli, diga aí um verbo.
- Plástico.
- Plástico não é verbo.
A professora, desesperada, perguntou ao terceiro aluno:
- Janedílson, diga aí um verbo!
- Hospedar.
- Muito bem! Hospedar realmente é um verbo!
- Agora me diga uma frase com o verbo que escolheu.
- Hospedar da bicicreta  são de prástico!...
A professora desistiu do verbo e corrigiu a fala do aluno dizendo:
_ Você quis dizer: “Os pedais da bicicleta são de plástico”.
   

Mineirinho intimado pela Receita Federal ...

Zé Miguilim comenta com sua esposa, a Bartira:
- Muié, ricibi uma intimação da Receita Federar. Caí na máia fina! Ocê acha que devo comparicê na odiênça do fiscar, de botas e carça di sirviço, pra parecê mais simpre, ou de rôpa de saí,
pra passá uma imagi de seriedade?
- Home, vou dizê a mema coisa que minha mãe me falô quando preguntei prela si divia di usá vistdu di renda ô di seda, na noite de cazár.
- E qué que foi quéla falô?
-Tanto faiz! Ele vai te "azará" di quarqué jeitu...
Mineirinho intimado pela Receita Federal ...

José Miguel comenta com sua esposa, a  Bárbara:
- Mulher, recebi uma intimação da Receita Federal.  Caí na malha fina! Você acha que devo comparecer na audiência do fiscal, de botas e calça de serviço, para parecer mais simples, ou de roupa de sair, para passar uma imagem de seriedade?
- Homem, vou dizer a mesma coisa que minha mãe me falou quando perguntei para ela se devia usar  vestido de renda ou de seda, na noite do casamento.
- E o que ela falou?
- Tanto faz! Ele vai te azarar de qualquer jeito...



A bruxa e a rampa
Era uma vez uma bruxa que foi tomar um pouco de café, mas quando ela foi para a cozinha, bem ali tinha uma escada, ela não percebeu e topou em uns dos degraus da escada.
Ela sai rolando de vários jeitos e caiu de cara no cão.
Ela viu que o nariz estava sangrando e ficou furiosa com a escada. lançou um feitiço ela em rampa percebeu que se divertido a rampa esqueceu o café e foi se divertir na rampa.
Gustavo.
A bruxa e a rampa.
Era uma vez uma bruxa que foi tomar um pouco de café.
Mas quando ela foi para a cozinha, bem ali tinha uma escada, ela não percebeu e topou em uns dos degraus da escada.
Ela saiu rolando de vários jeitos e caiu de cara no chão.
Ela viu que o nariz estava sangrando e ficou furiosa com a escada. Lançou um feitiço na escada e a transformou em rampa.
A bruxa percebeu que a rampa era divertida e se esqueceu do café.
5º B

Também fizemos ativiades interventivas para melhorar a escrita.

PROJETO INTERVENTIVO
5º ANO – 2012

ALUNO:___________________________________________________ DATA ___/___

1)      Reescreva as frases usando letra cursiva. Faça sua letra dentro da linha conforme o modelo.

No dia vinte e um de abril é o aniversário do Brasil.
                                               
Meu cabelo sempre fica bonito quando eu o lavo.
                                              
A casa de uma família sempre deve ser respeitada.
                                              
abacate, minhoca, sacola, imaginação, sabonete, pipoca
                                                
amendoim, estrangeiro, sagrado, chocolate, pingente
                                              
homenagem, talharim, cobertor, massa, sobremesa, copo
                                                 
animação, comida, recreio, fajuta, jabuti, girafa, garrafa
                                              
melado, amontoado, disciplina, novecentos, trem, conta
                                              
a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n , o, p, q, r, s, t, u
                                               
v, w, x, y, z, 1, 2, 3, 4,5 ,6 7, 8, 9, 10, 11, 12
                                             
Ruim mesmo é não terminar a tarefa e desistir agora.
                                              

PROJETO INTERVENTIVO
5º ANO – 2012

ALUNO:___________________________________________________ DATA ___/___

1)      Complete com (m) ou (n) e separe as sílabas.

Complete
Separe as sílabas
Complete
Separe as sílabas
Bo__bo___

Faze__da

Lâ___pada

Fu__do

E__xada

Ta___pa

Po__te

Zu___bido

Bo__beiro

O___bro

E__pada

La___pião

Ba__da

De__te

Nu__ca

Í__dio

Ba__deira

mu___do

Ca__to

Pe__te

Li___peza

Ju__to

Cari___bo

Fu__do

O___bro

E___bora


2)      Complete com (ch), (lh) ou (nh) e separe as sílabas.

Complete
Separe as sílabas
Complete
Separe as sílabas
A___o

Fe___adura

Fo___a

Ma____ado

Fi___o

Gafa___oto

Repo___o

Rai___a

____ama

Joe____o

____uva

Di____eiro

____inelo

Co____er

Choca___o

Ervi____a

Gali___a

U___a

Mi___oca

Abe____a

Ve___i____o

____uteira

Bata____a

Bi_____o

Agu____a

Cozi____a