quinta-feira, 26 de abril de 2012

26 de abril de 2012 Ciências: sistema respiratório. Arte: música.


Ciências
Para onde vai o ar que respiramos?

A cada minuto, cerca de 6 litros de ar entram e saem de seus pulmões. Mas o ar que entra é diferente do ar que sai. Quando entra traz gás oxigênio, quando sai, leva o gás carbônico que estava no pulmão.
O oxigênio mantém as células vivas. Ele chega até as células com a ajuda dos glóbulos vermelhos do sangue, que capturam o gás quando passam pelos pulmões.
O gás carbônico é produzido dentro da célula e é toxico, por isso precisa ser eliminado rapidamente. O sangue também leva esse gás para os pulmões que o elimina com a respiração.
A respiração acontece com a ajuda de um músculo que está abaixo do pulmão: o diafragma. Este músculo se contrai  e o tórax aumenta de tamanho dando  espaço para os pulmões se encherem de ar. Os músculos das costas e do peito também ajudam nesse movimento, movendo as costelas.
Mesmo com a saída do ar dos pulmões, ele nunca fica totalmente vazio. Quando você faz atividades físicas, o corpo precisa de mais oxigênio. Então a respiração é acelerada e o sangue circula mais depressa, com a ajuda do coração.
O sistema respiratório, além de fornecer gás oxigênio para as células, permite que você sinta cheiros dentro do nariz. Quando adoecemos e o nariz entope, a capacidade de sentir cheiros fica prejudicada.
O sistema respiratório também trabalha com a voz. Quando o ar que sai dos pulmões  passa pela laringe, faz virar duas membranas, chamadas de pregas vocais. Essas pregas vibram e formam os sons da fala. Quando a garganta inflama, essas membranas ficam sensíveis e o som da fala fica diferente. Os sons são ampliados pelo nariz e articulados pela boca permitindo a fala.
 

Música: O som.
Todo material que produz o som é chamado de fonte sonora.
Observe o percurso percorrido pelo som, até que possamos identifica-lo:
1.  Fonte sonora;
2.  Vibração;
3.  Onda sonora;
4.  Ouvido;
5.  Cérebro;
6.  Som.
As vibrações podem ser classificadas da seguinte maneira:
·     Regulares: quando produzem sons de altura definida, como é o caso dos sons musicais.
·              Irregulares: quando produzem sons de altura indefinida, como ruídos,  barulhos. De acordo com a observação da regularidade dessas ondas sonoras, o fenômeno sonoro está dividido em som e ruído. A Física estuda a distinção entre ruído e som, o mesmo não ocorrendo com a música, que não estabelece essa diferenciação, uma vez que todos os sons podem ser musicais.

O que é música?

Música é um conjunto de sons combinados, segundo padrões determinados. Esses sons podem ser reproduzidos por meio de vozes, instrumentos ou pela própria natureza.
A música está presente em todos os lugares.
Estamos cercados de sons e, ao nosso redor, uma combinação infinita de sons é produzida pelo homem e pela natureza. 
O som
Quando ouvimos, percebemos que os sons chegam aos nossos ouvidos, podendo ser um grito, um sussurro, um som familiar ou diferente.