terça-feira, 20 de março de 2012

Aula 26 - 20/3/12

História: Índios, arte, mitos e rituais de passatem.

Geografia: correção das atividades do dia 13/3.



Mitos e rituais de passagem

Fonte: http//pib.socioambiental.org


Os mitos contam como as coisas chegaram a ser o que são. Contam como as divindades, os homens, os animais e as plantas se diferenciaram.

Os rituais indígenas são uma celebração das diferenças. Em primeiro lugar, das diferenças entre os seres que habitam o cosmos. Os humanos sabem que muito do que possuem – aquilo que chamamos de cultura – não foi meramente “inventado” por eles mesmos, mas sim tomado, no tempo do mito, de outras espécies, e mesmo de inimigos há muito não vistos. Os rituais indígenas são, além disso, uma celebração das diferenças entre os próprios seres humanos, diferenças sem as quais não haveria nem troca nem cooperação. E para celebrar essas diferenças uma intensa trama de prestações – de comida e bebida, sobretudo, mas também, em certas ocasiões, de cantos e artefatos – é posta em movimento.

Os rituais de iniciação, por exemplo, consistem em fazer com que iniciantes sejam separados do convívio social, submetendo-se a uma profunda reflexão e a várias ações para, só depois poder voltar ao grupo. Mas agora, de maneira transformada.

Os rituais funerários, de sua parte, consistem em separar os vivos do morto, fazendo que os mortos retornem ao outro mundo, mundo não-humano. Entre os povos indígenas, muitas vezes e estes momentos são aproveitados para a realização da iniciação de jovens.

Arte

As formas de manipular pigmentos, plumas, fibras vegetais, argila, madeira, pedra e outros materiais conferem singularidade à produção ameríndia, diferenciando-a da arte ocidental, assim como da produção africana ou asiática. Entretanto, não se trata de uma “arte indígena”, e sim de “artes indígenas”, já que cada povo possui particularidades na sua maneira de se expressar e de conferir sentido às suas produções.


Veja também:


http://www.youtube.com/watch?v=gEYiDPr9JF0

Vídeo: TRIBO KAMAYURÁ | RITUAL DE PASSAGEM PARA A VIDA ADULTA

http://youtu.be/HA_0X2gCfLs

Vídeo: ÍNDIOS NO BRASIL - QUEM SÃO ELES?