quarta-feira, 14 de março de 2012

Aula 22 - 13/03/12

13/3/12

História: Índios

Geografia: livro atividades

História

Povos Indígenas no Brasil

Mudanças no modo de viver

Adaptação do site

http://pib.socioambiental.org


Povos Indígenas no Brasil

Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Atualmente encontramos no território brasileiro 238 povos, falantes de mais de 180 línguas diferentes.

Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 817.963 pessoas. Destas, 315.180 vivem em cidades e 502.783 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,42% da população total do país.

A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias, situadas no interior de 670 Terras Indígenas, de norte a sul do território nacional.

Falar, hoje, em povos indígenas no Brasil significa reconhecer, basicamente, seis coisas:

  • Nestas terras colonizadas por portugueses, aonde viria a se formar um país chamado Brasil, já havia populações humanas que ocupavam territórios específicos;
  • Não sabemos exatamente de onde vieram; dizemos que são "originárias" ou "nativas" porque estavam por aqui antes da ocupação europeia;
  • Certos grupos de pessoas que vivem atualmente no território brasileiro estão historicamente vinculados a esses primeiros povos;
  • Os índios que estão hoje no Brasil têm uma longa história, que começou a se diferenciar daquela da civilização ocidental ainda na chamada "pré-história"; a história "deles" voltou a se aproximar da "nossa" há cerca de, apenas, 500 anos (com a chegada dos portugueses);
  • Como todo grupo humano, os povos indígenas têm culturas que resultam da história de relações que se dão entre os próprios homens e entre estes e o meio ambiente; uma história que, no seu caso, foi (e continua sendo) drasticamente alterada pela realidade da colonização;
  • A divisão territorial em países (Brasil, Venezuela, Bolívia etc.) não coincide, necessariamente, com a ocupação indígena do espaço; em muitos casos, os povos que hoje vivem em uma região de fronteiras internacionais já ocupavam essa área antes da criação das divisões entre os países; é por isso que faz mais sentido dizer povos indígenas no Brasil do que do Brasil.

Atividades:

1) Reescreva a frase substituindo o número romano pelo número correspondente:

Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país.

2) Leia o texto a baixo e responda com atenção:

Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Atualmente encontramos no território brasileiro 238 povos, falantes de mais de 180 línguas diferentes.

a)Quantos povos indígenas desapareceram desde a chegada dos europeus?

b) Represente no QVL as quantidades de pessoas que aparecem no texto:

CLASSE DOS MILHÕES

CLASSE DOS MILHARES

CLASSE DAS UNIDADES

C

D

U

C

D

U

C

D

U

c) Quantas línguas, aproximadamente, são faladas pelos indígenas? 180 línguas.

3) Leia o texto e responda:

Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 817.963 pessoas. Destas, 315.180 vivem em cidades e 502.783 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,42% da população total do país.

a) Quantas pessoas vivem na cidade?

b) Quantas pessoas vivem nas áreas rurais?

c) Qual ambiente possui mais pessoas?

d) Calcule a diferença entre o total de pessoas que vivem na cidade e o total de pessoas que vivem nas áreas rurais.

4) Releia o texto e responda:

a) Já havia populações humanas nas terras brasileiras antes da colonização dos portugueses?

b) A divisão territorial dos países coincide com a ocupação indígena do espaço? Por quê?


Mudanças no modo de viver

O contato com a nossa sociedade certamente trouxe muitas mudanças no modo de viver dos povos indígenas. Em relação a esse assunto, é preciso ter em mente pelo menos dois pontos.

· As culturas indígenas não são estáticas. Ao contrário, elas são, como qualquer outra cultura, dinâmicas. Assim transformam-se ao longo do tempo, mesmo sem uma influência estrangeira. Por outro lado, é inegável que as mudanças decorrentes do contato com a nossa sociedade podem, muitas vezes, alcançar escalas preocupantes. Esse é o caso, por exemplo, de povos que perderam suas línguas maternas e, hoje, só falam o português.

· É preciso dizer que por trás das mudanças, cujo ritmo e natureza são diferentes em cada caso, há um aspecto fundamental: mesmo travando relações com os não-índios, os povos indígenas mantêm suas identidades e se afirmam como grupos étnicos diferenciados, portadores de tradições próprias. E isso vale também para os povos que vivem em situações de contato mais intenso.

A identidade étnica, isto é, a consciência de pertencer a uma determinada etnia, resulta de um complexo jogo entre o "tradicional" e o "novo", entre o "próprio" e o "estrangeiro", que surge sempre quando diferentes populações estão em contato. É importante levar em conta todas essas considerações antes de dizer que alguém "já não é mais índio" porque usa roupas, vai à missa, assiste televisão, opera computadores, joga futebol ou dirige um carro.

Diferentes experiências de contato

Além da diversidade que existe entre os índios por causa de suas línguas, culturas, modos de viver e pensar tão distintos, há outra que se refere às diferentes formas de contato que eles mantiveram e/ou mantêm com os não-índios: se razoavelmente pacífico ou violento, se antigo ou recente, se direto com a população regional (fazendeiros, posseiros, madeireiros, garimpeiros, pescadores etc.) ou mediado por alguma instituição, governamental ou não-governamental, laica ou religiosa.
Muitos povos foram vítimas de violência na época de seus primeiros contatos com a população não-indígena.

Modo de vida

Quando comparados à nossa sociedade, os povos indígenas apresentam características comuns. No entanto, quando vistos de perto, nota-se além das semelhanças, muitas diferenças.

Variam as culturas, as línguas, as formas de organização social e política, os rituais, os mitos, as formas de expressão artística, as habitações, as maneiras de se relacionar com o ambiente em que vivem etc.


Atividades

1) O que aconteceu com a cultura indígena após o contato com a cultura do homem não índio?

Aconteceram muitas mudanças boas e ruins, muitas guerras. Algumas tribos desapareceram.

2) Retire do texto a frase que afirma que os índios não perdem sua identidade mesmo convivendo com culturas diferentes.

Os povos indígenas mantêm suas identidades e se afirmam como grupos étnicos diferenciados, portadores de tradições próprias.

3) Um índio pode deixar de ser índio? Por quê?

Não, pois esta é a sua natureza.

4) Que tipos de comportamentos o contato com o homem não índio pode gerar nos indígenas?

Eles podem vivenciar a violência, pode ter acesso a outras culturas.

5) Todos os povos indígenas são iguais? Não.

6) O que os torna diferentes ? As culturas, artes, linguagem, hábitos, política, habitação, etc.