domingo, 4 de março de 2012

Aula 14- 01/03/12


Arte: Cores secundárias e terciárias - pintura de mandala
Ciências: Aulas 3 e 4 (antigo Ciência em Foco) - sistema circulatório

Arte

CORES SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS

As cores secundárias são a combinação das cores primárias em partes iguais.

As cores terciárias são a combinação das cores primárias em partes diferentes, ou seja, mais de uma que de outra. Desta combinação surgem os tons das cores.

Pintura da mandala.

Ciências

Como o sangue circula, por que o coração faz tum tum?

1. O sangue, dentro do corpo, está em todas as partes: na cabeça, na barriga, nos dedos das mãos e dos pés. Quase todo o sangue do corpo está no interior de tubos chamados vasos sanguíneos. Apenas uma pequena parte do sangue que circula no corpo está dentro do coração.

2. O sangue sai do coração e vai para as outras partes do corpo, em direção ao coração, por vasos chamados veias.

3. Os vasos sanguíneos têm diversos tamanhos: alguns têm a grossura de um dedo, outros são mais finos que um fio de cabelo. Nesse caso, são chamados vasos sanguíneos capilares.

4. Os vasos sanguíneos do corpo humano são tantos que, se fossem unidos uns aos outros, formariam um tubo com 100 mil km de comprimente, o que corresponde a mais de duas voltas na Terra.

5. Para chegar a todas as partes do corpo, o sangue precisa circular. O órgão que bombeia o sangue e o faz circular é o coração.

6. Dentro do coração há válvulas que forçam o sangue a circular no mesmo sentido. Se o coração parar, o corpo morre.

7. Alguns locais do corpo têm mais veias do que outros, por isso ficamos vermelhos quando corremos ou estamos com muito calor.

8. Um ser humano adulto tem cerca de 5 litros de sangue. O sangue é formado por água, várias substâncias e células diferentes. As células que dão a cor vermelha ao sangue são os glóbulos vermelhos.

9. Algumas doenças podem afetar o sistema circulatório (conjunto de veias por onde o sangue passa). O coração é um órgão vital. A alimentação rica em gordura adoece as veias, entupindo-as. Dessa forma o sangue não consegue circular e o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue. Por causa dessa força, a pressão aumenta e o coração corre o risco de parar.

10. Estresse pode causar doenças cardíacas, pois muita preocupação leva o corpo a produzir substâncias que também entopem as veias.

11. O coração é um órgão oco. Dentro dele existem 4 cavidades por onde o sangue é bombeado. As cavidades superiores são os átrios e as inferiores são os ventrículos.

12. Pelo lado direito do coração, passa o sangue que vem de todas as partes do corpo e está pobre em oxigênio, pelo lado esquerdo, passa o sangue que vem dos pulmões, rico em oxigênio.

O oxigênio é o combustível das células. Por isso é tão importante que o sangue seja reabastecido nos pulmões e empurrado pelo coração.