segunda-feira, 5 de março de 2012

Aula 17 - 06/03/12

6/3/12
História: Antigos Habitantes – 22 a 33 (livro didático)
Geografia: América – 20 – 29 (livro didático)

História
Unidade 2: Uma longa história
Antigos habitantes
Os povos indígenas existem há milhares de anos. E viviam no Brasil muito antes dos Portugueses colonizarem o país. A história desses povos antigos não está escrita como a dos povos atuais. O registro de sua existência é diferente, foi feito por meio de pinturas rupestres e peças de cerâmica, armas e outros elementos encontrados por arqueólogos em escavações por todo o Brasil.
A partir dos vestígios encontrados nos sítios arqueológicos, é possível reconstruir uma longa história. Por meio deles, encontraremos indícios dos costumes da época.
Novos habitantes
Há pouco mais de 500 anos, os portugueses começaram a chegar às terras do Brasil. Expedições marítimas foram organizadas por vários governantes dos reinos europeus para descobrir novas áreas de exploração. Numa dessas viagens a América foi descoberta, e como os portugueses chegaram ao Brasil primeiro, se apossaram de tudo e deram o nome Vera Cruz, depois de Santa Cruz e, finalmente, Brasil.
Os povos indígenas que habitavam o Brasil eram muito diferentes entre si. Falavam diversas línguas e tinham hábitos e costumes próprios. Os portugueses desconsideraram o modo de viver e a linguagem indígena e começaram a acreditar que os índios deveriam viver a maneira dos europeus. Assim começaram a ensinar o cristianismo e o português. O modo de vida dos índios não foi respeitado.
Os índios foram amigáveis no início, mas logo perceberam o grande problema que os estrangeiros provocariam em sua cultura. Enfrentamentos aconteceram, muitos índios foram mortos. O modo de vida dos europeus também trouxe uma série de doenças para as tribos e isso matou muitos nativos. Devido ao cultivo da cana de açúcar, os índios foram obrigados a trabalhar de graça para Portugal e foram feitos prisioneiros. Mas os índios não aceitaram e muitos conseguiram fugir pela mata.
A grande maioria dos povos indígenas acredita que há espíritos que povoam a Terra e o equilíbrio entre céu e terra estaria ligado à eles. O líder da aldeia, o pajé, é o responsável pelo contato com os espíritos. E nesse contato surgem muitas histórias e orientações sobre o que se deve ou não fazer na aldeia. Dessas histórias, nasceram muitos dos mitos que conhecemos hoje. Por exemplo, a lenda da mandioca.

GEOGRAFIA – 6/3/12
AMÉRICA E O BRASIL
A América é um dos seis continentes da Terra e está dividida em América do Norte, Central e do Sul. O Brasil fica na América do Sul e é o maior país deste continente. A América do Sul tem 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Cada um desses países têm paisagens e culturas diferentes. Quase todos falam espanhol, outros falam inglês, holandês e o português.
O Brasil é o maior em extensão territorial e já passou por divisões diferentes da que conhecemos hoje. Em 1534, o território era menor do que hoje e foi divido em capitanias hereditárias. Em 1822 foi dividido em províncias. Em 1889 as unidades administrativas passaram a se chamar estados. Em 1988 houve uma nova divisão de estados e manteve a configuração até os dias atuais. Existiu uma discussão quanto a divisão do Estado do Pará em outros dois: Pataxós e Carajás, mas a população decidiu que não era a favor.
O Brasil é dividido em 5 regiões, em cada região existem uma série de estados e cada estado possui vários municípios, os municípios, por sua vez, se dividem em cidades e vilarejos. O Distrito Federal não é um estado e não tem municípios e sim regiões administrativas.
Para dividir o país em regiões foram considerados vários aspectos: econômicos, naturais e culturais. Mesmo possuindo aspectos comuns, as regiões não são iguais. Se considerarmos os aspectos acima, o Brasil terá 5 regiões: Norte, Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste. Se considerarmos as características geoeconômicas, serão 3 regiões: Amazônica, Nordeste e Centro Sul.
O governo do Brasil é dividido em 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Estes poderes são exercidos por vários grupos de pessoas, eleitas pelo povo de 4 em 4 anos. Executivo: exercido pela Presidenta da República. Ela administra o país junto com os ministros. Legislativo: é formado por senadores e deputados federais, eles propõem as leis que regulamentam todas as atividades do país. Eles também votam para aprovar ou não suas propostas. Judiciário: é representado pelos juízes federais, eles julgam os casos em que a lei foi desrespeitada.
A Presidenta não decide tudo sozinha, ela tem uma grande equipe para governar consigo. É a primeira vez na história do Brasil que uma mulher assume o comando do país.
A sede do governo brasileiro está em Brasília, que nós também chamamos de Plano Piloto. A Praça dos Três Poderes é o local onde cada poder está representado: O Congresso Nacional é o lugar onde trabalham os senadores e deputados federais, compondo o poder legislativo. O Supremo Tribunal Federal é o lugar onde os juízes federais trabalham, compondo o poder legislativo. O Palácio do Planalto é o local onde a Presidenta trabalha, acompanhada dos ministros que ficam nos prédios chamados de Ministérios. Juntos compõem o poder executivo.