quarta-feira, 7 de agosto de 2013

8 de agosto de 2013. Matemática - números decimais (atividades). Português tipos de pronomes.

7-8-13
Matemática -  Mat. Números decimais- comparação e operações.
Port. Pronomes de tratamento (116 -117)
 
História do surgimento da cidade de Ceilândia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceil%C3%A2ndia
Antes da ocupação pelo homem branco, o território era habitado por índios (da tribo dos cataguá) e negros fugitivos das minas de Paracatu e de Goiás. Os primeiros registros de ocupação de origem europeia da região onde hoje se localiza a região administrativa de Ceilândia datam do século XVIII, e mostram que, como tradicionalmente ocorreu em outras regiões brasileiras, os primeiros povoamentos de origem europeia foram estimulados pela busca de metais preciosos e pela atividade agropecuária. Com a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para o atual Distrito Federal, as terras dessa região foram desapropriadas pelo Governo de Goiás, no período de 1956 a 1958, sob responsabilidade da Comissão Goiana de Cooperação para a Mudança da Capital do Brasil, tendo, por presidente, Altamiro de Moura Pacheco.
Em 1969, com apenas nove anos de fundação, Brasília já tinha 79 128 habitantes em favelas, que moravam em 14 607 barracos, para uma população de 500 mil habitantes em todo o Distrito Federal. Naquele ano, foi realizado, em Brasília, um seminário sobre problemas sociais no Distrito Federal. O favelamento foi o mais gritante. Reconhecendo a gravidade do problema e suas consequências, o governador Hélio Prates da Silveira solicitou a erradicação das favelas à Secretaria de Serviços Sociais, comandada por Otamar Lopes Cardoso. No mesmo ano, foi criado um grupo de trabalho que, mais tarde, se transformou em Comissão de Erradicação de Favelas.
Foi criada, então, a Campanha de Erradicação das Invasões, presidida pela primeira-dama, dona Vera de Almeida Silveira. Em 1971, já estavam demarcados 17 619 lotes, numa área de 20 quilômetros quadrados, que, posteriormente, foi ampliada para 231,96 quilômetros quadrados, pelo Decreto 2 842, de 10 de agosto de 1988. Os lotes ficavam ao norte de Taguatinga, nas antigas terras da Fazenda Guariroba. Os lotes eram destinados à transferência dos moradores das invasões do IAPI; das Vilas Tenório, Esperança, Bernardo Sayão e Colombo; dos morros do Querosene e do Urubu; e Curral das Éguas e Placa das Mercedes, invasões com mais de 15 mil barracos e mais de 80 mil moradores. A Novacap fez a demarcação em 97 dias, com início em 15 de outubro de 1970.
Em 27 de março de 1971, o governador Hélio Prates lançava a pedra fundamental da então cidade-satélite de Ceilândia. Às 9 horas do mesmo dia, tinha início o processo de assentamento das vinte primeiras famílias da invasão do IAPI. Ceilândia, hoje, possui cerca de 398 374 habitantes (PDAD 2010/2011), e é a região administrativa de maior população do Distrito Federal. A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Glória, cuja festa litúrgica se dá em 15 de agosto.
Atividades.
1) Quantos anos há entre o período de 1956 e 1958?
2) Em que ano Brasília tinha 79.128 habitantes?
3) Escreva os dois números de barracos e lotes existentes no texto por extenso.
4) Há quantos anos o decreto de 10 de agosto de 1988 foi criado?

5) Escreva o número  de moradores das invasões com mais de 15 mil barracos de acordo com o valor posicional de cada algarismo.  

ATIVIDADES

1) Uma volta completa em torno da linha do equador mede, aproximadamente, 40.075 km.
a) Quantas ordens tem esse número?
b) Quantas classes?
c) Qual é o algarismo que ocupa a ordem das dezenas de milhar (5ª ordem)?
d) Qual é o valor posicional do algarismo 7?
e) Escreva por extenso o tamanho da volta em torno da linha do equador.

2) Cristina está brincando com as seguintes fichas:
2
7
9
5
3




a) Usando todas as fichas, ela formou o maior número possível. Qual é esse número?
b) Escreva o nome desse número por extenso.
c) Usando essas fichas, ela pode criar um número com algarismos repetidos? Por que?
d) Qual é o menor número possível de ser formado com essas fichas? Quantas ordens e quantas classes ele tem?
3) Usando algarismos, escreva os números representados a seguir:
a) Novecentos e cinquenta e três mil, oitocentos e sessenta e dois:
b) Cem mil:
c) Seiscentos mil e um: __________

4) Escreva por extenso cada um dos seguintes números:
a) 20.002       b) 20.020      c) 20. 200   d) 22. 000
5) Faça as divisões a baixo e desenhe o resultado:
a) 6 :4             b) 9 :5              c) 13 :6           d) 34: 8         e) 36:8           f) 257:4            g)258:7


Português: Livro – 116- 117 (pronomes de tratamento)
Pronome

É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso.

Classificação dos pronomes
Os pronomes podem ser classificados em seis tipos:

Pronome pessoal: é aquele que indica as pessoas do discurso. Divide-se em retos e oblíquos.
Retos: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas.
Oblíquos: dividem-se em:
Átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes.
Tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas.

Pronome possessivo: é aquele que indica a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída.
São pronomes possessivos: meu, minha, teu, tua, seu, sua, nosso, nossa, vosso, vossa.

Pronome demonstrativo: é aquele que indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso: esse, este, essa, esta, isto, isso, aquilo, aquele.
Os pronomes demonstrativos combinam-se com as preposições de ou em, dando as formas deste, desse, disso, naquele, naquela, naquilo.

Pronome indefinido: é aquele que se refere à terceira pessoa do discurso de modo impreciso, indeterminado. É dividido em:
Variáveis: algum, alguns, nenhum, nenhuma, todo, toda, outro, outra.
Invariáveis: algo, ninguém, tudo, nada, cada, algo, quem, alguém.

Pronome interrogativo: É aquele usado na formulação de perguntas diretas ou indiretas, referindo-se á 3° pessoa do discurso. É dividido em: Variáveis: qual, quais, quanto, quanta.
Invariáveis: quem, que


1) Circule os pronomes e sublinhe os verbos das frases abaixo. Depois copie-os:

a) Eu li um livro hoje.
Pronome:
Verbo:

b) Meus avós são maravilhosos.
Pronome:
Verbo:

c) Seu apartamento é pequeno demais.
Pronome:
Verbo:

d) Todos nos esperavam ansiosos.
Pronome:
Verbo:

e) Ele é tudo o que eu sonhei.
Pronome:
Verbo:

f) Nada mais existe naquele lugar.
Pronome:
Verbo: