segunda-feira, 5 de agosto de 2013

5 de agosto de 2013 - Matemática - Introdução aos números decimais. Português - Introdução aos pronomes pessoais

Entendendo os números decimais.

O nosso Sistema de Numeração é Decimal, ou seja, é contado de 10 em 10. Quando fazemos uma divisão e seu resto não é exato, encontramos um desafio: como continuar dividindo o número até chegar ao ponto do resto não ser mais divisível? Neste momento, começamos a dividir o inteiro em várias partes: décimos, centésimos e milésimos.
Dividimos primeiro um inteiro em 10 partes iguais. Essas partes vão se chamar décimos.
Dividimos os décimo em outras dez partes, então o inteiro passa a ser formado por cem partes menores. Estas partes menores são os centésimos.
Dividimos cada centésimo em mais dez partes, então o inteiro passa a ser formado por mil partes menores. Estas partes menores são os milésimos.
Acompanhe a imagem:
Na prática:
Dividindo 3 chocolates para 2 crianças.
1
1
Cada criança recebe uma barra inteira. Usamos 2 das 3 barras que temos.
Sobrou uma barra inteira. Como dividi-la para as duas crianças?
O primeiro pensamento é: partindo ao meio.
O que isso significa?
Vamos “partir” a barra em 10 partes menores (os décimos)
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Dividindo 10 partes menores para 2 crianças, ficam 5 para cada uma.
Então podemos dizer que cada criança recebeu uma barra inteira e 5 partes menores.
O número formado é 1,5 (um inteiro e cinco décimos) e a vírgula serve para separar a parte inteira (1) da parte fracionada ou dividida (5).
Quando falamos dos números fracionados (décimos, centésimos e milésimos) também formamos um Quadro Valor de Lugar. Só que ele é o contrário do quadro dos inteiros, pois a ordem das classes muda.
Se o número é inteiro, entendemos que uma dezena é menor que uma centena, que por sua vez é menor que uma unidade de milhar, isso acontece porque o número está ficando cada vez maior: 10, 100, 1000. Quando o número começa a ser fracionado (dividido) um décimo é maior que um centésimo, que por sua vez é maior que um milésimo. Isso acontece porque o número está sendo dividido em partes cada vez menores: 0,1 (décimo) – 0,01 (centésimo) – 0,001(milésimo).

Quando agrupamos os elementos de 10 em 10, estamos utilizando a base do sistema de numeração decimal.
Grupos de 10:
Formam uma:
Que equivalem a:
Dez unidades
Dezena
10 unidades
Dez dezenas
Centena
100 unidades
Dez centenas
Unidade de milhar
1000 unidades
Dez unidades de milhar
Dezena de milhar
10.000 unidades
Dez dezenas de milhar
Centena de milhar
100.000 unidades

O nosso sistema de numeração decimal é POSICIONAL, pois cada algarismo ocupa uma posição no número e o valor que ele representa é diferente, dependendo dessa posição. Essa posição é chamada ORDEM, e as ordens são consideradas da direita para a esquerda (      )
Exemplo: Ceilândia, hoje, possui cerca de 398 374 habitantes (PDAD 2010/2011)...”  pt.wikipedia.org/wiki/Ceilândia

O número 398 374 tem seis ordens:



Podemos colocar esse número no quadro de ordens. Veja:
6ª ordem
5ª ordem
4ª ordem
3ª ordem
2ª ordem
1ª ordem
Centenas de milhar
Dezenas de milhar
Unidades de milhar
Centenas
Dezenas
Unidades
3
9
8
3
7
4

A decomposição deste número, segundo suas ordens é:
398 374 = 3 centenas de milhar + 9 dezenas de milhar + 8 unidades de milhar + 3 centenas + 7 dezenas + 4 unidades
Considerando o valor posicional de cada algarismo, temos:
300.000 + 90.000 + 8.000 + 300 + 70 + 4
Cada grupo de três ordens, sempre da direita para a esquerda, forma uma CLASSE.
398 . 374
   2ª CLASSE  1ª CLASSE
No quadro de ordens temos:
2ª classe ou classe dos milhares
1ª classe ou classe das unidades
6ª ordem
5ª ordem
4ª ordem
3ª ordem
2ª ordem
1ª ordem
Centenas de milhar
Dezenas de milhar
Unidades de milhar
Centenas
Dezenas
Unidades
3
9
8
3
7
4

A divisão em classes facilita a leitura do número ou a sua escrita por extenso:
398 374
2ª CLASSE                                1ª CLASSE
Trezentos e noventa e oito MIL
trezentos e setenta e quatro

Atividades:
1) Faça as divisões abaixo e represente os decimais usando o material de contagem.
a) 3 chocolates para 2 crianças.
b) 5 chocolates para 4 crianças.
c) 1 chocolate para 4 crianças.
d) 1 chocolate para 3 crianças.

2) Usando o quadro de Ordens, represente os números abaixo, escreva-os por extenso e decomposto.
a) 4.589            b) 65.447        c) 963.438        d) 876.142      e) 336.753


PORTUGUÊS - INTRODUÇÃO AOS PRONOMES