terça-feira, 6 de agosto de 2013

06-08-13 Geografia - Regiões (unidade 5) - História - Introdução Imigrantes

06-08-13


GEOGRAFIA – 68-81  - Unidade 5 – O Brasil e suas regiões
Atividades:

1) Leia as páginas 68 até 81 e responda as questões com atenção. Salte 4 linhas de uma questão para a outra.

a) De que maneira as regiões brasileiras expressam sua diversidade natural, econômica e cultural?

b) Quantos estados compõem o Brasil?

c) Qual é a capital do Brasil e onde ela está localizada?

d) O que significa “divisão política” expressa no mapa do Brasil?

e) Quais são as características semelhantes que formam uma região?

f) Quantas e quais são as regiões do Brasil?

g) Qual é a região em que vivemos e quais são os seus estados e capitais?

h) Observe o mapa da página 73 e escreva a legenda dos estados representados em seu caderno.

i) Quais são os tipos de redes de transportes que interligam os estados e regiões  do Brasil?

j) Observe o mapa da página 74 e  responda: em quais regiões se concentram a maior parte das rodovias e ferrovias do país?

k) Observe o mapa da página 75 e responda: em quais regiões se concentram a maior parte dos trechos navegáveis do Brasil?

l) Quais foram os principais tipos de meios de transportes utilizados no Brasil durante cerca de três séculos e meio?

m) Qual é o tipo de transporte usado em cada trecho: rodovia, ferrovia, trechos navegáveis?

n) Há quantos anos foi instalada a primeira ferrovia do país?

o) Por que motivo a construção de rodovias no Brasil tornou-se tão importante para o Governo Federal?

p) Qual é a importância das vias de transporte?

q) Quais são os principais meios de comunicação  utilizados no Brasil?

r) Qual é a importância dos meios de comunicação para o desenvolvimento do país?
s) O Brasil nem sempre teve a divisão de territórios que tem agora? Cite o nome de dois importantes personagens que contribuíram para que estas mudanças.





HISTÓRIA – 76-81
Atividades: Salte 4 linhas entre cada pergunta.



1) Como são chamadas as pessoas que deixam o seu país de origem para viverem em outro?

2) Compare a foto “A” da página 76 com a foto “3” da página 47 e escreva quais são as principais diferenças entre as condições de viagem e os motivos das mesmas.

3) Na história do Brasil sempre foi permitida a vinda de imigrantes para morar e trabalhar aqui? Por quê?

4) A partir de que época o Brasil começou a receber imigrantes?

5) Quais eram os principais motivos para que as pessoas saíssem de seus países para viverem no Brasil?

6) Quem foram os primeiros imigrantes, onde se instalaram e para fazer o quê?

7) Cite o nome de algumas  cidades brasileiras da região sul que têm origem nas colônias de imigrantes.

8) Qual era o objetivo do programa de imigração da região sul?

9) Qual era a principal mão de obra utilizada no Brasil em 1850 para a produção do café?

10) Por que os imigrantes começaram a ser contratados para tralhar nas lavouras de café?

11) Qual foi a estratégia usada pelo governo para atrair imigrantes para o Brasil naquele período?


12) Quais eram os problemas enfrentados pelos imigrantes durante a viagem para o Brasil?