terça-feira, 13 de agosto de 2013

13/08/13 História - Imigrantes (hospedaria). Geografia - Região Norte

13-8-13
Geografia  – Região Norte.
Leitura das informações do livro, texto complementar e apresentação do vídeo.
Região Norte

Estados e capitais da Região Norte
Bandeira
Sigla
Estado
Capital
AC
Acre
Rio Branco
AP
Amapá
Macapá
AM
Amazonas
Manaus
PA
Pará
Belém
RO
Rondonia
Porto Velho
RR
Roraima
Boa Vista
TO
Tocantins
Palmas

Região Norte do Brasil é a mais extensa com 3.869.637 km² e possui sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de ser a maior região territorial, nela está localizada os dois maiores estados do Brasil: Amazonas e Pará, respectivamente. Apesar de ser a maior região do Brasil, é a menos povoada. A região faz divisa ao sul com Mato grosso, Goiás e a Bolívia, ao norte faz divisa com Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa, ao leste com Maranhão Piauí e Bahia e a oeste com Peru e Colômbia. 

Relevo da Região Norte
 O relevo da Região Norte pode ser dividido em três partes:
- Planícies e Terras Baixas Amazônicas: Apesar de ser conhecido por planícies, apenas uma pequena margem do Rio Amazonas, e alguns pequenos trechos em partes elevadas, são propriamente ditas planícies. Essa parte é dividida em três subgrupos:
+ Igapós: São as partes mais baixas, constantemente inundadas pela cheia do Rio Amazonas;
+ Tesos ou terraços fluviais (Várzeas): Possuem altitudes menores que 30 metros e são inundadas pelas cheias mais fortes;
+ Terra firme: Podendo chegar a até 350m de altitude, está livre das inundações. A composição do terreno é basicamente de arenito;
- Planalto das Guianas: É uma formação de relevo constituída basicamente por terrenos cristalinos. Ele vai do Brasil até a Venezuela e as Guianas. Na fronteira desses países encontra-se a Região Serrana, onde está localizada a Serra do Imeri, Parima, Pacaraima, Acaraí e Tumucumaque. É na Região Serrana que encontramos o pico mais alto do Brasil, o Pico da Neblina, na Serra do Imeri, na Região Norte do estado do Amazonas;
- Planalto central: Fica na parte sul da região, abrangendo o estado do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Sua constituição é feita por terrenos cristalinos e sedimentos antigos, sendo mais elevado ao sul e no Tocantins; 



Clima da Região Norte
O clima da Região Norte é bastante úmido, sendo um clima equatorial. As temperaturas são elevadas durante o ano todo, com baixa amplitude térmica, com exceção de algumas localidades de Roraima e Acre onde ocorre o fenômeno La Niña, que permite que massas de ar frio vindas do oceano Atlântico entrem na região pelo Mato Grosso até chegar nesses estados, abaixando sua temperatura. Isso ocorre porque o calor da Amazônia permite que exista uma área de baixa latitude que atrai massa polar.
As chuvas na Região Norte são constantes, possuindo um período de estiagem de junho a novembro. As maiores incidência de chuvas são nas áreas do litoral do Amapá, foz do Rio Amazonas e algumas partes da Amazônia Ocidental. As chuvas de convecção ou de "hora certa" são características da região. 

Vegetação da Região Norte
É na Região Norte que está localizado o maior ecossistema do mundo: a floresta Amazônica. Podem encontrar outras características da sua vegetação: mangue no litoral e algumas faixas de cerrado.
A Amazônia equivale a mais de um terço das reservas florestais do mundo. Suas principais características são as árvores grandes e largas (espécies latifoliadas), próximas uma das outras e unidas por cipós e epífitas (vegetais que se apóiam em outros). Por causa do clima, quente e chuvoso, favorece o crescimento de plantas e a reprodução de animais durante todo o ano, fazendo com que a floresta Amazônia possua a flora mais variada do planeta.
Existem algumas variações na floresta Amazônica de acordo com o local. Próximo aos rios, onde a inundação é permanente a vegetação é mais baixa chamada de mata de igapó. Nas chamadas mata de Várzea onde a inundação não é permanente começam a surgir árvores mais altas. Sem considerar a devastação, a floresta Amazônica ocupa mais de 90% da Região Norte.
Na ilha de Marajó, a maior ilha de água fluviomarinha do mundo, e no vale do Rio Amazonas encontramos às formações rasteiras de Campos da Hileia que, nos períodos de cheias dos rios, ficam inundadas. Já em Tocantins, Rondônia e Roraima existem grandes extensões de cerrado. 

Hidrografia da Região Norte
A hidrografia da Região Norte é bastante rica, possuindo a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes. Por causa da sua grande extensão, o rio Amazonas possui três portos, um deles está localizado em Manaus, capital do Amazonas.
Na foz do rio Amazonas acontece um fenômeno natural chamado pororoca, uma onda contínua de até cinco metros formada na subida da maré. Na Região Norte ainda podemos encontrar a Bacia do Tocantins e em um dos seus rios (rio Tocantins) está instalada uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Tucuruí. 

População da Região Norte
Apesar de ser a maior região do Brasil, sua densidade demografia é de apenas 4,77 habitantes por km². Suas principais cidades são Manaus (capital do Amazonas), Belém (capital do Pará), Porto Velho (capital de Rondônia), Macapá (capital do Amapá), Rio Branco (capital do Acre), Boa Vista (capital de Roraima), Palmas (capital do Tocantins), Ananindeua, Marabá, Santarém, entre outras. A economia da região baseia-se nas atividades industriais, extrativismo mineral e vegetal, agricultura, pecuária e o turismo.
GEOGRAFIA – 82-87 -  REGIÃO NORTE
Atividades- saltar 4 linhas

1) Quantos e quais são os estados da região norte?
7 – Acre, Amapá, Amazônia, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins.

2) Faça uma lista indicando o nome de todos os estados da região norte juntamente com a sigla e a capital de cada um.
Acre (AC) – Rio Branco, Amapá (AP)- Macapá, Amazônia (AM) - Manaus, Rondônia, (RO) Porto Velho, Roraima ( RR) Boa Vista, Pará (PA) Belém, Tocantins ( TO) Palmas.
3) Qual é a área da região norte?
3.853.327 km2
4) Qual é a população desta região em 2010?
15.865.678 habitantes
5) Qual é o tipo de clima predominante?
Quente e úmido, tropical úmido.
6) Qual é o tipo de vegetação predominante?
Floresta Amazônica, vegetação litorânea, cerrado, mangue.
7) Qual é o tipo de relevo da região?
Planícies.
8) Cite duas características ambientais marcantes desta região?
Rios e florestas.
9) Cite o nome de dois produtos extraídos da floresta amazônica que são muito importantes na economia da região. Látex, minério, jaborandi, açaí, castanhas.

10) O que é agricultura de subsistência praticada pela grande maioria da população?
Cultivo do próprio alimento.
11) O que vem provocando a rápida devastação da floresta amazônica?
Atividade agropecuária, mineração, queimadas, extração ilegal de madeira da floresta.
12) Onde estão localizadas a maioria das indústrias das região norte?
Zona Franca de Manaus.
13) Quais são as principais influências culturais da região norte?
Religião ( Círio de Nazaré, Procissão de São Pedro), Indígenas ( lendas)
14) Quem foi Chico Mendes e o que ele defendia?
Foi um sindicalista que defendeu a floresta amazônica e morreu lutando por isso.
15) Cite o nome de três tradições culturais da região.
Boi-bumbá, lendas, tradições indígenas.
16) Quais são as comidas típicas da região?

Peixes, animais silvestres, pato ao tucupi, sorvete de açaí, manga, carne de paca.

HISTÓRIA - 13/8/13
 A HOSPEDARIA DOS IMIGRANTES

          Os imigrantes recém chegados ao Brasil ficavam alojados na hospedaria dos imigrantes durante o tempo necessário para conseguirem um emprego e moradia.
          A hospedaria ficava em São Paulo e recebia imigrantes de várias partes do mundo. Eles chegavam ao Brasil de navio.
          As pessoas precisavam passar por uma higienização completa para retirar parasitas: piolhos, pulgas e carrapatos. Elas também eram vacinadas para evitar doenças.
          O governo oferecia alimentação e abrigo por seis dias. Todos os dias  vagas de empregos eram anunciadas aos imigrantes. Quando se achava um emprego, o imigrante recebia um pacote de alimentos e partia.
          Ao chegar nas fazendas os imigrantes encontravam duras condições de trabalho. Eles limpavam a área retirando a mata nativa, plantavam e cultivavam os pés de café.
          Os imigrantes plantavam o próprio alimento entre os pés de café, mas tinham tanto trabalho que mal podiam produzir o próprio alimento. Assim, eram obrigados a comprar alimentos nos armazéns dos fazendeiros. Se endividavam muito e não conseguiam sair das fazendas antes de pagarem tudo.
          O sonho de uma vida melhor tinha um preço alto demais.
 "Texto produzido coletivamente"