quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31/10/12 Português: conjunção, frase, oração e período


ESCOLA CLASSE 12 DE CEILÂNDIA

CONJUNÇÃO

Significado: palavra invariável (sem masculino ou feminino, sem alteração de singular ou plural) que liga duas orações entre si, estabelecendo relação entre elas.
Exemplo:
                 Acordou e pulou da cama.
(Acordou, pulou da cama) são orações. (e) É uma conjunção.

Para entender o que significa oração, precisamos conhecer os conceitos de frase, oração e período. Estas informações são fundamentais para podermos estudar a análise sintática da frase.
 

Gramática: Conjunto de normas e regras da Língua Portuguesa.

Sintaxe: é a parte da gramática que estuda a organização das frases e a relação das palavras entre si.

Análise sintática: é estudar as funções da palavra na oração e as funções da oração no período.

FRASE: é o enunciado que apresenta sentido completo. A frase pode ser constituída por uma única palavra. Ex. Fogo!
Várias palavras, com ou sem a presença de um verbo. Ex: Que frio!
  

ORAÇÃO: é a frase que se organiza em torno de um verbo. Ex:

João chegou atrasado, por isso não entrou na sala.
         verbo                                    verbo
oração 1                                    oração  2    
PERÍODO: é o enunciado constituído por uma ou mais orações. Classifica-se em:

* simples – uma oração.
* composto – duas ou mais orações.

No exemplo acima, temos um período composto, pois este possui duas orações.

            Agora que já conhecemos o significado de oração em análise sintática, podemos compreender melhor o uso das conjunções.
            As conjunções classificam-se em dois grandes grupos:
Coordenativas  e Subordinativas.

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS: são as que associam (unem) dois termos da oração ou duas orações independentes. Cada oração tem sentido sozinha, sem precisar da outra. Podemos substituir a conjunção por um ponto final e o sentido permanece.
Ex:

A primeira oração (caiu) possui sentido completo, tem existência independente. A segunda oração dos dois exemplos (levantou-se), (não levantou-se), também tem sentido completo. Tanto é assim que podemos trocar as conjunções (e, mas) por um ponto final e o sentido de cada oração permanece:

Caiu. Levantou-se.    Caiu. Não levantou-se.


Quero que você volte já.
            
              conjunção
oração             oração
Neste caso, já não podemos usar o ponto no lugar da conjunção, pois a oração perde o sentido.
Quero. Você volte já.

Perde o sentido, pois que quer, quer alguma coisa. E a segunda oração dá a resposta à primeira.
Quem quer, quer alguma coisa. Quer o quê? Você de volta já.

Grupo de conjunções coordenativas:

e, nem, mas, todavia, porém, contudo, entretanto, no entanto, ou, ou... ou, ora...ora, quer...quer, seja... seja,  portanto, pois, porque, que.

Grupo de conjunções subordinativas:

que, como, pois, visto que, já que, uma vez que, do que, como, foi, embora, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que, ainda que, mesmo que, por mais que, por maior que, por melhor que, por pouco que, caso, contanto que, salvo se, desde que, a não ser que, conquanto, segundo, conforme, de sorte que, de modo que, de maneira que, de forma que, logo que, antes que, depois que, sempre que, desde que, até que, enquanto, para que, a fim de que, à medida que, quanto mais, ao passo que, quanto menos, quanto menor, quanto maior, quanto melhor, quanto pior.

As conjunções não exercem nenhuma função sintática, são meros conectivos entre as orações.
Exemplos de conjunções coordenativas nas orações:
a)    Tomei café e saí.
b)    Os professores trabalham muito, mas ganham pouco.
c)    Não fomos campeões, todavia exibimos um bom futebol.
d)    Você fica ou vai conosco?
e)    Ou você vai, ou você fica!
f)     Choveu bastante, portanto a colheita está garantida.
g)    Amem, que amar faz bem ao coração.
h)    Não chore, que é pior.
i)      Estude, porque é importante!
j)      Teresa ainda não chegou, pois o seu carro está na garagem.

Agora copie estas orações em seu caderno substituindo as conjunções destacadas pelo ponto final.


Exemplos de conjunções subordinativas nas orações:
a)    Quero que você volte já.
b)    Não fui à aula porque choveu.
c)    Como fiquei doente, não pude ir à aula.
d)    Minha escola sempre foi melhor que a sua.
e)    Teresa é mais inteligente do que Joana.
f)     Essa mulher fala como papagaio.
g)    Vou à aula, embora esteja chovendo.
h)    Por pior que fosse o espetáculo, o público deveria aplaudi-lo.
i)      Se não chover, irei à praia.
j)      A menos que aconteça algum imprevisto, estarei lá amanhã.
k)    Cada um colhe conforme semeia.
l)      Segundo informações do policial, o bandido continua foragido.
m)  Ela gritou tanto, que ficou rouca.
n)    Foi tamanho o susto, que ela desmaiou.
o)    Cristina me olhava de forma que me deixou encabulado.
p)    Todos chegamos exaustos, de modo que fomos cedo para a cama.
q)    Quando as férias chegarem, viajaremos.
r)     Quanto maior é a escada, maior é o tombo.
s)     É melhor sairmos, antes que a imprensa chegue.
t)      Vimos aqui para que eles ficassem sossegados.
u)    O professor trabalha a fim de que todos adquiram cultura.

 Copie as orações acima em seu caderno e classifique-as em período simples (com um verbo) ou período compostas (com dois ou mais verbos).


Fontes:

SACCONI, Luiz Antônio. Novíssima Gramática ilustrada Sacconi. São Paulo: Nova Geração, 2008.
CLÁUDIO, Maria Aparecida. Minha gramática escolar. 2ed. São Paulo: Escala Educacional, 2009.