ESCOLA CLASSE 12
DE CEILÂNDIA
CONJUNÇÃO
Significado:
palavra invariável (sem masculino ou feminino, sem alteração de singular ou
plural) que liga duas orações entre
si, estabelecendo relação entre elas.
Exemplo:
Acordou e pulou da cama.
(Acordou, pulou da cama) são orações. (e) É uma conjunção.
Para entender o que significa oração, precisamos conhecer os conceitos
de frase, oração e período. Estas
informações são fundamentais para podermos estudar a análise sintática da frase.
Gramática:
Conjunto de normas e regras da Língua Portuguesa.
Sintaxe:
é a parte da gramática que estuda a organização das frases e a relação das
palavras entre si.
Análise
sintática: é estudar as funções da palavra na oração e
as funções da oração no período.
FRASE: é o enunciado que apresenta sentido
completo. A frase pode ser constituída por uma única palavra. Ex. Fogo!
Várias palavras, com ou sem a presença
de um verbo. Ex: Que
frio!
ORAÇÃO: é a frase
que se organiza em torno de um verbo. Ex:
João chegou atrasado, por isso não entrou
na sala.
verbo verbo
oração 1 oração
2
PERÍODO: é
o enunciado constituído por uma ou mais orações. Classifica-se em:
* simples – uma oração.
* composto – duas ou mais orações.
No exemplo
acima, temos um período composto,
pois este possui duas orações.
Agora que já conhecemos o
significado de oração em
análise sintática, podemos compreender melhor o uso das conjunções.
As conjunções classificam-se em dois
grandes grupos:
Coordenativas e Subordinativas.
CONJUNÇÕES COORDENATIVAS: são as que associam (unem) dois termos da
oração ou duas orações independentes. Cada oração tem sentido sozinha, sem
precisar da outra. Podemos substituir a conjunção por um ponto final e o
sentido permanece.
Ex:
A primeira oração (caiu) possui sentido completo, tem existência
independente. A segunda oração dos dois exemplos (levantou-se), (não
levantou-se), também tem sentido completo. Tanto é assim que podemos trocar as
conjunções (e, mas) por um ponto final e o sentido de cada oração permanece:
Caiu.
Levantou-se. Caiu. Não levantou-se.
Quero que
você volte já.
conjunção
oração oração
Neste caso, já não podemos usar o ponto no lugar da conjunção,
pois a oração perde o sentido.
Quero. Você volte já.
Perde o sentido, pois que quer, quer alguma coisa. E a segunda
oração dá a resposta à primeira.
Quem quer,
quer alguma coisa. Quer o quê? Você de volta já.
Grupo de
conjunções coordenativas:
e, nem,
mas, todavia, porém, contudo, entretanto, no entanto, ou, ou... ou, ora...ora,
quer...quer, seja... seja, portanto,
pois, porque, que.
Grupo de
conjunções subordinativas:
que, como,
pois, visto que, já que, uma vez que, do que, como, foi, embora, ainda que,
mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que, ainda que, mesmo que, por mais
que, por maior que, por melhor que, por pouco que, caso, contanto que, salvo
se, desde que, a não ser que, conquanto, segundo, conforme, de sorte que, de
modo que, de maneira que, de forma que, logo que, antes que, depois que, sempre
que, desde que, até que, enquanto, para que, a fim de que, à medida que, quanto
mais, ao passo que, quanto menos, quanto menor, quanto maior, quanto melhor,
quanto pior.
As conjunções não exercem nenhuma função sintática,
são meros conectivos entre as orações.
Exemplos
de conjunções coordenativas
nas orações:
a) Tomei
café e saí.
b) Os
professores trabalham muito, mas
ganham pouco.
c) Não
fomos campeões, todavia exibimos um
bom futebol.
d) Você
fica ou vai conosco?
e) Ou você
vai, ou você fica!
f) Choveu
bastante, portanto a colheita está
garantida.
g) Amem,
que amar faz bem ao coração.
h) Não
chore, que é pior.
i) Estude,
porque é importante!
j) Teresa
ainda não chegou, pois o seu carro
está na garagem.
Agora copie estas orações em seu caderno substituindo as
conjunções destacadas pelo ponto final.
Exemplos
de conjunções subordinativas
nas orações:
a)
Quero que você volte já.
b) Não
fui à aula porque choveu.
c) Como
fiquei doente, não pude ir à aula.
d) Minha
escola sempre foi melhor que a sua.
e) Teresa
é mais inteligente do que Joana.
f) Essa
mulher fala como papagaio.
g) Vou
à aula, embora esteja chovendo.
h) Por pior que
fosse o espetáculo, o público deveria aplaudi-lo.
i) Se
não chover, irei à praia.
j) A menos que
aconteça algum imprevisto, estarei lá amanhã.
k) Cada
um colhe conforme semeia.
l) Segundo informações
do policial, o bandido continua foragido.
m) Ela
gritou tanto, que ficou rouca.
n) Foi
tamanho o susto, que ela desmaiou.
o) Cristina
me olhava de forma que me deixou
encabulado.
p) Todos
chegamos exaustos, de modo que fomos
cedo para a cama.
q) Quando
as férias chegarem, viajaremos.
r) Quanto maior é
a escada, maior é o tombo.
s) É
melhor sairmos, antes que a imprensa
chegue.
t) Vimos
aqui para que eles ficassem sossegados.
u) O
professor trabalha a fim de que
todos adquiram cultura.
Copie as orações acima em
seu caderno e classifique-as em período simples (com um verbo) ou período
compostas (com dois ou mais verbos).
Fontes:
SACCONI, Luiz Antônio. Novíssima Gramática ilustrada Sacconi. São
Paulo: Nova Geração, 2008.
CLÁUDIO, Maria Aparecida. Minha gramática
escolar. 2ed. São Paulo: Escala Educacional, 2009.