terça-feira, 6 de novembro de 2012

5/11/12 Português - Interjeição


ESCOLA CLASSE 12 DE CEILÂNDIA

INTERJEIÇÃO

Toda palavra invariável que indica EMOÇÃO ou SENTIMENTO REPENTINO é interjeição.
Exemplo:
Ah!       Puxa!      Raios!
O conjunto de duas ou mais palavras com valor de uma interjeição recebe o nome de locução interjetiva:

Cruz credo!    Puxa vida!   Deus me livre!

A interjeição oh! se usa quando há exclamação; Ó se usa quando se chama a atenção de alguém:

Oh! Que mulher linda! Ó mulher linda, vem cá!
Oh! Que mulher feia! Ó mulher feia, sai pra lá!

Exemplos de interjeições:

·       Alívio: Ah! Arre! Uf! Ufa!
·       Alegria: Oba! Olé!
·       Aclamação: Viva!
·       Aplauso: Viva! Apoiado! Bravo! Bis! Parabéns! Isso! Ótimo!
·       Apelo, pedido, chamamento: Alô! Hei! Psiu! Socorro! Ô! Ó!
·       Advertência: Alerta! Calma! Atenção! Cuidado! Devagar! Olha! Sentido!
·       Aversão: Xi! Irra! Credo!
·       Espanto, surpresa, admiração: Oh! Puxa! Xi! Ué! Ah! Quê! Opa! Credo!
·       Desejo: Tomara! Viva! Oxalá!
·       Dor: Ah! Oh! Ai! Ui!
·       Silêncio: Silêncio! Psiu!
·       Saudação: Ave! Olá! Oi! Salve! Adeus! Viva!
·       Satisfação: Boa! Oba! Upa! Puxa!
LOCUÇÕES INTERJETIVAS
Meu Deus! Pois sim! Valha-me Deus! Puxa vida! Muito bem! Ora essa! Santo Deus! Ora bolas! Sangue de Jesus tem poder!
A interjeição pode ser considerada uma frase, por emitir uma mensagem com sentido completo.
As Locuções Interjetivas e interjeições vêm sempre acompanhadas do ponto de exclamação.
 Outros exemplos:
Exemplos de frases contendo interjeições.
1.     Ah! não, minha filha, traga-me de volta os retratos. 
2.     Arre! Até que enfim chegamos.
3.     Avante! O dia está raiando. 
4.     Bis! Excelente apresentação. 
5.     Bravo! Execução maravilhosa.
6.     Calma, gente! O Brasil parece ser nosso.
7.     Caramba! Tudo aqui parece abandonado. 
8.     Cruz-credo! Que medo daquele escuro.
9.     Cuidado! Maria está chegando.
10.  Ei, amigos, venham!
11.  Epa! Tem alguém por aqui.
12.  Fora, bicho!
13.  Fora! Estou farta de você.
14.  Graças a Deus! Saí sã e salva dessa fria. 
15.  Hum, que chiqueza!
16.  Macacos me mordam! Que dia de cão.
17.  Meu Deus! Quanta chuva.
18.  Não diga! Ela parecia tão boa.
19.  Ô, venha!
20.  Oba! Feriado na terça! 
21.  Oh! Bendito aquele que cria e não copia.
22.  Oi! Tudo bem por aí?
23.  Olá! Tem alguém em casa?
24.  Parabéns! Eu sabia que você ia conseguir a vaga.
25.  Psiu! Preciso de uma ajudinha.
26.  Puxa! Que calor. 
27.  Puxa vida! Isso não acaba nunca. 
28.  Que horror! Esse desrespeito passou dos limites. 
29.  Que pouca vergonha! Essas meninas perderam a noção.
30.  Quem me dera! Um sorteiozinho na Mega e estaria feita. 
31.  Silêncio! Tem gente dormindo.
32.  Tomara! Um dia ela se vinga!
33.  Ué! Cadê sua ajuda?
34.  Ui! Dói só de pensar!
35.  Valha-me Deus! Não quero morrer agora.
36.  Xi! Azedou o leite. 
37.  , bicho!
Escreva em seu caderno quais frases possuem interjeições e quais possuem  locuções interjetivas.