segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1/10/12 Português - Produção de texto sobre o filme Thor. Leitura e interpretação de texto: O caminho da vida. Atividade com frações


Filme Thor.
Reflexões sobre as nossas escolhas.

O filme Thor nos mostra um homem com muitos defeitos morais. Ele se mostra uma pessoa arrogante, prepotente, egoísta, vaidosa, orgulhosa, ambiciosa, intolerante, exibida, agressiva e impetuosa.
Por mais que seu pai, tentasse lhe ensinar os princípios de amor e fraternidade, Thor se mostrava resistente a tais ideias e julgava seu pai como um homem ultrapassado e velho.
Thor estava destinado a ser rei, mas em função das suas atitudes morais e suas escolhas, seu pai não lhe concedeu o trono.
Em função destas escolhas equivocadas (erradas), Thor perdeu a oportunidade de continuar em seu mundo e foi banido para a Terra, para viver como um mortal, longe de tudo o que ele conhecia e amava.
Ele também perdeu o seu poder. Perdeu o contato com seus amigos.
Thor enfrentou um período muito difícil, em que teve que refletir sobre seu modo de agir. Convivendo com outras pessoas, Thor aprendeu sobre o valor da amizade, a importância do respeito mútuo e o quanto é bom praticar o bem.
Durante uma batalha, Thor agiu com o coração. Defendeu as pessoas e sacrificou a própria vida para defender os outros. Além disso, reconheceu seus erros e pediu perdão.
Após este episódio, Thor aprendeu a ser uma pessoa gentil, respeitosa, educada, fraterna, generosa, humilde, tolerante, sem perder a sua força interior.
Thor cresceu moralmente e melhorou o seu caráter, reconhecendo que ainda não estava preparado para ser um rei e que seu pai estava certo.



Texto: O caminho da vida
O CAMINHO DA VIDA
Um dia, um bezerro precisou atravessar a floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo um animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas. No dia seguinte, um cão que passava por ali usou essa trilha para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta. Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saiam, viravam à esquerda e à direita, abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praguejando, até com razão, de caminhos tão mal traçados. Mas não fizeram nada para mudar a trilha.
Esta acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se esfalfavam sob pesadas cargas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em uma, se a trilha não tivesse sido aberta por um bezerro. Muitos anos se passaram.
A estradinha tornou-se o principal acesso de um vilarejo, que depois se tornou uma grande cidade e parte desse trajeto do bezerro se transformou numa grande avenida de centro nervoso da grande metrópole. Por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a antiga trilha do bezerro, aberta por instinto.
MORAL DA HISTÓRIA
Os homens têm a tendência de seguir, como cegos, as trilhas de bezerros que habitam suas mentes e pouco se esforçam para mudar o que já está feito. Por isso, podem percorrer, às vezes, distâncias muito longas no decurso de suas vidas.
Não fique aí parado, abra você novas trilhas e explore novos conhecimentos, defina objetivos específicos para ser um vencedor, na grande batalha competitiva que é o mundo onde vivemos.
COMECE AGORA!
Deus está contigo para te guiar!
Atividade:
1) Quem abriu a trilha?
O bezerro.
2) Com que objetivo o bezerro fez a trilha? Ele pensou sobre isso?
Ele queria ir para o pasto e não pensou nisso. Ele seguiu seu instinto.
3)Descreva a trilha.
Torta, cheia de curvas, estreita, atravessava colinas, tinha obstáculos e buracos.
4) Quem mais usou a trilha?
O cachorro, o carneiro, os homens.
5) Quais foram os usos da trilha?
Trilha para o pasto, caminho para a cidade, transporte de cargas pesadas.
6) Por que ninguém mudou a trilha?
Porque as pessoas se acomodaram com o que já existiam.
7) O que você faria nesta situação?
 Resposta pessoal
8) O que você precisa mudar em sua vida para percorrer um caminho melhor?
Resposta pessoal

Matemática
1) O número 0,25 pode ser representado pela fração
(    ) 1    (     ) 1     (      )    (     ) 1
       4             2               5              8
_____________________________________________________________________________
2) Tenho 45 bolinhos para dividir entre 30 alunos. Quanto cada um receberá?
__________________________________________________________________________________
3) 16 barras de chocolate vão ser divididos igualmente entre 5 pessoas quanto cada pessoa receberá?
__________________________________________________________________________________
4)  Três chocolates para quatro crianças. Se todos comem igual, quanto cada um come?
__________________________________________________________________________________
5) Dividir 10 doces para 6 crianças. Quanto cada uma recebe?
__________________________________________________________________________________
6) Dividir 7 doces para 8 crianças. Quanto cada uma recebe?
___________________________________________________________________________________
7) A jarra estava cheia de água. Graça bebeu metade da água, e Lúcia bebeu metade do que sobrou. Quanto de água ficou na jarra?
__________________________________________________________________________________
8) Na cada de Juca cozinha-se uma xícara e meia de arroz por dia. Quanto de arroz é necessário para uma semana?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________