domingo, 21 de outubro de 2012

18/10/12 Ciências Tipos de solos brasileiros



PERFIL DO SOLO
O solo é dividido em camadas horizontais, chamadas horizontes. As características que podem ser levadas em conta para diferenciar os horizontes,  são baseados em alguns critérios como textura, cor, consistência, estrutura, atividade biológica, tipo de superfície dos agregados, etc.
Normalmente o solo possui três horizontes bem fáceis de distinguir, o horizonte O, que representa a matéria orgânica presente na superfície; o horizonte A, que representa a região em que o solo perde material para as camadas mais profundas e o horizonte B, local em que se acumulam os materiais perdidos pelo horizonte A.
Outras camadas importantes para se distinguir um perfil de solo são o horizonte C, e R, caracterizados pela rocha matriz decomposta (C) e não decomposta (R).
A cor é uma das características que mais chamam a atenção, devido às várias tonalidades de coloração existentes no perfil, permitindo uma rápida delimitação dos horizontes.
Na determinação da cor do solo existem três fatores predominantes; a matéria orgânica, que confere uma cor escura; o ferro, que confere um tom avermelhado e a quantidade de sílica (quartzo), que clareia o horizonte. Ou seja, quanto mais escuro (negro) for o solo, mais matéria orgânica ele possui; quanto mais vermelho, mais compostos de ferro ,e quanto mais claro (branco), mais quartzo terá.
A textura do solo refere-se às proporções dos grupos de grãos que formam o solo, ou seja, à proporção de argila, limo e areia. Na prática o conhecimento da textura é feito mediante a manipulação do solo húmido entre os dedos, o que dará uma ideia, pela manipulação táctil, da predominância das fracções granulométricas finas e grosseiras.
A consistência do solo é a última variável, de fácil identificação no campo e é dividida em seca, húmida, molhada e cimentada. Estas classes são expressas pelo grau de adesão ou pela resistência à deformação.