terça-feira, 16 de outubro de 2012

16/10/12 Ciências: solo


Conhecendo o Solo

A Terra é composta por três camadas básicas: a crosta terrestre ( formada de solo e rochas sólidas, sendo a superfície da Terra); o manto (formada de rochas sólidas e derretidas, está logo abaixo da superfície) e o núcleo ( camada central da terra formada por materiais sólidos e pastosos)
A temperatura no núcleo da Terra chega a mais de 6.000 °C, sendo impossível alguma forma de vida.
A superfície da Terra sofre alterações provocadas por causa da ação do clima, ou seja, pela ação das chuvas, ventos e calor. Esta ação faz com que as rochas se quebrem em pedaços cada vez menores. Esses fragmentos recebem os animais em decomposição e os vegetais. A mistura de todos estes elementos fazem com que o solo se torne fértil.

LITOSFERA (camada da Terra formada por rochas, minérios e diferentes tipos de solo)

­As rochas: são formadas pela combinação de diferentes materiais chamados minérios. Cada minério tem uma constituição diferente. A combinação destes elementos fazem com que as rochas tenham cor, textura, peso e resistências diferentes. Ex: granito e ardósia.
Os minérios: são rochas ou minerais com importância econômica. Eles podem conter elementos como ouro, prata, cobre, ferro, alumínio, etc.
O SOLO
Em algumas partes do planeta, as rochas estão coberta por uma camada de solo. O solo é formado por fragmentos das rochas e a combinação de vários elementos orgânicos em decomposição. O solo também é chamado de terra.
FORMAÇÃO DO SOLO
Como já foi dito, o solo é formado pelos fragmentos de vários compostos orgânicos, eles se transformam em partículas cada vez menores ao longo de milhares de anos em função da ação da chuva, vento, sol, seres microscópicos e pequenos animais que vivem debaixo da terra.
TIPOS DE SOLO
Arenoso: a areia é seu principal componente. Retém pouca água e as plantas são rasteiras.
Argiloso: a argila é o seu principal componente. O espaço entre os grãos é menor e isso faz com que o solo seja mais úmido. As plantas não conseguem crescer por causa do pouco ar existente no solo.
Orgânico: combina areia, argila e matéria orgânica. Ideal para a vida das plantas.