terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Aula 5 - 14/02/2012



Aula 5 – 14/2/12

Matemática: Sistema de numeração decimal – hindus, naturais

Vídeo sobre o sistema de numeração – Matemática em Foco

Português – Sinais de Pontuação.

A numeração dos hindus

x

Foram os hindus, que por volta do século V, criaram símbolos que usamos hoje:

1,2,3,4,5,6,7,8,e 9.

No entanto, quem divulgou esses símbolos foram os árabes. Daí serem conhecidos como símbolos indo-arábicos.

X

Os números naturais

X

Quando queremos contar a quantidade de pessoas, de carros, de livros, de frutas, de animais etc, empregamos os números naturais: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12...

Todo número natural tem um número que vem imediatamente depois dele. Esse número é chamado de sucessor.

Todo número natural, com exceção do zero, tem um número que vem imediatamente antes dele. Esse número é chamado de antecessor.

Os números naturais que terminam em 0, 2, 4, 6 ou 8, são chamados de números pares.Os números naturais que terminam em 1, 3, 5,7 ou 9, são chamados de números ímpares.


------------------

Português

Pontuação

?

INTERROGAÇÃO

Você quer ser meu amigo?

!

EXCLAMAÇÃO

Que dia maravilhoso!

.

PONTO FINAL

Frase afirmativa: Eu gosto de ler.

Frase negativa: Eu não sei nadar.

:

DOIS PONTOS

Hoje nós vamos estudar: português, matemática, ciências e arte.

,

VÍRGULA

Indica uma breve pausa na leitura:

Durante o recreio vou brincar com meus amigos, depois vou beber água.

_

TRAVESSÃO

Usado quando alguém vai falar:

Ele disse:

_ Deus sempre cuida de mim.

...

RETICÊNCIAS

Usado para indicar pensamento.

Eu acho que não vou para a casa do meu tio hoje...

“ ”

ASPAS

Sinalizar uma fala ou pensamento que queremos destacar:

Então ele disse: “meu pai não foi trabalhar hoje”.