terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aula 12 - 28/2/12

28/2/12

História: Índios (8 a 21): Leitura, compilação e registro coletivo.

Geografia: Rotação e translação: 14 a 19 – vídeo sobre sistema solar e montagem no caderno.

HISTÓRIA: UNIDADE 1 – Os índios

O Brasil é um país onde convivem pessoas de diferentes origens e modos de ser. Entre essas pessoas, há milhões de índios. Os ancestrais dos índios habitavam estas terras há muito tempo antes deles. Hoje a população indígena é de cerca de 480 mil e há 500 anos atrás eram mais de 6 milhões.

Os índios não formam um único povo, existem cerca de 200 povos diferentes, com costumes, cultura, arte, economia, história, jeito de viver e se relacionar com a natureza diversificados.

Por muito tempo os governantes acreditavam que os índios tinham que aprender a ser com nós, falando português e trabalhando. Hoje o pensamento é diferente, percebeu-se que é importante que os índios mantenham sua cultura e tradições, pois tudo isso faz parte da sua história.

O contato com os não índios (nós) fez com que muitas tribos mudassem alguns costumes, outros souberam mantê-las, outros não têm contato algum com os não índios.

O encontro entre a sociedade indígena e a não indígena não foi simples e nem pacífica. Para se estabelecer aqui, o homem não índio iniciou muitas guerras e disputas de terras. Isso levou a morte de muito mais índios do que homens da nossa sociedade.

Depois de muita luta foram criadas leis que protegem as terras em que os índios vivem. Isso impede que os fazendeiros invadam e desmatem as reservas. Infelizmente, essas leis só vieram depois de muitas mortes.

Os índios vivem de caça, pesca e cultivo da terra de modo sustentável. O intercâmbio com a sociedade não índia fez com que seu artesanato fosse conhecido e é uma outra fonte de renda para as aldeias. Em algumas delas foram construídas escolas que trabalham a língua nativa e o português.

Existem muito índios que aprenderam nossa língua e estão no meio acadêmico, defendendo seu povo e levando conhecimento ao nosso.

Os povos indígenas têm direito de permanecer nas terras ocupadas tradicionalmente pelos seus antepassados. Hoje várias organizações
pela garantia desse direito.

A FUNAI é o órgão responsável pela manutenção dos direitos indígenas.

Dentro da aldeia, as tarefas são divididas entre homens e mulheres. Cada povo faz a divisão de uma forma. Independente da tarefa, todos partilham do conhecimento comum. E todos se ajudam.