quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aula 9 -23/02/12


Ciências: Como crescemos? (Ciência em Foco, aula 2)

QUAL É A MENO R PARTE VIVA DO SEU CORPO?

A menor parte viva do seu corpo é tão pequena que não pode ser vista a olho nu. Para enxerga-la, é preciso usar microscópios. Essa parte é chamada célula.

As células formam todo o nosso corpo, até mesmo as unhas e os cabelos.

Todos os animais, plantas e os outros seres vivos são formados por células.

QUANTAS CÉLULAS FORMAM O SEU CORPO?

Uma pessoa adulta é formada por trilhões de células. O número de células que formam o corpo humano é maior que o número de pessoas que vivem na Terra. Mas o corpo de todas as pessoas começa com uma única célula.

Essa célula inicial divide-se e forma douas células iguais. Um dia depois, essas duas células também se dividem, formando quatro. As divisões celulares continuam durante a gravidez, até a formação de um bebê com bilhões de células.


Arte: Cores Primárias

As Cores

A cor, ou tom, é resultado da existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não haveria cores, à exceção do preto que, é exatamente a ausência de luz. O preto é resultado de algo que absorve toda a luz e não reflete, o branco resulta de algo que reflete toda a luz, logo é a existência de luz.

De modo geral, as cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias, quentes e frias.

As cores primárias assim se designam por serem puras e não derivarem da mistura de outras cores. São elas: amarelo, azul e vermelho. Através da mistura, em quantidades iguais, entre estas cores é que se torna possível a criação de outras cores. A combinação das cores primárias formam as cores secundárias e a união das três cores primárias resulta na cor preta.







Combine em seu caderno as seguintes cores primárias e descubra qual será a cor secundária:

Azul + amarelo= verde

Azul + vermelho= roxo

Amarelo +vermelho= laranja

a tu