terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Aula 4 - 13/02/12 - 5ºB



Aula 4 – 13/2/2012

Português: Conclusão do registro da produção coletiva sobre o filme “A Princesa e o Sapo”.

Matemática: Introdução dos sistemas de numeração dos egípcios/maias e romanos: texto mais as atividades.


REESCRITA DO FILME A PRINCESA E O SAPO

A Princesa e o Sapo é uma fábula que conta a história de duas pessoas que se encontram num lago e que firmam um compromisso. O sapo cumpre sua parte no acordo, mas a princesa não. O sapo vai até o castelo da princesa cobrar sua parte e o Rei faz sua filha honrar sua promessa. Então a princesa obedece ao Rei, beija o sapo e ele se transforma em um príncipe. Os dois se apaixonam se casam e vivem felizes para sempre.

O filme “A Princesa e o Sapo” conta a história de outra maneira. Duas amigas de infância, Charlot e Tiana, têm um sonho: uma quer se casar com um príncipe e a outra quer abrir um restaurante. Durante uma visita do Príncipe Navi em Nova Orleans, Charlot dá um baile de máscaras para conhecer o príncipe. Mas o verdadeiro príncipe é transformado em sapo e Charlot dança com um impostor.

Tiana encontra o sapo por acidente e atende seu pedido de um beijo e se transforma em sapa também. Os dois conhecem um jacaré que os leva a casa de uma vovó que mora no rio. Ela mostra que para quebrar o feitiço o sapo precisa do beijo de uma princesa antes da meia noite. Eles voltam ao baile, mas não conseguem que o beijo aconteça a tempo e continuam sapos.

De volta ao rio, se casam e no momento do beijo os dois se transformam em humanos. Juntos, abrem o restaurante de Tiana e vivem com muita alegria, música e amor.

Matemática:Matemática

O homem cria símbolos e regras

Para registrar quantidades, os seres humanos preferiram criar símbolos. Depois, criaram regras para lidar com esses símbolos.

Nem todos os povos usavam símbolos e regras iguais para registrar quantidades.

Vamos conhecer os símbolos que alguns povos da Antiguidade usavam.

A numeração dos egípcios

Os símbolos usados na numeração egípcia são os mais antigos que a história registra.

Estavam gravados em monumentos, de pedra ou em folhas de papiro (folha de papel feita a partir de uma planta) e foram encontrados por arqueólogos.

Os egípcios representaram os números com símbolos que lembravam objetos de sua cultura. Veja alguns desses símbolos:

|

1

10

100

1.000

10.000

100.000

1.000.000

Os egípcios escreviam os números adicionando os valores dos símbolos. Cada símbolo podia ser repetido, no máximo, nove vezes:

A numeração dos maias

A civilização maia habitava a América Central e uma parte do México.

Veja os símbolos que os maias utilizavam para escrever os seus números:

a) Para cada unidade (1) usavam o símbolo

b) Cada cinco unidades eram representadas pelo símbolo ___.

A numeração maia tinha as seguintes regras:

1ª Os (no máximo quatro) eram colocados uns ao lado dos outros.

2ª Os ___ eram colocados uns acima dos outros.

3ª Os eram colocados acima dos ___.

4ª Os valores dos símbolos eram adicionados.

••

•••

••••

___

1

2

3

4

5

10

12

A numeração dos romanos

Guerreiros e conquistadores, os romanos foram donos de um vasto império. Como lidavam com grandes quantidades, tiveram a necessidade de estabelecer uma forma mais simples de representar os números. Para isso, usaram sete símbolos:

I

V

X

L

C

D

M

1

5

10

50

100

500

1.000

Para representar um número no sistema romano de numeração, basta colocar um símbolo ao lado do outro, de acordo com as seguintes regras:

1ª Num mesmo número, os símbolos I, X, C e M podem ser repetidos até o máximo de três vezes e seus valores são adicionados.

2ª Quando dois símbolos diferentes são colocados juntos, se o símbolo de menor valor vier antes do símbolo de maior valor, o primeiro é subtraído do segundo.

3ª Quando dois símbolos diferentes são colocados juntos, se o símbolo de menor valor vier depois do símbolo de maior valor, os valores dos símbolos são adicionados.

A numeração romana foi muito usada até o século XV. A partir daí ganhou importância o sistema de numeração que utilizamos até hoje.

No entanto, ainda podemos encontrar símbolos romanos, nos mostradores de relógio, na designação de séculos, na numeração de capítulos de livros, na designação de reis e papas de mesmo nome, etc.