quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Aula 7 - 16/02/12 5ºB

16/2/12

História: Produção individual de texto partindo das informações da “minha linha do tempo” e árvore genealógica.

Texto “O que é história”.

Português: Alfabeto

O alfabeto é um conjunto de 26 letras. Elas podem ser maiúsculas ou minúsculas.

As letras maiúsculas são usadas:

1. Para escrever nomes próprios (pessoas, lugares, animais);

2. Títulos, datas comemorativas;

3. Início de frases.


Todo nome tem algo a dizer

(Juliana Andrade)

De A a Z tenho algo a dizer:

Cada nome tem seu recado.

Bom, esquisito, surpreendente,

Todos têm um significado.

x

__ngélica é uma flor,

__eatriz faz a gente feliz,

__aio é muito contente,

__avi é o amado.

x

__liana é beleza resplandecente,

__ernando é azulado,

__láucio é azulado,

__elena é tocha, luz.

x

__rineu é da paz,

__éssica é cheia de riqueza,

__arla é forte,

__eandro é homem leão.

__árcia pertence a Marte,

__ádia é esperanpça,

__to é rico e poderoso,

__edro é rocha, pedra.

x

__uerubim é um anjo, ser maravilhoso,

__aquel vem de ovelha,

__ara, uma princesa,

__obias, Deus é bom.

x

__rsola é uma pequena ursa,

__icente e vencedor,

__anda, caminhante,

__ênia é hospitaleira.

x

__uri é arco e flecha,

__eza vem de José.

E o seu nome, já pensou de onde ele vem?



Atividades:

1) Copie os nomes que aparecem na poesia em ordem alfabética com letra maiúscula. (3 linhas)

2) Escreva o alfabeto com letra cursiva maiúscula e minúscula.

A a – B b – C c – D d – E e – F f – G g – H h – I i – J j – K k – L l – M m – N n – O o –P p – Q q – R r–S s- T t – U u – V v, W w, X x –Y y – Z z


Porque estudar história

A História estuda os acontecimentos do passado da humanidade. Estudando o passado, podemos entender melhor o que acontece hoje e porque acontece.

Se as pessoas conhecerem a história da história de seu país, terão condições de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa para todos.

x

O tempo na História

Ao se falar de fato histórico é costume citar o ano em que aconteceu. Sabendo-se o ano, pode-se determinar a que século ele pertence. Todos os fatos que aconteceram entre os anos 01 a 100, por exemplo, pertencem ao século I.

Usamos então as seguintes regras:

Ø Se o ano termina em 00, basta tirar os dois zeros e saberemos o século:

Ex: ano 1500 – século XV

ano 1800 – século XVIII

Ø Se o ano não termina em 00, basta tirar os dois últimos algarismos e somar “1”.

Ex: ano 1983 – 19 + 1 =20 ou século XX

Ano 758 – 7+ 1 = 8 ou século VIII

Na contagem do tempo, os historiadores costumam empregar palavras como:

Década: período de 10 anos - Século: período de 100 anos - Milênio: período de 1000 anos

x

Os períodos da História

A História teve início com o surgimento da escrita. O período antes disso chama-se:

Ø Pré-história: A pré-história vai do aparecimento do homem , até a invenção da escrita. Esse período está dividido em três fases: (Idades da Pedra Lascada, Idade da Pedra polida e Idade dos Metais.

História: A História vai da invenção da escrita até os dias atuais. Ela também foi dividida em períodos para facilitar seu estudo. Os 5 grande períodos da História são:

· Idade Média: Vai do ano 476 d.c até 1453, com a tomada de Constantinopla pelos turcos.

· Idade Moderna: Vai de 1453 até 1789, quando teve início a Revolução Francesa.

· Idade Contemporânea: Vai de 1789 até os nossos dias.

Supere-se!

Você é capaz...