sexta-feira, 8 de março de 2013

7 e 8/3/13 - Sistema digestório. Cores Secundárias. Reestruturação de texto, correção de atividades. Sucessor e antecessor.


7/3/13
SISTEMA DIGESTÓRIO
A energia necessária para fazer atividades como estudar e brincar é fornecida pelos alimentos.
A partir do momento em que os alimentos começam a ser mastigados, eles são quebrados em pedaços cada vez menores. Formam-se partículas muito pequenas de alimento, que são absorvidas através de paredes do intestino delgado.
Essas partículas são chamadas nutrientes e são utilizadas pelas células para mantê-las vivas e funcionando.
Os nutrientes chegam ao sangue atravessando as células que formam a parede do intestino e as que formam as paredes dos vasos sanguíneos. Eles são carregados pelo sangue e, por meio do sistema circulatório, chegam a todas as células do corpo.

ÓRGÃOS DO SISTEMA DIGESTÓRIO
PROCESSO DE DIGESTÃO

BOCA
O alimento é mastigado e misturado à saliva pelos dentes e língua. A digestão do amido (farináceos) começa na boca, enquanto que a digestão de todo o resto processa-se no estômago e no intestino.
ESÔFAGO
Ao ser deglutido, o alimento passa pela faringe e esôfago chegando no estômago.
ESTÔMAGO
Inicia-se a quebra das proteínas, produzida pela ação da pepsina, uma enzima do suco gástrico.  Nesse órgão, há pouca absorção de nutrientes e de água.
INTESTINO DELGADO
A digestão dos açúcares e proteínas completa-se e ocorre a quebra das gorduras.
INTESTINO GROSSO
O organismo absorve grandes quantidades de água e de sais minerais. Formam-se as fezes, que são eliminadas pelo ânus.

DOENÇAS QUE ATACAM O SISTEMA DIGESTÓRIO

1) O que é cárie?
2) Como podemos evitar a cárie?
3) Como sabemos que o nosso dente está cariado?
4) O que é hepatite?
5) O que é ascaridíase?
6) Como podemos evitar a ascaridíase?


CORES SECUNDÁRIAS
As cores secundárias são a combinação das cores primárias em partes iguais.
Combine em seu caderno as seguintes cores:

azul+amarelo=

vermelho+azul=

amarelo+vermelho=

PRODUÇÃO DE TEXTO

No dia 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Fale sobre a mulher mais importante de sua vida, conte como ela é, o que mais gosta, em quê trabalha, os momentos especiais que você já passou com ela, enfim, abra o seu coração e faça sua homenagem.

8/03/13
Matemática
1) Usando os algarismos 2,5 e 8, e sem repeti-los, você pode escrever seis números naturais, formados por três algarismos.
a) Quais são esses números? 258, 285, 582, 528, 852,825
b) Qual é o maior desses números? 852
c) E o menor? 258
d) Qual é o sucessor do maior número que você escreveu? 853
e) Qual é o antecessor do menor número que você escreveu? 257

2) Nos quadrados abaixo estão escritos alguns números naturais.
1500
1009
1001
1040

Qual é a cor do quadrado em que está escrito?
a)   O antecessor de 1010? 1009 – verde
b)   O sucessor de 1039?1040 - azul
c)   O antecessor de 1000? 999
d)   O sucessor de 1499? 1500 - alaranjado

3) Veja na linha abaixo os números naturais escritos.

17
38
125
214
223
0
410
56
87
111
a)   Quais são os números pares?
0, 38, 56, 214, 410
b)   Quais são os números ímpares?
17, 87, 111, 125, 223
c)   Escreva os números em ordem crescente: 0, 17, 38, 56, 87, 111, 125, 214, 223, 410.

4) Usando algarismos, escreva os números correspondentes:

a) Três milhões, duzentos e cinquenta mil,   
     oitocentos e noventa e seis: 3.250.896

b) Nove milhões, oitocentos e sessenta e
     cinco mil: 9.865.000

  
REESCRITA

O cachorro encontrou a galinha e falou dona galinha o meu poste foi tirado do lugar e agora estou bravo. A galinha solidária  com o cachorro lhe disse se você quiser eu te ajudo a encontrar outro poste.
       
O cachorro encontrou a galinha e falou:
 _ Dona galinha o meu poste foi tirado do lugar e agora estou bravo.
A galinha solidária com o cachorro lhe disse:
_ Se você quiser eu te ajudo a encontrar outro poste.


Dever de casa de português:
Ler as páginas 32 e 33.
Copiar e responder no caderno os exercícios das páginas 34 e 35.