7/3/13
SISTEMA DIGESTÓRIO
A energia necessária para fazer
atividades como estudar e brincar é fornecida pelos alimentos.
A partir
do momento em que os alimentos começam a ser mastigados, eles são quebrados em
pedaços cada vez menores. Formam-se partículas muito pequenas de alimento, que
são absorvidas através de paredes do intestino delgado.
Essas
partículas são chamadas nutrientes e são utilizadas pelas células para
mantê-las vivas e funcionando.
Os
nutrientes chegam ao sangue atravessando as células que formam a parede do
intestino e as que formam as paredes dos vasos sanguíneos. Eles são carregados
pelo sangue e, por meio do sistema circulatório, chegam a todas as células do
corpo.
ÓRGÃOS DO SISTEMA
DIGESTÓRIO
|
PROCESSO DE DIGESTÃO
|
||
BOCA
|
O alimento é mastigado e misturado à
saliva pelos dentes e língua. A digestão do amido (farináceos) começa na
boca, enquanto que a digestão de todo o resto processa-se no estômago e no
intestino.
|
||
ESÔFAGO
|
Ao ser deglutido, o alimento passa pela
faringe e esôfago chegando no estômago.
|
ESTÔMAGO
|
Inicia-se a quebra das proteínas,
produzida pela ação da pepsina, uma enzima do suco gástrico. Nesse órgão, há pouca absorção de
nutrientes e de água.
|
INTESTINO DELGADO
|
A digestão dos açúcares e proteínas
completa-se e ocorre a quebra das gorduras.
|
INTESTINO GROSSO
|
O organismo absorve grandes quantidades
de água e de sais minerais. Formam-se as fezes, que são eliminadas pelo ânus.
|
DOENÇAS QUE ATACAM O SISTEMA DIGESTÓRIO
1) O que é cárie?
2) Como podemos evitar a cárie?
3) Como sabemos que o nosso dente está cariado?
4) O que é hepatite?
5) O que é ascaridíase?
6) Como podemos evitar a ascaridíase?
CORES SECUNDÁRIAS
As
cores secundárias são a combinação das cores primárias em partes iguais.
Combine
em seu caderno as seguintes cores:
azul+amarelo=
vermelho+azul=
amarelo+vermelho=
PRODUÇÃO
DE TEXTO
No dia 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher.
Fale sobre a mulher mais importante de sua vida, conte como ela é, o que mais
gosta, em quê trabalha, os momentos especiais que você já passou com ela,
enfim, abra o seu coração e faça sua homenagem.
8/03/13
Matemática
1) Usando os algarismos 2,5 e 8, e sem
repeti-los, você pode escrever seis números naturais, formados por três
algarismos.
a) Quais são esses números? 258, 285, 582, 528, 852,825
b) Qual é o maior desses números? 852
c) E o menor? 258
d) Qual é o sucessor do maior número
que você escreveu? 853
e) Qual é o antecessor do menor número
que você escreveu? 257
2) Nos quadrados abaixo estão escritos
alguns números naturais.
1500
|
1009
|
1001
|
1040
|
Qual é a cor do quadrado em que está
escrito?
a)
O antecessor de 1010? 1009 – verde
b)
O sucessor de 1039?1040 - azul
c)
O antecessor de 1000? 999
d)
O sucessor de 1499? 1500 - alaranjado
3) Veja na linha abaixo os números
naturais escritos.
17
|
38
|
125
|
214
|
223
|
0
|
410
|
56
|
87
|
111
|
a)
Quais são os números pares?
0, 38, 56, 214, 410
b)
Quais são os números ímpares?
17, 87, 111, 125,
223
c)
Escreva os números em ordem crescente:
0, 17, 38, 56, 87, 111, 125, 214, 223,
410.
4) Usando algarismos, escreva os
números correspondentes:
a) Três milhões, duzentos e cinquenta
mil,
oitocentos e noventa e seis: 3.250.896
b) Nove milhões, oitocentos e sessenta e
cinco mil: 9.865.000
REESCRITA
O
cachorro encontrou a galinha e falou dona galinha o meu poste foi tirado do
lugar e agora estou bravo. A galinha solidária
com o cachorro lhe disse se você quiser eu te ajudo a encontrar outro
poste.
O
cachorro encontrou a galinha e falou:
_ Dona galinha o meu poste foi tirado do lugar
e agora estou bravo.
A
galinha solidária com o cachorro lhe disse:
_
Se você quiser eu te ajudo a encontrar outro poste.
Dever
de casa de português:
Ler
as páginas 32 e 33.
Copiar
e responder no caderno os exercícios das páginas 34 e 35.