Correção de atividades.
Avaliação de português.
SINÔNIMO,
ANTÔNIMO, HOMÔNIMO.
Sinônimo: São palavras cujos
significados são parecidos ou equivalentes. Exemplo: alegre e feliz.
Antônimo: São palavras cujos
significados são contrários. Exemplo: alegre e triste.
Homônimos: São palavras com grafia
diferentes e com o mesmo som. O significado dependerá o contexto da frase.
Exemplo: Eu te amo. Você é meu amo. Eu vou sair na sexta.
Hoje recebi uma cesta.
Parônimo: São palavras em que a
diferença é a posição das vogais. Cumprido
(concluído) e comprido (tamanho).
Avaliação de Português 1
ESCOLA CLASSE 12 DE
CEILÂNDIA
PROFESSORA:____________________________
5° ANO ___ DATA ___/___/___
ALUNO:_____________________________________________________ N° ___
SONDAGEM DE PORTUGUÊS – 1° BIMESTRE
1) Leia o texto
atentamente e responda as questões a seguir.
O Rei Plantador de Árvores
(fábula árabe)
Um
Rei seguia pela estrada com a sua comitiva, quando viu um homem velho plantando
uma arvorezinha.
Achou
aquela atitude muito estranha, já que a árvore demoraria a crescer e, quando
pudesse dar frutos, o velho, na certa, não estaria mais lá para aproveitar.
E
então, o Rei perguntou ao velho plantador de árvores por que insistia numa
tarefa inútil. Ao que o homem respondeu:
_
Fico feliz em plantar, mesmo não sendo eu quem vai colher. Não estamos aproveitando
hoje as árvores que foram plantadas há muitos anos? Plantar é o que importa.
Não o “colher”.
O
Rei considerou sábia a atitude do homem e, comovido, entregou um saco com
muitas moedas de ouro como prêmio à sabedoria do plantador de árvores. E ele
agradeceu assim:
_
Viu só como são as coisas? Eu mal acabei de plantar e já estou colhendo frutos
valiosos...
Responda com suas palavras:
a) O
que viu o rei na estrada com sua comitiva?
|
|
|
b)
O que o rei perguntou ao velho?
|
|
|
c)
O que o velho respondeu ao rei?
|
|
|
d)
O que o rei fez ao escutar a resposta
do velho?
|
|
|
e)
Qual é a lição que podemos aprender
com esta fábula?
|
|
|
2) Escreva uma
frase de cada tipo:
a) Afirmativa
|
b) Exclamativa
|
c) Interrogativa
|
3) Leia o trecho
abaixo e use a pontuação correta.
O
Rei ficou intrigado com o homem e perguntou
O que o senhor está fazendo
O
homem, humildemente respondeu
Estou plantando árvores para o futuro
Mas esta tarefa parece inútil
Eu sei meu Rei, mas hoje estamos sob as
árvores plantadas antigamente
Você é muito sábio meu bom homem Muito
sábio
4) Leia as palavras abaixo com atenção e
preencha a tabela.
Palavra
|
Separe as sílabas
|
Encontro consonantal
|
Encontro vocálico
|
teatro
|
|
|
|
Inteligência
|
|
|
|
Perguntou
|
|
|
|
trabalhou
|
|
|
|
Arvorezinha
|
|
|
|
5) Organize as palavras abaixo de acordo com
a classificação de seus encontros vocálicos.
dia
|
minguou
|
quando
|
crua
|
Paraguai
|
aproveitando
|
averiguei
|
mamãe
|
teatro
|
DITONGO
|
TRITONGO
|
HIATO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6) Circule os
dígrafos de cada palavra abaixo e escreva-os em frente a palavra:
seguia
|
|
velho
|
|
estranha
|
|
achou
|
|
crescer
|
|
pudesse
|
|
errado
|
|
excelente
|
|
gueto
|
|
desço
|
|
7) Classifique as palavras abaixo de acordo
com o número de sílabas, marque um (x) na resposta certa:
Palavras
|
Monossílabo
|
Dissílabo
|
Trissílabo
|
Polissílabo
|
Companheiro
|
|
|
|
|
Berço
|
|
|
|
|
Mão
|
|
|
|
|
Árvore
|
|
|
|
|
8) Conversamos muito sobre alimentação saudável. Na
imagem abaixo, vemos uma situação comum nos lugares aonde o alimento natural é
produzido. Crie uma pequena história sobre o que acontece a seguir,
lembrando-se de que temos três cenas: o início, o meio e o fim e que acontece
um diálogo entre o menino e a menina. Lembre-se do que estudamos sobre a
pontuação e o uso de letra maiúscula. Use sua imaginação e fale sobre onde a
história se passa, qual é o nome dos personagens e sobre o quê eles conversam.
Título:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|