quinta-feira, 24 de maio de 2012

24/05/2012 - Ciências: Sistema Reprodutor. Arte: música Mama África


Aula de ciências
Sistema Reprodutor
O corpo humano passa por muitas transformações durante a vida. Uma das maiores mudanças está ligada ao sistema reprodutor. No corpo dos meninos as primeiras modificações são o aumento dos testículos e o aparecimento de pelos ao redor do pênis. Cerca de um ano depois, o pênis engrossa e o escroto fica rugoso e mais escuro.  Os pelos pubianos ficam mais grossos, escuros e encaracolados e espalham-se em direção ao umbigo. Surgem pelos nas axilas, peito e barba.
No corpo das meninas, a primeira modificação é o aparecimento do botão mamário, gradativamente a mama começa a se formar. Aparecem os pelos pubianos, axilas. Com o amadurecimento dos ovários e do útero, tem início o processo de menstruação.
A menstruação é o processo de descamação da mucosa que forra o útero. O sangue da menstruação sai do corpo pela vagina. Normalmente o fluxo dura de 3 a 5 dias. A primeira menstruação acontece normalmente, dois anos depois do aparecimento do botão mamário.
A puberdade faz com que as gônadas masculinas (testículos) produzirem as células reprodutoras masculinas: os espermatozóides. As gônadas femininas (ovários) produzem as células reprodutoras femininas: os óvulos. Mensalmente, a menina ovula uma vez, no caso de não haver fecundação, o útero descama e elimina a camada de sangue formada para receber o futuro bebê. Esse processo de descamação é a menstruação.
A fecundação é o encontro do espermatozóide com o óvulo dentro da tuba uterina. Uma vez fecundado, forma-se o zigoto, este zigoto se desenvolve tornando-se feto e depois bebê. A gravidez dura em torno de 9 meses. Após este período, a criança gerada nasce. O nascimento natural, chamado parto normal, ocorre com a saída do bebê pela vagina. No caso de não haver condição do nascimento natural, há o parto cesáreo, em que uma incisão é feita na barriga da mãe e a criança é retirada. A gravidez pode ser evitada com o uso de medicamentos que impedem a ovulação, com o uso de um aparelho colocado dentro do útero (DIU) e com o uso de camisinha (capa emborrachada que envolve o pênis evita que os espermatozóides entrem no útero) tanto pelo homem, quanto pela mulher.


ARTE
Mama África
Mama África
A minha mãe é mãe solteira
E tem que fazer mamadeira
Todo dia
Além de trabalhar
Como empacotadeira
Nas Casas Bahia...(REFRÃO 2x)
Mama África, tem
Tanto o que fazer
Além de cuidar neném
Além de fazer denguim
Filhinho tem que entender
Mama África vai e vem
Mas não se afasta de você...
REFRÃO 2X
Quando Mama sai de casa
Seus filhos de olodunzam
Rola o maior jazz
Mama tem calo nos pés
Mama precisa de paz...
Mama não quer brincar mais
Filhinho dá um tempo
É tanto contratempo
No ritmo de vida de mama...
REFRÃO 2X
É do Senegal
Ser negão, Senegal...
Deve ser legal
Ser negão, Senegal...(3x)
REFRÃO 2X
Mama África
A minha mãe
Mama África
A minha mãe
Mama África...
____
Atividade: Ilustre no caderno de desenho os versos da canção.
_________________
Biografia – CHICO CÉSAR
Francisco César Gonçalves (Catolé do Rocha, 26 de janeiro de 1964) é um cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro.
Nascido no município de Catolé do Rocha, interior da Paraíba, aos dezesseis anos foi para João Pessoa, onde se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, ao mesmo tempo em que participava do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda.
Pouco depois, aos 21, mudou-se para São Paulo. Trabalhando como jornalista e revisor de textos, aperfeiçoou-se em violão, multiplicou as composições e formou seu público. Sua carreira artística tem repercussão internacional. A maioria de suas canções são poesias de alto poder de encanto linguístico.
Em 1991, foi convidado para fazer uma turnê pela Alemanha, e o sucesso o animou a deixar o jornalismo para dedicar-se somente à música. Formou a banda Cuscuz Clã e passou a apresentar-se na casa noturna paulistana Blen Blen Club. Em 1995 lançou seu primeiro disco Aos Vivos e seu primeiro livro Cantáteis, cantos elegíacos de amizade (ed. Garamond).
Tomou posse na presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em Maio de 2009. Desde janeiro 2010 é Secretário de Cultura do Estado da Paraiba.
Carreira
Discografia

Ano
Título
Gravadora

2008

2006

2002

1999
MZA Music

1997
MZA Music

1996

1995


Composições para intérpretes
Ano
Música
Intérprete
Coletânea
2005
Daniela Mercury
1996