terça-feira, 22 de maio de 2012

21/05/12

Atividade de fixação: número do substantivo e correção de atividades anteriores.

Atividade
1) Coloque o artigo de acordo com o gênero:
___ cachorro, ___ aventais, ___ pincéis,
___ túnel,  ___ café, ___ funil, ___férias,
___jogo, ___ cartas, ___ mãe, __escola,
__ casamento, ___ estrada, ___ medo,
___ castigo, ___plantação, __ cabelos,
___óculos, ___montanha, ___ truque.
2) Copie as frases flexionando o gênero e fazendo as adaptações necessárias:
a) Meu cachorro está desaparecido.
X Minha cadela está desaparecida.
b) A livraria recebeu um escritor hoje.
X A livraria recebeu uma escritora hoje.
c) A casa do meu primo está alugada.
X A casa da minha prima está alugada.
3)Copie as frases flexionando o número:
a) Meu lápis está apontado.
X Meus lápis estão apontados.
b) O vírus da gripe me atacou.
X Os vírus das gripes nos atacaram.
c) Aquele ônibus atrasou.
X Aqueles ônibus atrasaram.
d) O pires já foi guardado.
X Os pires já foram guardados.
e) O caminhão passou pela vistoria.
Os caminhões passaram pelas vistorias.
f) O meu primo viajou ontem.
Os meus primos viajaram ontem.
g) A casa foi destruída pela chuva forte.
As casas foram destruídas pelas chuvas fortes.

Ditado
1. transformei
2. aconchego
3. esquenta
4. qualquer
5. conselhos
6. resfriado
7. maravilhosa
8.conversa
9. intacta
10. arruma
11. organizada
12. fantástica
13. principalmente
14. carinhosa
15. incrível
16.brinquedos
17. diferentes
18. divorciadas
19. envelhecida
20. exatamente
21. escolheu
22. chegássemos
23. solteiras
24. sabemos
25. conformam
26. despreocupada
27. dedicam
28. aproveitam
29. casadas
30. comportadas



 Pratique:

1. aconchego
2. aproveitam
3.conselhos
4. casadas
5. comportadas
6.  conformam
7. carinhosa
8. conversa
9. arruma
10. organizada
11. fantástica
12. principalmente
13. intacta
14. incrível
15. brinquedos
16. divorciada
17. envelhecida
18. exatamente
19. escolheu
20. chegássemos
21. solteiras
22. sabemos
23. fantasma
24. despreocupada
25.dedicam
26. resfriado
27. maravilhosa
28.qualquer
29. transformei
30. esquenta