terça-feira, 8 de maio de 2012

08/05/12 História e Geografia: África e formação do povo brasileiro.


História: Os Africanos.
Várias cores foram usadas para pintar o povo brasileiro: cores da África, das Américas, da Europa e da Ásia. O povo brasileiro tem a diversidade dos povos do mundo.
Devido ao processo de escravização a que os africanos e os indígenas foram submetidos, criou-se o pensamento de que os negros e os índios eram pessoas com menos direitos e menos valores.
Este pensamento, herdado do tempo da colonização, fez com que estas pessoas tivessem menos oportunidades na sociedade. Estas pessoas passaram a ser discriminadas por causa de sua etnia.
As crianças não nascem discriminando, elas aprendem a discriminar com o exemplo dos pais. O ciclo de dificuldades e poucas oportunidades na vida pode ser quebrado se cada criança matriculada na escola der valor real à sua educação.
Se sabemos que todos são iguais perante a lei e perante Deus, não devemos repetir o ciclo de discriminação que vemos os adultos praticarem. Nós podemos transformar a realidade do nosso País.
A África não é um país, é um continente muito grande, habitado por povos diferentes entre si. Durante o processo de escravização as populações de vários países do litoral africano foram trazidas acorrentadas em navios negreiros, como se estas pessoas fossem animais.
Na época em que os portugueses contornaram a África, boa parte dos povos viviam em aldeias com número pequenos de habitantes. Estas pessoas viviam da caça e da pesca e a maioria não usavam a escrita.
A ideia de escravizar pessoas nasceu como punição aos prisioneiros de guerra ou a pessoas que desrespeitavam regras.
Portugal se interessou em comprar pessoas escravizadas, pois estas pessoas eram impedidas de terem direitos e assim, trabalhavam de graça.
O negócio era muito lucrativo e os portugueses passaram a comprar e a vender escravos pela Europa e pela América. Esse negócio “lucrativo” durou 400 anos.


Geografia: A formação do povo Brasileiro.

O que nos torna brasileiros?
Viver no mesmo país, falar a mesma língua, utilizar o mesmo tipo de dinheiro, ter os mesmos direitos e deveres, ser assistidos pelas mesmas leis.
A constituição do povo brasileiro não foi pacífica, houve muitos conflitos entre portugueses, índios e africanos. A união de vários povos em um.

Origens do povo brasileiro:
Indígenas: Em 1500, viviam no Brasil entre dois e cinco mil índios, com costumes, línguas e culturas diferentes. Na cultura brasileira há diversas características aprendidas com os povos indígenas, como tomar banho todo dia, dormir em rede e consumir mandioca e milho.
Africanos: Os africanos trazidos para cá pertenciam a diferentes regiões da África e representavam vários povos. Os descendentes destes povos se chama afrodescendentes. Eles também trouxeram muitas contribuições para a nossa cultura: o samba, a capoeira, a feijoada, etc.
Imigrantes: A partir de 1820 ficou difícil trazer escravos africanos para o Brasil, devido às leis mundiais que começaram a ver a escravidão como um crime. Então foi incentivada a vinda de pessoas de outros países para cá, afim de trabalhar, mas como pessoas livres. Essas pessoas começaram a trabalhar e a ganhar dinheiro, sustentando suas famílias. Eles também trouxeram sua cultura e muito influenciaram a nossa. Vieram Europeus, Americanos e Asiáticos.