terça-feira, 15 de maio de 2012

18/05/12 História e geografia: África; Povo brasileiro


História: Os africanos.
1. Os africanos que vieram para a América.
Os navios negreiros eram usados para transportar os africanos escravizados através do oceano Atlântico. Eles viajavam em péssimas condições, sem água, comida e higiene adequada. Muitos morreram durante a travessia.
A escravidão durou mais de 350 anos no Brasil. Os africanos saiam dos portos de Guiné, Congo, Costa da Mina, Angola e Benim e chegavam pelos portos brasileiros de Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
Antes de embarcar, os africanos recebiam novos nomes. Aqui eram vendidos para os fazendeiros e trabalhavam em minas de ouro.

2. A vida dos africanos escravizados
Os africanos eram abrigados em senzalas, usavam roupas rústicas, não tinham sapatos, tinham pouca comida e água, trabalhavam em vários serviços: domésticos, carregadores, pedreiros, cozinheiros. Sofriam muito. Não eram respeitados.
3. Resistência à escravidão.
Existia muita revolta entre os africanos escravizados e por isso, durante muitos anos, eles lutaram por sua liberdade. Alguns suicidaram-se. Outros fugiram e se escondiam na mata, formando comunidades chamadas de quilombos. O mais conhecido é o Quilombo dos Palmares.
Muitas comunidades existem até hoje e tem um modo próprio de viver.

4. O fim da escravidão.
A escravidão só acabou no Brasil em 13 de maio 1888.
O fim da escravidão não garantiu uma vida digna aos africanos e seus descendentes. Estas pessoas não tiveram acesso aos recursos necessários ao seu bom desenvolvimento e muitas humilhações e privações foram encontradas no caminho.
Foram livres no papel, mas não na vida social. Muitos continuaram a viver nas fazendas por não terem para onde ir. Esta desestrutura gerou grande desigualdade na vida destas pessoas e isso se reflete até hoje.
Geografia
Onde vivem os brasileiros
A população brasileira se distribui de modos diferentes no território nacional. O principal fator que interfere neste processo é o econômico.
O Brasil  começou a ser povoado pelo litoral e depois se expandiu para o centro do país. Também no litoral iniciou-se a criação de gado.
A ocupação de áreas do interior aconteceu pela diversidade de atividades necessárias ao desenvolvimento do povo. Houve o cultivo da cana de açúcar, café, banana e etc. Algumas cidades se desenvolveram mais economicamente e  atraíram mais pessoas.

MIGRAÇÕES
Hoje a maioria dos brasileiros vive nas cidades e a população do campo diminuiu. Isso se deveu a diferença das condições de vida das duas regiões. O crescimento das indústrias e as melhores oportunidades de emprego, saúde, segurança e educação promoveram o desenvolvimento de muitas cidades.
Migração: deslocamento de pessoas de um lugar para o outro. As migrações podem ser internas (dentro do mesmo país) ou externas (em países diferentes).  O processo de migração transforma a região, pois pessoas com outras culturas trazem seus costumes para a nova região.
Migrações internas: a instalação de indústrias em algumas cidades atraíram pessoas de vários lugares.