quarta-feira, 15 de abril de 2020

Mapa textual sobre a classificação dos animais vertebrados e invertebrados

Inclusão escolar - Atividade com texto informativo e interpretação de texto


Inclusão escolar
A Inclusão Escolar significa oferecer oportunidade de estudo para todas as pessoas, sem distinção de cor, raça, classe social, ou ainda, condições físicas e psicológicas. Apesar de ser bastante amplo, o termo Inclusão Escolar é mais utilizado para se referir à inclusão das pessoas com deficiência, seja física ou mental, nos espaços escolares.
Isso porque mesmo que se tenha uma legislação vigente, a qual garante o direito ao estudo a todas as pessoas, algumas instituições ainda recusam a matrícula de crianças e jovens com deficiência. No entanto, recusar vaga ou se recusar a ensinar uma criança com necessidades educacionais especiais (NEE) é crime e cabível de processos judiciais.
Toda e qualquer instituição escolar deve, portanto, oferecer atendimento especializado para as crianças portadoras de NEE, com profissionais qualificados para realizar a Educação Especial. Inclusão Escolar é inserir os alunos com deficiência dentro do ambiente escolar, e não criar uma “escola” apenas para essas crianças com necessidades especiais, pois isso também é crime. O que deve ser feito é permitir que crianças e jovens tenham acesso ao convívio dentro das escolas, juntamente com outras crianças.
O direito ao ensino especializado para alunos com deficiência é garantido no artigo 208 da Constituição Federal Brasileira, o qual diz que cabe ao Estado oferecer atendimento educacional especializado para todas as crianças e jovens portadores de necessidades especiais, de preferência, atendidos pela rede regular de ensino. Além da Constituição, o artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, também garante o direito à escola para crianças e jovens portadoras de NEE.
A lei também garante que as escolas tenham educadores qualificados e especializados para atender corretamente essas crianças, com atividades e exercícios específicos para cada uma de suas necessidades especiais. Isso quer dizer que não basta apenas colocar o aluno especial dentro de uma sala de aula e obrigá-lo a realizar as mesmas tarefas que os outros alunos. É preciso que se tenha um pedagogo capacitado para desenvolver as atividades para o aluno especial, e trabalhar com ele o desenvolvimento de suas habilidades.
Uma escola inclusiva é aquela que contribui não só para o aprendizado dessas crianças, mas também, para a construção de um mundo melhor e mais igualitário. Além de garantir os direitos à educação, a inclusão escolar traz benefícios não só para os alunos especiais, como também para os outros alunos e educadores que dividem a mesma sala de aula.
Na escola regular, as crianças e jovens com deficiência dividem o mesmo espaço com as demais crianças, estabelecendo assim, um convívio escolar. Essa relação estabelecida entre elas faz com que as crianças com necessidades educacionais especiais se sintam acolhidas e tenham outras habilidades desenvolvidas.
 Além disso, quando uma criança com NEE está no mesmo espaço que uma outra criança, ela aprende que sua deficiência faz parte da sua vida, não é um defeito, é uma condição, ela é assim e pronto. Ter uma deficiência significa enfrentar desafios diferentes das pessoas que não vivem a mesma experiência que a sua. E esse aprendizado faz com que todos aprendam estratégias novas para lidar com suas dificuldades e limitações.
Inserir as crianças com necessidades especiais dentro das escolas é também uma forma de as inserir na sociedade, uma vez que permite a convivência com outras pessoas, na qual se pode criar diálogos e relações de trocas de experiências. Esse convívio, por mais simples que pareça, contribui para que as crianças compreendam as relações existentes na sociedade contemporânea, estando assim, mais preparada para conviver também fora da escola.
Pense um pouco... Como você faria para escrever se sua mão não funcionasse? Como iria brincar de bola se não pudesse correr? Como iria ler um texto se não pudesse enxergar? Como iria conhecer uma história se não pudesse escutar? Como iria se comunicar com as pessoas se não pudesse falar? É justo discriminar uma pessoa por ela não ser igual a você?
Pensar na deficiência como um impedimento para a vida é o mesmo que dizer que só pode ser atleta quem tem o corpo perfeito. E os para-atletas, não podem ter sucesso também? E os autistas, não podem se tornar trabalhadores também? Da mesma forma é com a pessoa com Síndrome de Down, com Deficiência Intelectual e tantas outras constituições físicas, mentais ou emocionais.
Combater o preconceito é DEVER de todos. Não deixe que uma pessoa com deficiência sofra bullying por causa da ignorância e falta de respeito das outras pessoas. Seja gentil, respeitoso, acolhedor e educado sempre.
Não tem graça nenhuma rir ou fazer piada sobre um colega por causa da sua forma de falar, andar, comportar, aprender, comunicar ou sentir. Isso é crime.
Seja sempre grato por ter sua vida e saúde e aprenda a respeitar a condição dos outros, seja ou não uma pessoa com deficiência. Você também é responsável pelo fim do bullying.
Releia o texto e responda com atenção:

1) Inclusão escolar significa:
a) (  ) Oferecer oportunidade de estudo para todas as pessoas, sem distinção de cor, raça, classe social, ou ainda, condições físicas e psicológicas.
b) (   ) Oferecer oportunidade de estudo somente para as pessoas, de uma mesma cor, raça, classe social, ou ainda, condições físicas e psicológicas.

2) A inclusão da pessoa com deficiência na escola é garantido por Lei.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

3) Uma escola pode se recusar a fazer a matrícula de um aluno com necessidades educacionais especiais.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

4) Criar uma escola apenas para alunos especiais é o mesmo que promover a inclusão.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

5) O convívio entre crianças com e sem deficiência é bom para os dois lados, já que ambas podem aprender muito sobre convivência e respeito.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

6) O aluno NEE pode fazer as mesmas atividades que os outros estudantes, mas é importante que eles também tenham atividades adaptadas às suas necessidades.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

7) Uma escola inclusiva contribui para a construção de um mundo melhor pois:
a) (   ) Separa os alunos NEE dos ditos “normais”, dando uma educação de qualidade apenas para os que podem aprender mais rápido.
b) (  ) Contribui para que todos aprendam a se respeitar e apoiar sem discriminação.


8) A inclusão escolar é um assunto polêmico pois muitas pessoas ainda têm preconceito em relação a capacidade de aprender de uma pessoa  com necessidades educacionais especiais.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

9) Ter uma deficiência é um grande desafio, mas ninguém se limita a “ser” um deficiente. Todos podem superar limitações e aprender a fazer as coisas de um outro jeito.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

10) Discriminar uma pessoa por qualquer motivo que seja é crime.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

11) O bullying é uma prática cruel e desrespeitosa, envolve atitudes como desrespeito, discriminação, ofensa, perseguição e violência.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

GABARITO: MARQUE UM (X) NA RESPOSTA CERTA DE CADA QUESTÃO

1
a (  )
b (  )
7
a (  )
b (  )
2
a (  )
b (  )
8
a (  )
b (  )
3
a (  )
b (  )
9
a (  )
b (  )
4
a (  )
b (  )
10
a (  )
b (  )
5
a (  )
b (  )
11
a (  )
b (  )
6
a (  )
b (  )




RESPONDA EM SEU CADERNO:

12) Como uma pessoa com deficiência pode praticar esportes?

13) Você conhece alguém com deficiência? Que tipo de deficiência?

14) Como evitar que uma pessoa com deficiência seja discriminada na escola?

15) Você sabe se comunicar com uma pessoa com deficiência auditiva?

16) Se você presenciar uma situação em que uma criança com deficiência é desrespeitada, o que você pode fazer?

Dia Internacional da Mulher - Atividade com texto informativo e interpretação.


DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Leitura e interpretação de texto

Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas uma data de homenagens às mulheres, mas,  diferentemente de outros dias comemorativas, ela não foi criada pelo comércio - e tem raízes históricas mais profundas e sérias.
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.
Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo - aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.
Elas começaram uma campanha dentro do movimento socialista para exigir seus direitos - as condições de trabalho delas eram ainda piores que as dos homens à época.
A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company,

quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.
No entanto, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.


As origens dos Dia Internacional da Mulher
Se fosse possível fazer uma linha do tempo dos primeiros "dias das mulheres" que surgiram no mundo, ela começaria possivelmente com a grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.
Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho - na época, as jornadas para elas poderiam chegar a 16h por dia, seis dias por semana e, não raro, incluíam também os domingos. Ali teria sido celebrado pela primeira vez o "Dia Nacional da Mulher" americano.
Em 1917, houve um marco ainda mais forte daquele que viria a ser o 8 de Março. Naquele dia, um grupo de operárias saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o pontapé inicial da Revolução Russa.
O protesto aconteceu em 23 de fevereiro pelo antigo calendário russo - 8 de março no calendário gregoriano, que os soviéticos adotariam em 1918 e é utilizado pela maioria dos países do mundo hoje.

Data foi oficializada em 1975

O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.
"Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres", pontuou Eva Blay.
"Já faz mais de cem anos que isso foi levantado e é bom a gente continuar reclamando, porque os problemas persistem. Historicamente, isso é fundamental."
 O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como a própria Rússia, onde as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, já que homens costumam presentear as mulheres com flores na ocasião.


Na China, as mulheres chegam a ter metade do dia de folga no 8 de Março, conforme é recomendado pelo governo - mas nem todas as empresas seguem essa prática.
Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres.
No Brasil, a data também é marcada por protestos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.
"Certamente, o 8 de Março é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como os da violência contra a mulher, do feminicídio, do aborto, e da própria diferença salarial", observou Blay.
Segundo ela, mesmo passadas décadas de protestos das mulheres e de celebração do 8 de Março, a evolução ainda foi muito pequena.
"Acho que o que evoluiu é que hoje a gente consegue falar sobre os problemas. Antes, se escondia isso. Tudo ficava entre quatro paredes. Antes, esses problemas eram mais aceitos, hoje não."




Releia o texto e marque apenas a resposta certa:

1) O tipo de texto apresentado é um:
a) (  ) Texto literário         
b) (  ) Texto humorístico      
c) (   ) Texto informativo

2) O título da reportagem fala sobre:
a) (  ) Homenagem à mulher      
b) (  ) História do dia da mulher 

3) Quem escolheu o dia 8 de março para ser o dia da mulher foi:
a) (  ) Comércio 
b) (   ) Presidente da República 
c) (  ) ONU

4) O ano em que o dia da mulher foi oficializado é:
a) (  ) 1975           
b) (  ) 1911            
c) (  ) 1909           
d) (   ) 2000

5) Hoje a data é mais lembrada como:
a) (  ) Um dia para reivindicar igualdade de gênero.
b) (  ) Um dia para dar e ganhar presentes.
c) (  ) Um dia em que as mulheres estarão de folga em seus empregos.

6) O primeiro dia da mulher ocorreu em:
a) (  ) 8 de março de 1975
b) (  ) 26 de fevereiro de 1909
c) (  ) 23 de fevereiro de 1917
d) (  ) 25 de março de 1911

7) A campanha realizada pelas trabalhadoras que terminaram morrendo no incêndio da fábrica era sobre:
a) (  ) Pedido para construção de creches para seus filhos.
b) (  ) Exigir seus direitos e melhores condições de trabalho.
c) (  ) Exigir que o Bolsa Família fosse ampliado.

8) Em 1917, as mulheres foram às ruas protestar contra:
a) (  ) A corrupção do governo.
b) (  ) O aumento do gás
c) (  ) A fome e a 1ª Guerra Mundial

9) As mulheres  lutaram por melhores condições de trabalho durante muito tempo. Antigamente a jornada de trabalho era assim:
a) (  ) 16h por dia, seis dias por semana e, não raro, incluíam também os domingos.
b) (  ) 10 h por dia, 5 dias por semana e aos sábados.
c) (  ) 12 h por dia, 6 dias por semana e folga aos domingos.
d) (  ) 8 h por dia, 5 dias por semana e folga no final de semana.

10) O termo “desigualdade de gênero” significa:
a) (  ) Homens e mulheres não têm direitos iguais.
b) (  ) Mulheres têm mais direitos que os homens.
c) (  ) Homens e mulheres são iguais perante a Lei.
d) (  ) Homens e mulheres são diferentes.

11) O dia da mulher é feriado no seguinte país:
a) (  ) China
b) (  ) Brasil
c) (  ) Rússia

12) As mulheres sofrem discriminação de gênero e estão sujeitas a vários tipos de violência, entre elas, o feminicídio.
a) (  ) Correto.                 b) (  ) Incorreto

13) As mulheres ganham metade do dia de folga no dia da mulher no seguinte País:
a) (  ) Brasil         
b) (  ) Rússia     
c) (  ) China        
d) (  ) Estados Unidos

14) O que mudou no decorrer da história, quanto ao significado do dia da mulher foi:
a) (  ) Hoje as mulheres ganham mais presentes que antes.
b) (  ) Hoje as mulheres passeiam e gastam mais dinheiro do que antes.
c) (  ) Hoje as mulheres denunciam as situações de violência e desigualdade.
d) (  ) Hoje as mulheres são mais tímidas.

15) Frases como “lugar de mulher é no fogão” demonstram:
a) (  ) Preconceito
b) (  ) Respeito
c) (  ) Amor
d) (  ) Justiça