Inclusão
escolar
A Inclusão Escolar
significa oferecer oportunidade de estudo para todas as pessoas, sem distinção
de cor, raça, classe social, ou ainda, condições físicas e psicológicas. Apesar
de ser bastante amplo, o termo Inclusão Escolar é mais utilizado para se
referir à inclusão das pessoas com deficiência, seja física ou mental, nos
espaços escolares.
Isso porque mesmo que se tenha uma legislação
vigente, a qual garante o direito ao estudo a todas as pessoas, algumas
instituições ainda recusam a matrícula de crianças e jovens com deficiência. No
entanto, recusar vaga ou se recusar a ensinar uma criança com necessidades
educacionais especiais (NEE) é crime e cabível de processos judiciais.
Toda e qualquer instituição escolar deve,
portanto, oferecer atendimento especializado para as crianças portadoras de
NEE, com profissionais qualificados para realizar a Educação Especial. Inclusão
Escolar é inserir os alunos com deficiência dentro do ambiente escolar, e não
criar uma “escola” apenas para essas crianças com necessidades especiais, pois
isso também é crime. O que deve ser feito é permitir que crianças e jovens
tenham acesso ao convívio dentro das escolas, juntamente com outras crianças.
O direito ao ensino especializado para alunos
com deficiência é garantido no artigo 208 da Constituição Federal Brasileira, o
qual diz que cabe ao Estado oferecer atendimento educacional especializado para
todas as crianças e jovens portadores de necessidades especiais, de
preferência, atendidos pela rede regular de ensino. Além da Constituição, o
artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, também garante o
direito à escola para crianças e jovens portadoras de NEE.
A lei também garante que as escolas tenham
educadores qualificados e especializados para atender corretamente essas
crianças, com atividades e exercícios específicos para cada uma de suas
necessidades especiais. Isso quer dizer que não basta apenas colocar o aluno
especial dentro de uma sala de aula e obrigá-lo a realizar as mesmas tarefas
que os outros alunos. É preciso que se tenha um pedagogo capacitado para
desenvolver as atividades para o aluno especial, e trabalhar com ele o
desenvolvimento de suas habilidades.
Uma escola inclusiva é aquela que contribui
não só para o aprendizado dessas crianças, mas também, para a construção de um
mundo melhor e mais igualitário. Além de garantir os direitos à educação, a
inclusão escolar traz benefícios não só para os alunos especiais, como também
para os outros alunos e educadores que dividem a mesma sala de aula.
Na escola regular, as crianças e jovens com
deficiência dividem o mesmo espaço com as demais crianças, estabelecendo assim,
um convívio escolar. Essa relação estabelecida entre elas faz com que as
crianças com necessidades educacionais especiais se sintam acolhidas e tenham
outras habilidades desenvolvidas.
Além
disso, quando uma criança com NEE está no mesmo espaço que uma outra criança,
ela aprende que sua deficiência faz parte da sua vida, não é um defeito, é uma
condição, ela é assim e pronto. Ter uma deficiência significa enfrentar
desafios diferentes das pessoas que não vivem a mesma experiência que a sua. E
esse aprendizado faz com que todos aprendam estratégias novas para lidar com
suas dificuldades e limitações.
Inserir as crianças com
necessidades especiais dentro das escolas é também uma forma de as inserir na
sociedade, uma vez que permite a convivência com outras pessoas, na qual se
pode criar diálogos e relações de trocas de experiências. Esse convívio, por
mais simples que pareça, contribui para que as crianças compreendam as relações
existentes na sociedade contemporânea, estando assim, mais preparada para
conviver também fora da escola.
Pense um pouco... Como você
faria para escrever se sua mão não funcionasse? Como iria brincar de bola se
não pudesse correr? Como iria ler um texto se não pudesse enxergar? Como iria
conhecer uma história se não pudesse escutar? Como iria se comunicar com as
pessoas se não pudesse falar? É justo discriminar uma pessoa por ela não ser
igual a você?
Pensar na deficiência como
um impedimento para a vida é o mesmo que dizer que só pode ser atleta quem tem
o corpo perfeito. E os para-atletas, não podem ter sucesso também? E os
autistas, não podem se tornar trabalhadores também? Da mesma forma é com a
pessoa com Síndrome de Down, com Deficiência Intelectual e tantas outras
constituições físicas, mentais ou emocionais.
Combater o preconceito é
DEVER de todos. Não deixe que uma pessoa com deficiência sofra bullying por
causa da ignorância e falta de respeito das outras pessoas. Seja gentil,
respeitoso, acolhedor e educado sempre.
Não tem graça nenhuma rir ou
fazer piada sobre um colega por causa da sua forma de falar, andar, comportar,
aprender, comunicar ou sentir. Isso é crime.
Seja sempre grato por ter
sua vida e saúde e aprenda a respeitar a condição dos outros, seja ou não uma
pessoa com deficiência. Você também é responsável pelo fim do bullying.
Releia o texto e responda com atenção:
1) Inclusão
escolar significa:
a) ( ) Oferecer oportunidade de estudo para todas as pessoas, sem distinção de
cor, raça, classe social, ou ainda, condições físicas e psicológicas.
b) ( ) Oferecer oportunidade de estudo somente
para as pessoas, de uma mesma cor, raça, classe social, ou ainda, condições
físicas e psicológicas.
2) A inclusão da
pessoa com deficiência na escola é garantido por Lei.
a) ( ) Correto
b) ( ) Incorreto
3) Uma escola pode
se recusar a fazer a matrícula de um aluno com necessidades educacionais
especiais.
a) ( ) Correto
b) ( ) Incorreto
4) Criar uma
escola apenas para alunos especiais é o mesmo que promover a inclusão.
a) ( ) Correto
b) ( ) Incorreto
5) O convívio
entre crianças com e sem deficiência é bom para os dois lados, já que ambas
podem aprender muito sobre convivência e respeito.
a) ( ) Correto
b) ( ) Incorreto
6) O aluno NEE
pode fazer as mesmas atividades que os outros estudantes, mas é importante que
eles também tenham atividades adaptadas às suas necessidades.
a) ( ) Correto
b) ( ) Incorreto
7) Uma escola
inclusiva contribui para a construção de um mundo melhor pois:
a) ( ) Separa os alunos NEE dos ditos “normais”,
dando uma educação de qualidade apenas para os que podem aprender mais rápido.
b) ( ) Contribui para que todos aprendam a se
respeitar e apoiar sem discriminação.
8) A inclusão
escolar é um assunto polêmico pois muitas pessoas ainda têm preconceito em
relação a capacidade de aprender de uma pessoa
com necessidades educacionais especiais.
a) ( ) Correto
b) ( ) Incorreto
9) Ter uma
deficiência é um grande desafio, mas ninguém se limita a “ser” um deficiente.
Todos podem superar limitações e aprender a fazer as coisas de um outro jeito.
a) ( ) Correto
b) ( ) Incorreto
10) Discriminar
uma pessoa por qualquer motivo que seja é crime.
a) ( ) Correto
b) ( ) Incorreto
11) O bullying é
uma prática cruel e desrespeitosa, envolve atitudes como desrespeito,
discriminação, ofensa, perseguição e violência.
a) ( ) Correto
b) ( ) Incorreto
GABARITO: MARQUE
UM (X) NA RESPOSTA CERTA DE CADA QUESTÃO
1
|
a ( )
|
b ( )
|
7
|
a ( )
|
b ( )
|
2
|
a ( )
|
b ( )
|
8
|
a ( )
|
b ( )
|
3
|
a ( )
|
b ( )
|
9
|
a ( )
|
b ( )
|
4
|
a ( )
|
b ( )
|
10
|
a ( )
|
b ( )
|
5
|
a ( )
|
b ( )
|
11
|
a ( )
|
b ( )
|
6
|
a ( )
|
b ( )
|
|
|
|
RESPONDA EM SEU
CADERNO:
12) Como uma
pessoa com deficiência pode praticar esportes?
13) Você conhece
alguém com deficiência? Que tipo de deficiência?
14) Como evitar
que uma pessoa com deficiência seja discriminada na escola?
15) Você sabe se comunicar
com uma pessoa com deficiência auditiva?
16) Se você
presenciar uma situação em que uma criança com deficiência é desrespeitada, o
que você pode fazer?