quarta-feira, 15 de abril de 2020

Inclusão escolar - Atividade com texto informativo e interpretação de texto


Inclusão escolar
A Inclusão Escolar significa oferecer oportunidade de estudo para todas as pessoas, sem distinção de cor, raça, classe social, ou ainda, condições físicas e psicológicas. Apesar de ser bastante amplo, o termo Inclusão Escolar é mais utilizado para se referir à inclusão das pessoas com deficiência, seja física ou mental, nos espaços escolares.
Isso porque mesmo que se tenha uma legislação vigente, a qual garante o direito ao estudo a todas as pessoas, algumas instituições ainda recusam a matrícula de crianças e jovens com deficiência. No entanto, recusar vaga ou se recusar a ensinar uma criança com necessidades educacionais especiais (NEE) é crime e cabível de processos judiciais.
Toda e qualquer instituição escolar deve, portanto, oferecer atendimento especializado para as crianças portadoras de NEE, com profissionais qualificados para realizar a Educação Especial. Inclusão Escolar é inserir os alunos com deficiência dentro do ambiente escolar, e não criar uma “escola” apenas para essas crianças com necessidades especiais, pois isso também é crime. O que deve ser feito é permitir que crianças e jovens tenham acesso ao convívio dentro das escolas, juntamente com outras crianças.
O direito ao ensino especializado para alunos com deficiência é garantido no artigo 208 da Constituição Federal Brasileira, o qual diz que cabe ao Estado oferecer atendimento educacional especializado para todas as crianças e jovens portadores de necessidades especiais, de preferência, atendidos pela rede regular de ensino. Além da Constituição, o artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, também garante o direito à escola para crianças e jovens portadoras de NEE.
A lei também garante que as escolas tenham educadores qualificados e especializados para atender corretamente essas crianças, com atividades e exercícios específicos para cada uma de suas necessidades especiais. Isso quer dizer que não basta apenas colocar o aluno especial dentro de uma sala de aula e obrigá-lo a realizar as mesmas tarefas que os outros alunos. É preciso que se tenha um pedagogo capacitado para desenvolver as atividades para o aluno especial, e trabalhar com ele o desenvolvimento de suas habilidades.
Uma escola inclusiva é aquela que contribui não só para o aprendizado dessas crianças, mas também, para a construção de um mundo melhor e mais igualitário. Além de garantir os direitos à educação, a inclusão escolar traz benefícios não só para os alunos especiais, como também para os outros alunos e educadores que dividem a mesma sala de aula.
Na escola regular, as crianças e jovens com deficiência dividem o mesmo espaço com as demais crianças, estabelecendo assim, um convívio escolar. Essa relação estabelecida entre elas faz com que as crianças com necessidades educacionais especiais se sintam acolhidas e tenham outras habilidades desenvolvidas.
 Além disso, quando uma criança com NEE está no mesmo espaço que uma outra criança, ela aprende que sua deficiência faz parte da sua vida, não é um defeito, é uma condição, ela é assim e pronto. Ter uma deficiência significa enfrentar desafios diferentes das pessoas que não vivem a mesma experiência que a sua. E esse aprendizado faz com que todos aprendam estratégias novas para lidar com suas dificuldades e limitações.
Inserir as crianças com necessidades especiais dentro das escolas é também uma forma de as inserir na sociedade, uma vez que permite a convivência com outras pessoas, na qual se pode criar diálogos e relações de trocas de experiências. Esse convívio, por mais simples que pareça, contribui para que as crianças compreendam as relações existentes na sociedade contemporânea, estando assim, mais preparada para conviver também fora da escola.
Pense um pouco... Como você faria para escrever se sua mão não funcionasse? Como iria brincar de bola se não pudesse correr? Como iria ler um texto se não pudesse enxergar? Como iria conhecer uma história se não pudesse escutar? Como iria se comunicar com as pessoas se não pudesse falar? É justo discriminar uma pessoa por ela não ser igual a você?
Pensar na deficiência como um impedimento para a vida é o mesmo que dizer que só pode ser atleta quem tem o corpo perfeito. E os para-atletas, não podem ter sucesso também? E os autistas, não podem se tornar trabalhadores também? Da mesma forma é com a pessoa com Síndrome de Down, com Deficiência Intelectual e tantas outras constituições físicas, mentais ou emocionais.
Combater o preconceito é DEVER de todos. Não deixe que uma pessoa com deficiência sofra bullying por causa da ignorância e falta de respeito das outras pessoas. Seja gentil, respeitoso, acolhedor e educado sempre.
Não tem graça nenhuma rir ou fazer piada sobre um colega por causa da sua forma de falar, andar, comportar, aprender, comunicar ou sentir. Isso é crime.
Seja sempre grato por ter sua vida e saúde e aprenda a respeitar a condição dos outros, seja ou não uma pessoa com deficiência. Você também é responsável pelo fim do bullying.
Releia o texto e responda com atenção:

1) Inclusão escolar significa:
a) (  ) Oferecer oportunidade de estudo para todas as pessoas, sem distinção de cor, raça, classe social, ou ainda, condições físicas e psicológicas.
b) (   ) Oferecer oportunidade de estudo somente para as pessoas, de uma mesma cor, raça, classe social, ou ainda, condições físicas e psicológicas.

2) A inclusão da pessoa com deficiência na escola é garantido por Lei.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

3) Uma escola pode se recusar a fazer a matrícula de um aluno com necessidades educacionais especiais.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

4) Criar uma escola apenas para alunos especiais é o mesmo que promover a inclusão.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

5) O convívio entre crianças com e sem deficiência é bom para os dois lados, já que ambas podem aprender muito sobre convivência e respeito.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

6) O aluno NEE pode fazer as mesmas atividades que os outros estudantes, mas é importante que eles também tenham atividades adaptadas às suas necessidades.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

7) Uma escola inclusiva contribui para a construção de um mundo melhor pois:
a) (   ) Separa os alunos NEE dos ditos “normais”, dando uma educação de qualidade apenas para os que podem aprender mais rápido.
b) (  ) Contribui para que todos aprendam a se respeitar e apoiar sem discriminação.


8) A inclusão escolar é um assunto polêmico pois muitas pessoas ainda têm preconceito em relação a capacidade de aprender de uma pessoa  com necessidades educacionais especiais.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

9) Ter uma deficiência é um grande desafio, mas ninguém se limita a “ser” um deficiente. Todos podem superar limitações e aprender a fazer as coisas de um outro jeito.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

10) Discriminar uma pessoa por qualquer motivo que seja é crime.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

11) O bullying é uma prática cruel e desrespeitosa, envolve atitudes como desrespeito, discriminação, ofensa, perseguição e violência.
a) (  ) Correto
b) (  ) Incorreto

GABARITO: MARQUE UM (X) NA RESPOSTA CERTA DE CADA QUESTÃO

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RESPONDA EM SEU CADERNO:

12) Como uma pessoa com deficiência pode praticar esportes?

13) Você conhece alguém com deficiência? Que tipo de deficiência?

14) Como evitar que uma pessoa com deficiência seja discriminada na escola?

15) Você sabe se comunicar com uma pessoa com deficiência auditiva?

16) Se você presenciar uma situação em que uma criança com deficiência é desrespeitada, o que você pode fazer?