quarta-feira, 15 de abril de 2020

Multiplicação: Introdução e atividades.



Situações de multiplicação

1. Adição de parcelas iguais.

Uma embalagem contém 24 lápis de cor. Quantos lápis de cor há em 8 embalagens iguais a essa?

Como uma das ideias da multiplicação é juntar quantidades iguais, podemos resolver esse problema fazendo:

24+24+24+24+24+24+24+24= 8x24= 192
                    8 vezes

Usando o algoritmo da multiplicação temos:
Caixa de Texto: 8x4 unidades = 32 unidades
32 unidades = 3 dezenas  + 2 unidades
8 x 2 dezenas = 16 dezenas
16 dezenas + 3 dezenas = 19 dezenas
19 dezenas = 1 centena + 9 dezenas
Em 8 embalagens haverá 192 lápis
 





x



Caixa de Texto: Termos da multiplicação
   24 -> fator
   x8 -> fator
 192 -> produto
Caixa de Texto: Multiplicar é adicionar em quantidades iguais.
Então, quando um dos fatores é 0, o produto é igual a 0.
0x9 = 0 (nenhuma parcela tem valor 9)
3x0 = 0+0+0=0 (três parcelas tem valor zero)
 E quando um dos fatores for 1, o produto é igual ao outro fator.
1x8= 8 (uma única parcela igual a 8)
8x1=8 (1+1+1+1+1+1+1+1= 8 _oito parcelas iguais a 1)
 





















FAZENDO COMBINAÇÕES

Outra ideia da multiplicação é usada quando queremos encontrar o número de possibilidades de uma combinação.
Observe a situação a seguir:
Karina tem 6 fichas: 2 com letras e 4 com números. Veja:
Caixa de Texto: A Caixa de Texto: B
 



Ela vai combinar duas dessas fichas, sendo uma com letra e outra com número, nessa ordem. Quantas combinações ela pode fazer?

A1
A2
A3
A4
B1
B2
B3
B4

Então 4+4= __2__x__4__=  8_ combinações.

Para relembrar:
·      O dobro de um número significa 2 vezes esse número.
·      O triplo de um número significa 3 vezes esse número.
·      O quádruplo de um número significa 4 vezes esse número

Calcule com atenção:

1) A equipe de futebol da escola tem 5 camisas e 3 calções, todos diferentes, para compor o uniforme.
a) Quantas possibilidades diferentes há para compor os uniformes?
b) Use uma multiplicação para mostrar quantas possibilidades diferentes há para compor o uniforme.
Dica: desenhe as blusas e os calções para perceber melhor a combinação.

2) Num restaurante, o cliente pode escolher um tipo de salada e um tipo de carne. São 4 opções  de saladas e 5 opções de carne. Usando a multiplicação, calcule de quantas maneiras diferentes é possível compor uma refeição.
Dica: desenhe os alimentos e faça as combinações.
 
3) Efetue as operações indicadas usando o algoritmo da multiplicação:
a) 6x 34                  b) 4x 33                      c) 2x54                          d) 4 x 32

4) Qual é o dobro de:
a) 62                       b) 54                            c) 65                             d) 78