quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

01/03/13 Revisão sobre dígrafo, encontro consonantal... ordem crescente e decrescente


REVISÃO DE PORTUGUÊS
Lembre que:
1.   Encontro vocálico é um grupo de duas ou mais vogais que aparecem juntas numa mesma palavra. O grupo é formado por vogais (com o som mais forte) e por semivogais (com o som mais fraco). Ex: heróis, rei, pão, iguais.

2.   As vogais e, i, o, u  são chamadas de semivogais quando apresentam um som mais brando ou fraco na combinação com outra vogal de som mais acentuado: mãe ( lê-se: mÃe), pai ( lê-se:  pái), mão ( lê-se: mÃo), pau ( lê-se: páu), lousa (lê-se: lÔusa), peixe ( lê-se: pÊixe).

3.   Os encontros vocálicos podem ser: Ditongo, Tritongo e Hiato.
# Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba, elas não se separam. Ex: pei-xe, cai-xa, sau-da-de.
# Tritongo é o encontro de uma semivogal com uma vogal e outra semivogal na mesma sílaba, elas não se separam. Ex: em-xa-guou, ex-tin-guiu, U-ru-guai.
# Hiato é o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas diferentes.  Ex: sa-ú-de, vi-o-le-ta, mo-i-nho.

4.   Encontro consonantal é a reunião de duas ou mais consoantes seguidas numa palavra. Ex: troca, enigma, inflexível.

5.   Dígrafo é a reunião de duas letras representando um só fonema. Ex: chapéu, osso, telha, unha, ferro, guerra, quero, nascer, deo, exceção.


Atividade:
1)   Separe as sílabas e classifique os  encontros vocálicos em ditongo, tritongo e hiato:

Palavra
Separação
Classificação
Palavra
Separação
Classificação
LUA


SAÚDE


JOELHO


PÃO


MIOLO


PNEU


DIA


BAÚ


CRUA


CIRCUITO


AVERIGUEI


MINGUOU


MAMÃE


PARAGUAI


TEATRO


PATRIOTA


RUIM


GRATUITO


ENJOA


HIATO



2)   Organize as palavras do exercício na tabela abaixo de acordo com sua classificação:


DITONGO
TRITONGO
HIATO






















3)   Escolha 3 palavras das atividades 1 forme uma  frase com cada:





Matemática

Ordem crescente e decrescente.

Os números são escritos em uma sequência crescente, pois o valor que cada um representa vai aumentando na medida em que os escrevemos.

Exemplo:
1 – 2 – 3 – 4

Representando estas quantidades temos:
b- bb-bbb- bbbb

Mas quando escrevemos os números representando quantidades que diminuem na sequência, chamamos este registro de ordem decrescente.

Exemplo:
4 - 3 - 2 - 1
bbbb-bbb- bb-b

Pensando na representação das quantidades, organize os números abaixo na ordem que se pede:

21
25
64
12
3
74
10
1
8
69

Ordem crescente:












Ordem decrescente:












quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

28/02/13 Arte: cores primárias, ilustração de frases; Ciências - sistema respiratório - Reestruturação de texto


Para onde vai o ar que respiramos?

A cada minuto, cerca de 6 litros de ar entram e saem de seus pulmões. Mas o ar que entra é diferente do ar que sai. Quando entra traz gás oxigênio, quando sai, leva o gás carbônico que estava no pulmão.
O oxigênio mantém as células vivas. Ele chega até as células com a ajuda dos glóbulos vermelhos do sangue, que capturam o gás quando passam pelos pulmões.
O gás carbônico é produzido dentro da célula e é toxico, por isso precisa ser eliminado rapidamente. O sangue também leva esse gás para os pulmões que o elimina com a respiração.
A respiração acontece com a ajuda de um músculo que está abaixo do pulmão: o diafragma. Este músculo se contrai  e o tórax aumenta de tamanho dando  espaço para os pulmões se encherem de ar. Os músculos das costas e do peito também ajudam nesse movimento, movendo as costelas.
Mesmo com a saída do ar dos pulmões, ele nunca fica totalmente vazio. Quando você faz atividades físicas, o corpo precisa de mais oxigênio. Então a respiração é acelerada e o sangue circula mais depressa, com a ajuda do coração.
O sistema respiratório, além de fornecer gás oxigênio para as células, permite que você sinta cheiros dentro do nariz. Quando adoecemos e o nariz entope, a capacidade de sentir cheiros fica prejudicada.
O sistema respiratório também trabalha com a voz. Quando o ar que sai dos pulmões passa pela laringe, faz virar duas membranas, chamadas de pregas vocais. Essas pregas vibram e formam os sons da fala. Quando a garganta inflama, essas membranas ficam sensíveis e o som da fala fica diferente. Os sons são ampliados pelo nariz e articulados pela boca permitindo a fala.

As Cores
A cor, ou tom, é resultado da existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não haveria cores, à exceção do preto que, é exatamente a ausência de luz. O preto é resultado de algo que absorve toda a luz e não reflete, o branco resulta de algo que reflete toda a luz, logo é a existência de luz.
De modo geral, as cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias, quentes e frias.
As cores primárias assim se designam por serem puras e não derivarem da mistura de outras cores. São elas: amarelo, azul e vermelho. Através da mistura, em quantidades iguais, entre estas cores é que se torna possível a criação de outras cores. A combinação das cores primárias formam as cores secundárias e a união das três cores primárias resulta na cor preta.
 

DEVER DE CASA (LIVRO PÁGINAS 14 E 15)

1)  O que é bronquite? ( 3 linhas)
2)  O que é asma? ( 3 linhas)
3)  O que é tuberculose? ( 3 linhas)
4)  Fumar faz bem à saúde? Explique ( 3 linhas)





Atividade
Use sua imaginação e crie uma imagem para cada frase:

Minhas flores amarelas e vermelhas  estão arrumadas num lindo jarro vermelho.

A casa foi pintada de vermelho, era um lindo dia azul com o sol amarelo.


PRODUÇÃO DE TEXTO

Reescrita – letra maiúscula e minúscula.

A pessoa que escreveu este texto não soube onde colocar a letra maiúscula. Vamos consertar com bastante atenção? Vamos escrever mais sobre o Burrico Pedroso.

o burrico pedroso
seu Joaquim caminha pelo pasto em busca do burrico pedroso, é domingo. ele, o burrico pedroso, dona carlota e seu afilhado mané vão à cidade de aguas das pedras para vender verduras.
seu Joaquim aproveita para ir à venda do tomé. ele gosta de bater um papo. enquanto isso, dona carlota procura joana, a cozinheira do casarão azul. para bater um papo também.

REESCRITA COLETIVA

O Burrico Pedroso

Seu Joaquim caminha pelo pasto em busca do Burrico Pedroso, é domingo. Ele, o Burrico Pedroso, Dona Carlota e seu afilhado Mané vão à cidade de Águas das Pedras para vender verduras.
Seu Joaquim aproveita para ir à venda do Tomé. Ele gosta de bater um papo. Enquanto isso, Dona Carlota procura Joana, a cozinheira do casarão azul. Para bater um papo também.
Quando Dona Carlota e seu afilhado chegaram à cidade, eles amarraram o Burrico perto da banca de maçãs da mãe do senhor Joaquim, Dona Andreia.
Dona Andreia é uma senhora velhinha e mal humorada, chata, tinha cinco filhos e era muito brava. Ela não gostava quando alguém mexia nas suas maçãs. E ela não gostava do Burrico por que ele sempre comia as maçãs escondido.
Mas o Burrico não sabia disso. Ele estava morrendo de fome, se soltou,  viu as maçãs e comeu várias. Dona Andreia viu tudo e saiu correndo atrás dele. O Burrico comeu mais uma maçã e fugiu para sua casa com medo.