Os dez mandamentos da boa convivência escolar
1. Você é um ser social, você precisa dos
outros e os outros precisam de você.
2. Controle suas palavras, fale somente o
necessário e em tom de voz agradável.
3. Não magoe os outros com brincadeiras de mau
gosto ou palavras ofensivas.
4. Não faça fofoca, não comente os defeitos
alheios, nem faça intrigas.
5. Respeite a opinião dos outros e saiba
discordar sem ofender.
6. Seja alegre e otimista, irradie em volta de
si um ambiente de bondade e confiança.
7. Mostre interesse pelos sentimentos dos
outros, seja companheiro.
8. Elogie os bons trabalhos, mesmo sem saber
quem os tenha feito, seja cordial.
9. Faça poucas promessas e as cumpra.
10.
Não seja
interesseiro, não faça o bem apenas em troca de recompensas.
Fonte:
Adaptação da palestra do Policial Aquino na EC 12 de Ceilândia, dia
10/02/2012
|
Regras do 5° ano B - 2013
1.
Não zombar dos
outros.
2.
Respeitar os
colegas e a professora.
3.
Respeitar os
materiais alheios.
4.
Conversar nas
horas certas.
5.
Não fazer fofocas
e intrigas.
6.
Respeitar a
opinião dos outros.
7.
Fazer sempre o
bem.
8.
Não ser
interesseiro.
9.
Comer doces só no
intervalo.
10.
Ser obediente,
gentil, educado com todos.
11.
Não conversar na
hora da explicação da matéria.
12.
Nunca magoar as
pessoas.
13.
Fazer poucas
promessas e cumpri-las.
14.
Respeitar a
opinião dos outros.
15.
Manter a sala
sempre limpa, cada um cuida do seu lixo.
16.
Nunca machucar as
pessoas.
17.
Não sair da sala
sem permissão da professora.
18.
Chegar na hora
certa.
19.
Obedecer as
regras da turma.
História
Porque estudar história
A História estuda os acontecimentos do passado da humanidade.
Estudando o passado, podemos entender melhor o que acontece hoje e porque
acontece.
Se as pessoas conhecerem a história da história de seu país,
terão condições de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa
para todos.
O tempo na História
Ao se falar de fato histórico é costume citar o ano em que
aconteceu. Sabendo-se o ano, pode-se determinar a que século ele pertence.
Todos os fatos que aconteceram entre os anos 01 a 100, por exemplo, pertencem
ao século I.
Usamos então as seguintes regras:
Ø Se o ano termina em 00,
basta tirar os dois zeros e saberemos o século:
Ex: ano 1500 – século XV
ano
1800 – século XVIII
Ø Se o ano não termina em 00,
basta tirar os dois últimos algarismos e somar “1”.
Ex: ano 1983 – 19 + 1 =20 ou século XX
Ano 758 – 7+ 1 = 8 ou século VIII
Na
contagem do tempo, os historiadores costumam empregar palavras como:
Década: período de 10 anos - Século: período
de 100 anos - Milênio: período de 1000 anos
Os períodos da História
A
História teve início com o surgimento da escrita. O período antes disso
chama-se:
Ø Pré-história: A pré-história
vai do aparecimento do homem , até a invenção da escrita. Esse período está
dividido em três fases: (Idades da Pedra Lascada, Idade da Pedra polida e Idade
dos Metais.
História: A História vai da invenção da escrita até os
dias atuais. Ela também foi dividida em períodos para facilitar seu estudo. Os 3
grande períodos da História são:
· Idade Média: Vai do ano 476
d.c até 1453, com a tomada de Constantinopla pelos turcos.
· Idade Moderna: Vai de 1453
até 1789, quando teve início a Revolução Francesa.
· Idade Contemporânea: Vai de
1789 até os nossos dias.
GEOGRAFIA
Por que estudar Geografia?
Para compreender melhor a diversidade natural e
cultural que compõem o espaço em que vivemos, vamos precisar da Geografia. A
Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, onde acontece a
relação entre a natureza e a sociedade.
Por meio desse estudo, podemos entender
melhor tanto o local em que moramos - seja uma cidade ou uma área rural – como
o país do qual fazemos parte. O campo de preocupações da Geografia diz respeito
ao espaço da sociedade humana, sobre o qual os homens e as mulheres vivem e, ao
mesmo tempo, produzem modificações que o (re)constroem permanentemente.
Indústrias,
cidades, agricultura, rios, solos, climas, populações: são alguns dos elementos
que constituem o espaço geográfico.
Para compreender o espaço geográfico é importante
entender como as atividades humanas o constroem.
As pessoas constroem casas, cultivam a terra, criam
animais, produzem vários tipos de utensílios para seu uso cotidiano. Mas será
que isso é mesmo necessário? O que aconteceria com a humanidade se ela não
modificasse a natureza ao seu redor? É possível viver em harmonia com a
natureza? Existem consequências ruins para humanidade e natureza quando esta
convivência excede o que é natural?
Você acha necessário que elas trabalhem plantando alimentos e construindo
casas?
Essas situações representam a relação que o ser humano possui com a natureza, elas mostram que por meio do seu trabalho ele
a transforma constantemente. A vida humana causa grande impacto no meio
ambiente.
No campo, por exemplo, as pessoas modificam a natureza para preparar o
solo, fazer plantações e criar animais. Utiliza também a água dos rios para
irrigar suas plantações, criar peixes e ainda para suas atividades domésticas.
Já nas áreas urbanas, as pessoas ocupam o espaço das florestas e matas para
construir casas, prédios e estradas.
O espaço geográfico é construído a partir do momento em que o ser humano
se apropria da natureza e a modifica de acordo com a sua necessidade de
sobrevivência.
Fontes (com adaptações)
http://profpaulapriscila.blogspot.com.br/2011/01/o-que-geografia-estuda.html
QUESTIONÁRIOS
Questionário
de Geografia
1) A Geografia é uma
ciência? O que ela estuda?
2) Com o quê a Geografia se
preocupa?
3) Cite os elementos que
constituem o espaço geográfico citados no texto.
4) O que aconteceria com a
humanidade se se ela não
modificasse a natureza ao seu redor?
5) Como é possível para a
humanidade viver em harmonia com a natureza?
6) Existem consequências ruins para humanidade e natureza quando esta
convivência excede o que é natural?
9) O que define o termo “espaço
geográfico”?
QUESTIONÁRIO DE HISTÓRIA – DEVER DE CASA
1) O que a História estuda?
2) De que maneira se pode melhorar o futuro quando se conhece o passado?
3) O que deu início à História?
4) Quais são as três idades da Pré-História?