quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

19 e 20 de fevereiro de 2013 - Primeiras auls

Português
Os dez mandamentos da boa convivência escolar
1.    Você é um ser social, você precisa dos outros e os outros precisam de você.
2.    Controle suas palavras, fale somente o necessário e em tom de voz agradável.
3.    Não magoe os outros com brincadeiras de mau gosto ou palavras ofensivas.
4.    Não faça fofoca, não comente os defeitos alheios, nem faça intrigas.
5.    Respeite a opinião dos outros e saiba discordar sem ofender.
6.    Seja alegre e otimista, irradie em volta de si um ambiente de bondade e confiança.
7.    Mostre interesse pelos sentimentos dos outros, seja companheiro.
8.    Elogie os bons trabalhos, mesmo sem saber quem os tenha feito, seja cordial.
9.    Faça poucas promessas e as cumpra.
10.                      Não seja interesseiro, não faça o bem apenas em troca de recompensas.

Fonte: Adaptação da palestra do Policial Aquino na EC 12 de Ceilândia, dia 10/02/2012

Regras do 5° ano B - 2013

1.           Não zombar dos outros.
2.           Respeitar os colegas e a professora.
3.           Respeitar os materiais alheios.
4.           Conversar nas horas certas.
5.           Não fazer fofocas e intrigas.
6.           Respeitar a opinião dos outros.
7.           Fazer sempre o bem.
8.           Não ser interesseiro.
9.           Comer doces só no intervalo.
10.      Ser obediente, gentil, educado com todos.
11.      Não conversar na hora da explicação da matéria.
12.      Nunca magoar as pessoas.
13.      Fazer poucas promessas e cumpri-las.
14.      Respeitar a opinião dos outros.
15.      Manter a sala sempre limpa, cada um cuida do seu lixo.
16.      Nunca machucar as pessoas.
17.      Não sair da sala sem permissão da professora.
18.      Chegar na hora certa.
19.      Obedecer as regras da turma.

História
Porque estudar história

      A História estuda os acontecimentos do passado da humanidade. Estudando o passado, podemos entender melhor o que acontece hoje e porque acontece.
      Se as pessoas conhecerem a história da história de seu país, terão condições de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa para todos.

O tempo na História

         Ao se falar de fato histórico é costume citar o ano em que aconteceu. Sabendo-se o ano, pode-se determinar a que século ele pertence. Todos os fatos que aconteceram entre os anos 01 a 100, por exemplo, pertencem ao século I.
      Usamos então as seguintes regras:
Ø  Se o ano termina em 00, basta tirar os dois zeros e saberemos o século:
Ex: ano 1500 – século XV
      ano 1800 – século XVIII
Ø  Se o ano não termina em 00, basta tirar os dois últimos algarismos e somar “1”.
Ex: ano 1983 – 19 + 1 =20 ou século XX  
      Ano 758 – 7+ 1 = 8 ou século VIII
     
      Na contagem do tempo, os historiadores costumam empregar palavras como:
Década: período de 10 anos - Século: período de 100 anos - Milênio: período de 1000 anos




Os períodos da História

         A História teve início com o surgimento da escrita. O período antes disso chama-se:
Ø Pré-história: A pré-história vai do aparecimento do homem , até a invenção da escrita. Esse período está dividido em três fases: (Idades da Pedra Lascada, Idade da Pedra polida e Idade dos Metais.
     História: A História vai da invenção da escrita até os dias atuais. Ela também foi dividida em períodos para facilitar seu estudo. Os 3 grande períodos da História são:
·       Idade Média: Vai do ano 476 d.c até 1453, com a tomada de Constantinopla pelos turcos.
·       Idade Moderna: Vai de 1453 até 1789, quando teve início a Revolução Francesa.
·       Idade Contemporânea: Vai de 1789 até os nossos dias.


GEOGRAFIA
Por que estudar  Geografia?
Para compreender melhor a diversidade natural e cultural que compõem o espaço em que vivemos, vamos precisar da Geografia. A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, onde acontece a relação entre a natureza e a sociedade.
 Por meio desse estudo, podemos entender melhor tanto o local em que moramos - seja uma cidade ou uma área rural – como o país do qual fazemos parte. O campo de preocupações da Geografia diz respeito ao espaço da sociedade humana, sobre o qual os homens e as mulheres vivem e, ao mesmo tempo, produzem modificações que o (re)constroem permanentemente.
Indústrias, cidades, agricultura, rios, solos, climas, populações: são alguns dos elementos que  constituem o espaço geográfico.
Para compreender o espaço geográfico é importante entender como as atividades humanas o constroem. 
As pessoas constroem casas, cultivam a terra, criam animais, produzem vários tipos de utensílios para seu uso cotidiano. Mas será que isso é mesmo necessário? O que aconteceria com a humanidade se ela não modificasse a natureza ao seu redor? É possível viver em harmonia com a natureza? Existem consequências ruins para humanidade e natureza quando esta convivência excede o que é natural?   Você acha necessário que elas trabalhem plantando alimentos e construindo casas? 
Essas situações representam a relação que o ser humano possui com a natureza, elas mostram que por meio do seu trabalho ele a transforma constantemente. A vida humana causa grande impacto no meio ambiente.
No campo, por exemplo, as pessoas modificam a natureza para preparar o solo, fazer plantações e criar animais. Utiliza também a água dos rios para irrigar suas plantações, criar peixes e ainda para suas atividades domésticas. Já nas áreas urbanas, as pessoas ocupam o espaço das florestas e matas para construir casas, prédios e estradas. 
O espaço geográfico é construído a partir do momento em que o ser humano se apropria da natureza e a modifica de acordo com a sua necessidade de sobrevivência.

Fontes (com adaptações)
http://profpaulapriscila.blogspot.com.br/2011/01/o-que-geografia-estuda.html

QUESTIONÁRIOS
Questionário de Geografia

1) A Geografia é uma ciência? O que ela estuda?
2) Com o quê a Geografia se preocupa?
3) Cite os elementos que constituem o espaço geográfico citados no texto.




4) O que aconteceria com a humanidade se  se ela não modificasse  a natureza ao seu redor?
5) Como é possível para a humanidade viver em harmonia com a natureza?
6) Existem consequências ruins para humanidade e natureza quando esta convivência excede o que é natural?
9) O que define o termo “espaço geográfico”?


QUESTIONÁRIO DE HISTÓRIA – DEVER DE CASA

1) O que a História estuda?
2) De que maneira se pode melhorar o futuro quando se conhece o passado?
3) O que deu início à História?
4) Quais são as três idades da Pré-História?