quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

28/02/13 Arte: cores primárias, ilustração de frases; Ciências - sistema respiratório - Reestruturação de texto


Para onde vai o ar que respiramos?

A cada minuto, cerca de 6 litros de ar entram e saem de seus pulmões. Mas o ar que entra é diferente do ar que sai. Quando entra traz gás oxigênio, quando sai, leva o gás carbônico que estava no pulmão.
O oxigênio mantém as células vivas. Ele chega até as células com a ajuda dos glóbulos vermelhos do sangue, que capturam o gás quando passam pelos pulmões.
O gás carbônico é produzido dentro da célula e é toxico, por isso precisa ser eliminado rapidamente. O sangue também leva esse gás para os pulmões que o elimina com a respiração.
A respiração acontece com a ajuda de um músculo que está abaixo do pulmão: o diafragma. Este músculo se contrai  e o tórax aumenta de tamanho dando  espaço para os pulmões se encherem de ar. Os músculos das costas e do peito também ajudam nesse movimento, movendo as costelas.
Mesmo com a saída do ar dos pulmões, ele nunca fica totalmente vazio. Quando você faz atividades físicas, o corpo precisa de mais oxigênio. Então a respiração é acelerada e o sangue circula mais depressa, com a ajuda do coração.
O sistema respiratório, além de fornecer gás oxigênio para as células, permite que você sinta cheiros dentro do nariz. Quando adoecemos e o nariz entope, a capacidade de sentir cheiros fica prejudicada.
O sistema respiratório também trabalha com a voz. Quando o ar que sai dos pulmões passa pela laringe, faz virar duas membranas, chamadas de pregas vocais. Essas pregas vibram e formam os sons da fala. Quando a garganta inflama, essas membranas ficam sensíveis e o som da fala fica diferente. Os sons são ampliados pelo nariz e articulados pela boca permitindo a fala.

As Cores
A cor, ou tom, é resultado da existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não haveria cores, à exceção do preto que, é exatamente a ausência de luz. O preto é resultado de algo que absorve toda a luz e não reflete, o branco resulta de algo que reflete toda a luz, logo é a existência de luz.
De modo geral, as cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias, quentes e frias.
As cores primárias assim se designam por serem puras e não derivarem da mistura de outras cores. São elas: amarelo, azul e vermelho. Através da mistura, em quantidades iguais, entre estas cores é que se torna possível a criação de outras cores. A combinação das cores primárias formam as cores secundárias e a união das três cores primárias resulta na cor preta.
 

DEVER DE CASA (LIVRO PÁGINAS 14 E 15)

1)  O que é bronquite? ( 3 linhas)
2)  O que é asma? ( 3 linhas)
3)  O que é tuberculose? ( 3 linhas)
4)  Fumar faz bem à saúde? Explique ( 3 linhas)





Atividade
Use sua imaginação e crie uma imagem para cada frase:

Minhas flores amarelas e vermelhas  estão arrumadas num lindo jarro vermelho.

A casa foi pintada de vermelho, era um lindo dia azul com o sol amarelo.


PRODUÇÃO DE TEXTO

Reescrita – letra maiúscula e minúscula.

A pessoa que escreveu este texto não soube onde colocar a letra maiúscula. Vamos consertar com bastante atenção? Vamos escrever mais sobre o Burrico Pedroso.

o burrico pedroso
seu Joaquim caminha pelo pasto em busca do burrico pedroso, é domingo. ele, o burrico pedroso, dona carlota e seu afilhado mané vão à cidade de aguas das pedras para vender verduras.
seu Joaquim aproveita para ir à venda do tomé. ele gosta de bater um papo. enquanto isso, dona carlota procura joana, a cozinheira do casarão azul. para bater um papo também.

REESCRITA COLETIVA

O Burrico Pedroso

Seu Joaquim caminha pelo pasto em busca do Burrico Pedroso, é domingo. Ele, o Burrico Pedroso, Dona Carlota e seu afilhado Mané vão à cidade de Águas das Pedras para vender verduras.
Seu Joaquim aproveita para ir à venda do Tomé. Ele gosta de bater um papo. Enquanto isso, Dona Carlota procura Joana, a cozinheira do casarão azul. Para bater um papo também.
Quando Dona Carlota e seu afilhado chegaram à cidade, eles amarraram o Burrico perto da banca de maçãs da mãe do senhor Joaquim, Dona Andreia.
Dona Andreia é uma senhora velhinha e mal humorada, chata, tinha cinco filhos e era muito brava. Ela não gostava quando alguém mexia nas suas maçãs. E ela não gostava do Burrico por que ele sempre comia as maçãs escondido.
Mas o Burrico não sabia disso. Ele estava morrendo de fome, se soltou,  viu as maçãs e comeu várias. Dona Andreia viu tudo e saiu correndo atrás dele. O Burrico comeu mais uma maçã e fugiu para sua casa com medo.