terça-feira, 21 de maio de 2013

21/05/13 - Hidrografia do Brasil. Escravização africana.


Descrição do ciclo da água e formação dos rios.

A água é a fonte da vida. Sem ela não existira nenhum tipo de animal ou vegetal. O ciclo da água é eterno, porém, a água não se renova. É sempre a mesma. Se poluirmos a água, ela será contaminada por muito tempo.
Quando o sol aquece a terra faz com que a água presente nas plantas e no solo se transforme em vapor, ficando mais leve que o ar.
Ao se transformar em vapor, a água vai para as camadas mais frias da atmosfera, se condensa e se transforma em nuvens. Na medida em que as nuvens ficam densas as gotas de água começam a recuperar sua forma, pesam e caem novamente sobre a terra em forma de chuva.
A água da chuva se infiltra na terra e penetra nas camadas mais profundas do solo. Lá embaixo, se acumula, formando grandes corredores de água subterrânea. São os lençóis freáticos.
Estes lençóis alimentam as nascentes e os rios. Também são fonte de água para as árvores e seres vivos.
As nascentes formam rios que podem ter dezenas de quilômetros de extensão. Estes rios abrem vários caminhos no solo, formando afluentes. O rio termina quando se encontra com outro rio ou com o mar. O ponto deste encontro é chamado de foz.



HISTÓRIA
O processo da libertação dos escravizados africanos.

Para comprar a liberdade (alforria) os escravizados trabalhavam muito. Os que trabalhavam nas minas podiam juntar ouro nas horas de folga.
Muitas revoltas aconteceram no período em que a escravização existia. Uma revolta importante foi a CONJURAÇÃO MINEIRA (1780).
Esta revolta foi motivada pelo desejo de se pagar menos impostos ao governo e de instalar a REPÚBLICA no Brasil (sistema de governo no qual escolhemos o presidente).
A CONJURAÇÃO BAIANA ocorreu em 1798, em Salvador. Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, lutava pelo fim da escravidão e melhores condições de vida para todos. Alfaiates, soldados rasos e artesãos organizaram o movimento. Não conseguiram se manifestar, pois o governo descobriu antes.
O LEVANTE DOS MALÊS, ocorreu em 1835, reunindo malês, escravos, ex-escravos e trabalhadores livres pobres. Eles lutavam pelo fim da escravidão, melhores condições de vida e pelo fim da perseguição religiosa. Foram reprimidos e mais de 100 pessoas foram mortas. Eles também queriam que a Bahia fosse independente de Portugal.
Em 1822, o Brasil se libertou da dominação de Portugal e foi proclamado Império do Brasil. Dom Pedro I governava o país. Mas as mudanças sociais esperadas não aconteceram. Ainda havia a escravização, racismo e muita discriminação. Os direitos eram diferentes para as pessoas ricas e pobres. Os indígenas continuavam sendo desrespeitados, milhares de africanos continuaram sendo trazidos ao país, homens livres continuavam tendo baixos salários. Avida ainda era muito difícil.