segunda-feira, 13 de maio de 2013

13/05/13 - Substantivo - atividades




Atividades com substantivos

Frases simples compostas por substantivos comuns

a)   A criança foi adotada.
b)   O cachorro está doente.
c)   O animal que dá leite é a vaca.
d)   Aquele senhor idoso é meu avô.

Frases simples compostas por substantivos próprios

a)   Vou para Belo Horizonte.
b)   Joana me pediu uma carona.
c)   Tenho um irmão chamado Everton.
d)   Tenho parentes na Alemanha.

Frases simples compostas por substantivos simples

a)   Estou com dor de barriga.
b)   Comemos couve no almoço e no jantar.
c)   Tenho sede, preciso de um pouco de água.
d)   Como é lindo o sol da tarde.

Frases simples compostas por  substantivos compostos

a)   Há um guarda-noturno no bairro onde moro.
b)   Comprei um guarda-chuva azul.
c)   Plantei uma muda de girassol no meu jardim.
d)   Meu doce favorito é o pé-de-moleque.

Frases simples compostas por substantivos primitivos

a)   O mar não está pra peixe.
b)   A fazenda é de gado leiteiro.
c)   Separei o lixo para reciclagem.

Frases simples compostas por substantivos derivados

a)   A maré não está pra peixe.
b)   O fazendeiro tem um gado leiteiro.
c)   Separei o que é reciclável para o lixeiro.

Frases simples compostas por substantivos concretos
a)   Deus é brasileiro.
b)   A cadeira é de madeira maciça.
c)   A terra é fértil.

Frases simples compostas por substantivos abstratos

a)   O amor e o ódio andam juntos.
b)   Me dá tristeza pensar na guerra.
c)   Fico feliz pela visita.
d)   Sinto saudades da família unida.

Frases simples compostas por substantivos coletivos

a)   Meu tio foi atacado por uma matilha.
b)   Sonho em ter uma biblioteca particular.
c)   Aquela banda de rock é das boas.
d)   O ataque de um enxame pode ser fatal.

Frases simples compostas por substantivos biformes

a)   O menino não sabe brincar de pular corda.
b)   O gato pulou o muro e subiu no telhado.
c)   A princesa beijou o sapo encantado.
d)   Meu vizinho comprou uma cabra.

Frases simples formadas por substantivos uniformes, epicenos, comum de dois gêneros e sobrecomuns
a)   Este é um  mamoeiro macho, e não um mamoeiro fêmea.
b)   A dentista irá atender após o almoço.
c)    O indivíduo é todo ser animal ou vegetal em relação à sua espécie.

http://educandoteka.com.br/lingua-portuguesa/substantivo



Reestruturação de texto

RECEITA MINEIRA
Receita cazêra minêra de: Môi de repôi nu ái i ói
Receita caseira mineira de: Molho de repolho no alho e óleo.
GRIDIENTE:
INGREDIENTES:
5 denti di ái;
5 dentes de alho;
3 cuié de ói;
3 colheres de óleo;
1 cabessa de repôi;
1 cabeça de repolho;
1 cuié de mastomati;
1 colher de massa de tomate;
Sár agosto;
Sal a gosto.
MODIFAZÊ:   
MODO DE FAZER:
1)    Casca o ái, pica o ái e soca o ái cum sár;
1) Descascar, picar e socar o alho com sal;
2)    Quenta o ói na cassarola;
2) Esquentar o óleo na caçarola;
3)    Foga o ái socado no ói quenti;
3) Refogar o alho socado no óleo quente;
4)    Pica o repôi beeemmm finim;
4) Picar o repolho bem fininho;
5)    Foga o repôi no ói quenti junto cum ái fogado;
5) Refogar o repolho no óleo quente junto com o alho refogado;
6)    Põi a mastomati i mexi cum a cuié pra fazê o môi;
6) Põem a massa de tomate e mexe com a colher pra fazer o molho;
7)    Tá pronto modi cumê.
7)Está pronto para comer.
8)    Sirva cum rôis e meleti.
8) Sirva com arroz e omelete.

Atividades:

1)    Retire do texto “Receita Mineira” 10 substantivos comuns.

Arroz
Tomate
Repolho
Caçarola
Massa
Molho
Óleo
Sal
alho
omelete

2)    Quais são os substantivos comuns do item 5  e do item 8 do modo de fazer? Repolho, óleo e alho, arroz e omelete.
Repolho, óleo, alho, arroz, omelete.

3)    Quais são os artigos do item 6 do modo de fazer?
A, a, o

4)    Podemos dizer que a palavra arroz é um substantivo comum e simples?
Sim.

5)    Existe algum substantivo composto no texto?
Sim – massa de tomate

6)    Que tipo de texto é esse?_Receita
7) Copie o nome de todos os alimentos citados no texto, flexione-os no grau diminutivo.

Repolho
Repolhinho
Tomate
Tomatinho
Alho
Alhinho
Arroz
Arrozinho
Omelete
Omeletinho
sal
Salzinho

8) Reescreva as frases abaixo flexionando os substantivos para o gênero masculino.

a) Minha mãe adora fazer o almoço.
Meu pai adora fazer o almoço.
b) Minha tia sabe fazer um molho de tomate delicioso.
Meu tio sabe fazer um molho de tomate delicioso.
c) Minha avó costuma falar com a médica todo mês.
Meu avô costuma falar com o médico todo mês.
d) Eu e minha irmã brincamos juntas a tarde toda.
Eu e meu irmão brincamos juntos a tarde toda.


9) Reescreva as frases abaixo flexionando os substantivos para o gênero feminino.

a) O homem disse para que o menino o ajudasse com as compras.
A mulher disse para que a menina a ajudasse com as compras.
b) O gato, o cachorro e o coelho são animais que podem ser de estimação.
A gata, a cadela e a coelha são animais que podem ser de estimação.
c) Meu amigo chamou seu irmão e nós três visitamos nosso colega.
Minha amiga chamou sua irmã e nós três visitamos nossa colega.
a)  O irmão do meu avô é meu tio-avô.
A irmã da minha avó é minha tia-avó.

10) Classifique os substantivos abaixo de todas as formas possíveis. Marque um (x) nas opções corretas.
SUBSTANTIVOS
Próprio
Comum
Simples
Composto
Primitivo
Derivado
Concreto
Abstrato
Coletivo
Aumentativo
Diminutivo
Masculino
Feminino
Singular
Plural
molho















milho















azeitona















Patrícia















amizade















coragem















menina















fortaleza















gatinho















casarão















colmeia















fumaça















macarrãozinho















narigão















girassol















guarda-roupa















chapeleiro















papelaria















jacarandá















escola















pão















montanha















joaninha















borboleta















jornaleiro















jornal















fornalha















formiguinha















bandas















cardume















peixes