História:
Os Africanos.
Várias cores
foram usadas para pintar o povo brasileiro: cores da África, das Américas, da
Europa e da Ásia. O povo brasileiro tem a diversidade dos povos do mundo.
Devido ao
processo de escravização a que os africanos e os indígenas foram submetidos,
criou-se o pensamento de que os negros e os índios eram pessoas com menos
direitos e menos valores.
Este
pensamento, herdado do tempo da colonização, fez com que estas pessoas tivessem
menos oportunidades na sociedade. Estas pessoas passaram a ser discriminadas
por causa de sua etnia.
As crianças
não nascem discriminando, elas aprendem a discriminar com o exemplo dos pais. O
ciclo de dificuldades e poucas oportunidades na vida podem ser quebrados se
cada criança matriculada na escola der valor real à sua educação.
Sabendo que
todos são iguais perante a lei e perante Deus, não devemos repetir o ciclo de
discriminação que vemos os adultos praticarem. Nós podemos transformar a
realidade do nosso País.
A África não
é um país, é um continente muito grande, habitado por povos diferentes entre
si. Durante o processo de escravização as populações de vários países do
litoral africano foram trazidas acorrentadas em navios negreiros, como se estas
pessoas fossem animais.
Na época em
que os portugueses contornaram a África, boa parte dos povos viviam em aldeias
com número pequeno de habitantes. Estas pessoas viviam da caça e da pesca e a
maioria não usava a escrita.
A ideia de
escravizar pessoas nasceu como punição aos prisioneiros de guerra ou a pessoas
que desrespeitavam regras.
Portugal se
interessou em comprar pessoas escravizadas, pois estas pessoas eram impedidas
de terem direitos e assim, trabalhavam de graça.
O negócio
era muito lucrativo e os portugueses passaram a comprar e a vender escravos
pela Europa e pela América. Esse negócio “lucrativo” durou 400 anos.
GEOGRAFIA
RELEVOS DO BRASIL
O relevo é o conjunto
de variações do terreno de uma região. A variação destas superfícies interfere
no clima, hidrografia e na vegetação do lugar.
A altitude de uma
superfície é determinada por sua posição em relação ao nível do mar. Acima do
nível do mar temos a altitude, abaixo do nível do mar temos a profundidade de
um terreno.
Regiões com maior
altitude são geralmente mais frias, pois estão em maior contato com as camadas
frias de ar. Regiões com altitudes menores, ou seja, mais próximas ao nível do
mar, geralmente são mais quentes por causa da intensidade de ar quente.
Além de interferir
nas temperaturas, o relevo também pode ser uma barreira natural às chuvas. Se
as nuvens de chuva não ultrapassarem estas áreas, a tendência é que as regiões
a seguir fiquem mais secas e com o clima
mais quente.
As principais formas
de relevo do Brasil são:
*Planaltos: superfícies irregulares onde o processo de erosão é mais
intenso.
*Depressões: resultam do processo de erosão e são áreas mais baixas
em relação às áreas em torno de si.
*Planície: superfícies mais planas onde o processo de sedimentação
do solo é menor.
Ciências
CIÊNCIAS
Ciências:
sistema endócrino
O
corpo passa por diversas mudanças durante toda a vida de uma pessoa. No período
da puberdade ocorrem as mudanças mais perceptíveis. As glândulas que produzem
hormônios que regulam diversas funções do organismo.
Os
hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas
corporais. Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso,
formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode
fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema
endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa
forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso,
atuam na coordenação e regulação das funções corporais.
Os
hormônios produzidos pelos ovários (estrogênio) transformam o corpo da menina
em corpo de moça e os produzidos nos testículos (testosterona) transformam o
corpo do menino em corpo de rapaz. As mudanças nas meninas começam antes dos
meninos.
Principais
transformações físicas:
|
||||||