terça-feira, 14 de maio de 2013

14/05/2013 - História: Africanos. Geografia- relevo Ciências- sistema endócrino


História: Os Africanos.

Várias cores foram usadas para pintar o povo brasileiro: cores da África, das Américas, da Europa e da Ásia. O povo brasileiro tem a diversidade dos povos do mundo.
Devido ao processo de escravização a que os africanos e os indígenas foram submetidos, criou-se o pensamento de que os negros e os índios eram pessoas com menos direitos e menos valores.
Este pensamento, herdado do tempo da colonização, fez com que estas pessoas tivessem menos oportunidades na sociedade. Estas pessoas passaram a ser discriminadas por causa de sua etnia.
As crianças não nascem discriminando, elas aprendem a discriminar com o exemplo dos pais. O ciclo de dificuldades e poucas oportunidades na vida podem ser quebrados se cada criança matriculada na escola der valor real à sua educação.
Sabendo que todos são iguais perante a lei e perante Deus, não devemos repetir o ciclo de discriminação que vemos os adultos praticarem. Nós podemos transformar a realidade do nosso País.
A África não é um país, é um continente muito grande, habitado por povos diferentes entre si. Durante o processo de escravização as populações de vários países do litoral africano foram trazidas acorrentadas em navios negreiros, como se estas pessoas fossem animais.
Na época em que os portugueses contornaram a África, boa parte dos povos viviam em aldeias com número pequeno de habitantes. Estas pessoas viviam da caça e da pesca e a maioria não usava a escrita.
A ideia de escravizar pessoas nasceu como punição aos prisioneiros de guerra ou a pessoas que desrespeitavam regras.
Portugal se interessou em comprar pessoas escravizadas, pois estas pessoas eram impedidas de terem direitos e assim, trabalhavam de graça.
O negócio era muito lucrativo e os portugueses passaram a comprar e a vender escravos pela Europa e pela América. Esse negócio “lucrativo” durou 400 anos.

GEOGRAFIA
RELEVOS DO BRASIL
O relevo é o conjunto de variações do terreno de uma região. A variação destas superfícies interfere no clima, hidrografia e na vegetação do lugar.
A altitude de uma superfície é determinada por sua posição em relação ao nível do mar. Acima do nível do mar temos a altitude, abaixo do nível do mar temos a profundidade de um terreno.
Regiões com maior altitude são geralmente mais frias, pois estão em maior contato com as camadas frias de ar. Regiões com altitudes menores, ou seja, mais próximas ao nível do mar, geralmente são mais quentes por causa da intensidade de ar quente.
Além de interferir nas temperaturas, o relevo também pode ser uma barreira natural às chuvas. Se as nuvens de chuva não ultrapassarem estas áreas, a tendência é que as regiões a  seguir fiquem mais secas e com o clima mais quente.
As principais formas de relevo do Brasil são:
*Planaltos: superfícies irregulares onde o processo de erosão é mais intenso.
*Depressões: resultam do processo de erosão e são áreas mais baixas em relação às áreas em torno de si.
*Planície: superfícies mais planas onde o processo de sedimentação do solo é menor.


Ciências
CIÊNCIAS

Ciências: sistema endócrino
O corpo passa por diversas mudanças durante toda a vida de uma pessoa. No período da puberdade ocorrem as mudanças mais perceptíveis. As glândulas que produzem hormônios que regulam diversas funções do organismo.
Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema  nervoso,  atuam na coordenação e regulação das funções corporais.
Os hormônios produzidos pelos ovários (estrogênio) transformam o corpo da menina em corpo de moça e os produzidos nos testículos (testosterona) transformam o corpo do menino em corpo de rapaz. As mudanças nas meninas começam antes dos meninos.
Principais transformações físicas:

Meninas
Meninos
1.   Alargamento do quadril;
2.   Desenvolvimento dos seios;
3.   Início da menstruação;
4.   Crescimento de pelos pubianos e nas axilas;
5.   Aumento de peso e de altura;
6.   Início da produção de óvulos;
1.   Crescimento de pelos pubianos, nos braços, tórax, rosto e  nas axilas;
2.   Aumento dos testículos;
3.   Alargamento dos ombros;
4.   A voz engrossa;
5.   Aumento de peso e estatura;
6.   Início de produção de espermatozóides.