domingo, 2 de setembro de 2012

31 de agosto de 2012 - Exercícios sobre pronomes e verbos


EXERCÍCIO DE REVISÃO DE PORTUGUÊS
1) Copie as frases substituindo os nomes e os pronomes destacados por pronomes do caso reto.
a)A flor é muito perfumada.
Ela é muito perfumada.
b)Marcos e Marcelo são irmãos.
X
c) Eu e meus amigos vamos ao cinema.
X
d) As borboletas voam no jardim.
X
e)O leão é o rei dos animais.
X

2) Complete as frases com os pronomes pessoais do caso reto:
a) ___ choro, ___ ri.
b) ____ tocam, ____ também tocamos.
c) ___ contei uma piada e ____ riram muito.
d)___ fomos espera-las na rodoviária.
e)___ sabes mais do que ___ sei.

3) Circule os pronomes pessoais do caso reto:
a) Quando faz calor eu vou à piscina.
b) Quanto mais ela fala, mais erra.
c) Ela é muito sábia.
d) Quando tu fores, sentirei saudade.
e) Ontem nós fomos ao baile.
f) Vós estais brincando com fogo.
g) Nós quase chegamos atrasados.
h) Você viu a onde eles foram?

4) Substitua os nomes por pronomes pessoais do caso oblíquo.
a) Encontrei o menino. Encontrei-o.
b) Guardei as blusas. ->
c) Peguei os vasos. ->
d) Joguei a água fora. ->
e) Leve o presente. ->
PRONOMES  PESSOAIS DE TRATAMENTO

Estes são os pronomes que usamos para nos referirmos as pessoas com quem falamos.
De acordo com a posição social que uma pessoa ocupa, o pronome vai mudar.
Pronome
Abreviatura
Usado para
você
V.
Pessoas íntimas, amigas.
Senhor, senhora, senhorita
Sr.
Sr.ª
Sr.ta
Pessoas com quem não se tem intimidade.
Vossa Senhoria
V.S.ª
Pessoas que ocupam cargos importantes.
Vossa Majestade
V.M.
Para reis e rainhas
Vossa Reverendíssima
V.Rev.ma
Para padres
1) Complete as frases com os pronomes de tratamento adequados.
a)Vovó, a ______ tem cabelos lindos!
b) Senhor diretor, ___________ pode nos atender?
c) ________________ é um rei poderoso.
d) _______ é minha melhor amiga.

2) Complete com os pronomes do caso obliquo.
a) Eu me cansei do filme.
Nós ___ cansamos do filme.
Ela ___ cansou do filme
b) Eu me esqueci da aula.
Nós ___ esquecemos da aula.
Eles ___ esqueceram da aula.
c) Eu ___ levanto cedo.
Tu ___ levantas cedo.
Vós ___ levantais cedo.
Elas ___ levantaram cedo.