quarta-feira, 29 de agosto de 2012

28/08/12 - Geografia - Relevo e Hidrografia do Brasil


ESCOLA CLASSE 12 DE CEILÂNDIA – 5º ANO –

 GEOGRAFIA

RELEVOS DO BRASIL

O relevo é o conjunto de variações do terreno de uma região. A variação destas superfícies interfere no clima, hidrografia e na vegetação do lugar.
A altitude de uma superfície é determinada por sua posição em relação ao nível do mar. Acima do nível do mar temos a altitude, abaixo do nível do mar temos a profundidade de um terreno.
Regiões com maior altitude são geralmente mais frias, pois estão em maior contato com as camadas frias de ar. Regiões com altitudes menores, ou seja, mais próximas ao nível do mar, geralmente são mais quentes por causa da intensidade de ar quente.
Além de interferir nas temperaturas, o relevo também pode ser uma barreira natural às chuvas. Se as nuvens de chuva não ultrapassarem estas áreas, a tendência é que as regiões a  seguir fiquem mais secas e com o clima mais quente.
As principais formas de relevo do Brasil são:
*Planaltos: superfícies irregulares onde o processo de erosão é mais intenso.
*Depressões: resultam do processo de erosão e são áreas mais baixas em relação às áreas em torno de si.
*Planície: superfícies mais planas onde o processo de sedimentação do solo é menor.

HIDROGRAFIA DO BRASIL

A maior parte da água do planeta é salgada. Apenas 1% da água é doce, ou seja, própria para o consumo de todos os seres vivos.
Boa parte desta água potável está presa nas geleiras, outra parte está no subsolo, em lençóis freáticos e formam os rios, lagos e lagoas por todo o mundo.
Os lençóis freáticos, ou aquíferos, são reservatórios naturais de água que ficam muito abaixo da superfície e são alimentados pelas chuvas que penetram lentamente no solo.
O volume de água dos rios varia de acordo com as fontes que os alimentam. Se as chuvas são mais escassas, o nível diminui se são mais abundantes, podem até transbordar, provocando as enchentes e inundações.
Um rio perene é aquele que sempre tem água e o temporário é o que se forma somente no período das chuvas.
Os rios são o curso natural das águas doces. O rio começa num ponto do solo onde a água brota do chão, este lugar é chamado de nascente. Toda a extensão do rio gera alterações no solo, abrindo fendas profundas no chão por onde a água passa.
As águas dos rios desembocam no mar e leva muitas substâncias da terra para ele. Em função disso a água do mar acumula sal. Com o passar do tempo a água do mar vai evaporando e formando nuvens de água doce, mas o sal não evapora, se acumulando cada vez mais, e isso deixa a água salgada.
A maioria dos rios tem nascente em serras e planaltos e são alimentados por outras afluentes, aumentando de tamanho.
Os rios são muito importantes para a sobrevivência das pessoas e ecossistemas. Eles levam vida a todo lugar. Quando um rio começa a secar, os ciclos de chuva da região sofrem alterações e podem gerar grandes prejuízos à natureza e ao homem.
Os rios fornecem alimento e permitem que seja feito o transporte de muitos produtos. Também são usados para a produção de energia elétrica.
Alguns dos rios mais importantes do Brasil são:

*Rio Amazonas
*Rio Paraná
*Rio São Francisco

O progresso humano faz com que os rios sofram grandes alterações.
 Seja pelo assoreamento (diminuição da profundidade do rio devido ao acúmulo de  detritos no fundo dos rios), poluição, desvio do curso da água para construção de hidroelétricas, aprofundamento do rios para navegação e construções de barragens.
Essas interferências fazem com que a natureza do lugar mude. O desmatamento das nascentes e leito dos rios prejudica a saúde do mesmo, fazendo com que as chuvas provoquem mais assoreamentos e que o nível dos rios transborde, gerando enchentes e alagamentos.