quinta-feira, 13 de setembro de 2012

13/09/12 - Revisão de pronomes e verbos


Atividade de revisão: pronomes e verbos

1) Observe o uso dos pronomes pessoais do caso oblíquo o, as, os, a depois de cada verbo:
Jogar + a = Jogá-la
Escrever + as = Escrevê-las
Dividir + os = Dividi-los
Jogaram + o = Jogaram-no
Escreveram + as = Escreveram-nas
Dividiram + a = Dividiram-na
Agora é sua vez:
Pegar a bola.

Cortaram o galho.

Comprar o suco.

Pisaram na grama.

Pagar a conta.

Venderam a casa.

Olhar a praia.

Colaram a folha.


2) Leia o poema abaixo. Circule os pronomes pessoais do caso reto e sublinhe os pronomes pessoais do caso oblíquo. Depois preencha a tabela com os mesmos, mas sem repetir.

Nome da gente (trecho do poema de Pedro Bandeira, 1987)

Por que é que eu me chamo isso e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré não se chama crocodilo?
Eu não gosto do meu nome, não fui eu quem escolheu.
Eu não sei por que se metem com um nome que é só meu!
Quando eu tiver um filho, não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande, ele que procure um!

Pronomes pessoais do caso reto
Pronomes pessoais do caso oblíquo




3) Substitua as palavras sublinhadas pelos pronomes pessoais do caso oblíquo (lhe – lhes):

a) Marta ofereceu uma festa aos amigos.
Marta ofereceu-lhes uma festa.

b) Escrevi a você um lindo cartão.
c) Renata entregou a roupa para a lavadeira.
d) Os pais desejam a seus filhos um futuro feliz.
e) O goleiro entregou a bola ao juiz.
f) Peça as balas para eles.

4) Leia o texto. Retire os pronomes e escreva-os (sem repetir) na tabela abaixo.
Olhos do coração.
Quando chegou em casa o menino espiou para dentro da sala. Vó Bisa tinha a caixinha de madeira no colo. Passava a mão de cá pra lá como se fizesse carinho. Tinha os olhos fechados e se balançava de mansinho. O xale preto estava enroladinho nela.
Nando nem precisou se mexer e ela já sabia que ele estava ali.
_ Vem cá, menino.
_ Como você me sentiu?
_ Já lhe falei. Seu cheiro e o barulho do portão. Você sabe que eu vejo com os olhos do pensamento e do coração.
(Trecho: Com as pontas dos dedos e os olhos do coração. Leila Iannone, 1986)

Pronomes
Caso reto
Caso oblíquo
De tratamento




5) Leia o texto e circule os verbos, depois liste os verbos e escreva-os no infinitivo (forma original):
A chuva
A chuva caiu.
Molhou a folha.
Molhou a flor.
Molhou o galho.
Caiu na pedra, lavou o terreiro, lavou também o formigueiro.
Chuva forte, que corre na areia.
Chuva boa, que lava a poeira.
Depois da chuva a plantinha aparece.
Olha... Sorri... E depois adormece.
(Trecho: Poesia para crianças. Maria de Lourses Serret, 1977)

Verbo
Infinitivo
Verbo
Infinitivo
Caiu
cair



















6) Complete as frases abaixo com os verbos que indicam estado.

é
está
permanece
ficou
tornou-se

a)      Aquela menina _____ bailarina.
b)      Meu avô __________ cansado.
c)      Carolina _____________doente.
d)      Mamãe ___________ preocupada.
e)      O rapaz ______________ deitado.
f)       Rorigo ______________ campeão.
g)      Meu irmão __________ triste.
h)      O cachorro _________ bravo.

7) Escreva uma frase com cada verbo que indica fenômeno da natureza:
a) Chover
b) Ventar
c) Nevar
d) Trovejar
e) Relampejar

8) Leia e complete o quadro.
_ A cara está limpa, mas as mãos estão imundas!
_Ora, mãe! Eu sujei as mãos enquanto lavava a cara...
Verbos que indicam estado.
Verbos que indicam ação.



9) Complete com o pronome pessoal do caso reto adequado:
a) _____ tomávamos café na lanchonete quando ____ chegastes correndo...
b) _____ descansaremos no hotel.
c) _____ chamei o garçom e  ____ logo me atendeu.
d) _____ sonhava com aquela boneca há muito tempo...
e) _____ disse que a camisa rosa era para mocinhas.
f) ______ comprarás aquela casa mesmo?

10) Reescreva as frases colocando os verbos no futuro.
a) Elas sentaram depressa.
b) Eles esperaram muito.
c) Vocês comeram rápido.
e) Eles varreram tudo.
f) Elas beberam suco.
g) Vocês dormiram cedo.
h) Elas serviram vinho.
i) Eles ouviram música.