terça-feira, 7 de agosto de 2012

7 de agosto de 2012 - História: Imigrantes 2


História – Imigrantes
Por que sair da terra natal?
Algumas pessoas nascem e vivem toda a vida no mesmo lugar, outras procuram novas terras para viver. Isso acontece por vários motivos:
·        Necessidade de emprego; Vontade de conhecer outros lugares; Fugir de guerras e conflitos armados; Melhores condições de vida;
No final do século XIX e início do século XX, vieram viver e trabalhar no Brasil milhares de estrangeiros, principalmente da Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e Japão.
Os Pioneiros
Os primeiros imigrantes se dirigiram ao sul do país. E vieram incentivados pelo governo da época, com o objetivo de incentivar a ocupação das áreas desabitadas do Brasil.
A grande maioria dos estrangeiros veio para o Brasil após 1880. A escravização estava prestes a acabar e as fazendas começaram a contratar pessoas livres, os imigrantes.
Os imigrantes vieram trabalhar nas fazendas e lavouras. Muitos se instalaram nos campos e outros nas cidades. Todos contribuíram para o desenvolvimento do nosso País.
A adaptação às novas condições de vida e trabalho não foi fácil e muitos imigrantes acabaram voltando para os seus países de origem.
Eles também enfrentaram preconceito, dificuldades para encontrar trabalho e moradia.