terça-feira, 30 de abril de 2013

30/05/13 - História: Os Africanos no Brasil. - Geografia: O clima no Brasil


História: Os Africanos no Brasil.

Por volta de 1500 os portugueses começaram a trazer africanos escravizados para trabalhar no Brasil.
A escravização trouxe muito sofrimento para os africanos, eles apanhavam muito e eram torturados de várias maneiras. Tudo isso para que obedecessem e trabalhassem sem parar.
Os africanos são a população da África. A África não é um país, é um Continente com vários países e povos diferentes. Várias culturas, costumes, tradições, histórias, línguas, assim como ocorreu com os indígenas do Brasil.
Os povos africanos se organizavam em aldeias, com seus reis, exércitos, comércios, impostos. Entre os membros de um mesmo povo, ou seja etnia, havia muito  respeito e cuidados mútuos.  Os povos africanos não eram selvagens sem lei, como pensavam os portugueses, apenas entendiam a vida de uma maneira diferente.
Nas aldeias, as pessoas se ajudavam, construíam as casas juntas, seguiam regras comuns e tinham respeito uns pelos outros. Havia um grande sentido de unidade.
Uma prática comum entre as aldeias era a luta por mais terras e bens. Quando duas aldeias se enfrentavam, travavam guerras muito sérias. Era costume entre os povos que aquele que perdesse a disputa se tornaria escravo da aldeia ganhadora. Na sua nova morada, serviria os vencedores e também seria cuidado. Os filhos dos escravos que nascessem a partir da quarta geração, nasciam livres.
Por tanto, não foram os portugueses que inventaram a escravidão. Eles usaram uma prática considerada comum entre alguns povos para capturar mais e mais pessoas. Acontece que esta estratégia tomou proporções gigantescas e milhares e milhares de africanos foram levados para vários continentes como escravizados.


 




GEOGRAFIA: CLIMA
Clima é o conjunto de todas as variações do tempo de um lugar. O TEMPO se refere aos ciclos de chuva, vento, temperaturas da atmosfera. A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra e esta camada sofre alterações em sua umidade, densidade, temperatura e movimento. O ar se movimenta e forma massas extensas.
Os tipos de clima do Brasil
Para classificar um clima, devemos considerar a temperatura, a umidade, as massas de ar, a pressão atmosférica, correntes marítimas e ventos, entre muitas outras características. Ou seja as condições atmosféricas de uma região.
Alguns dos tipos de clima do Brasil são os seguintes:
Clima Subtropical: presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro a março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.
Clima Semiárido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.
Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2500 mm anuais.
Clima Tropical Úmido: temperaturas elevadas (média anual por volta de 25°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.
Clima Tropical Típico: as temperaturas são elevadas durante todo o ano ( média anual por volta de 22°C). Percebe-se basicamente duas estações: a chuvosa e a seca.