REVISÃO DE GEOGRAFIA 1° BIMESTRE
O que a Geografia estuda?
|
O Distrito Federal é um estado?
|
O que é paisagem natural?
|
Quantos são os estados brasileiros?
|
O que é paisagem humanizada?
|
Quantas e quais são as regiões do Brasil?
|
Quantos e quais são os oceanos do nosso planeta?
|
Os estados são divididos em municípios e cidades. O Distrito Federal é dividido em quê?
|
Quantos e quais são os continentes do nosso planeta?
|
Em que estado o Distrito Federal está localizado?
|
O que é um globo terrestre?
|
A administração do Brasil é feita por quantos e quais poderes?
|
O que é e para que serve um planisfério?
|
Qual é a função principal do poder legislativo?
|
Quais são os pontos cardeais?
|
Qual é a função principal do poder executivo?
|
Quais são os pontos colaterais?
|
Qual é a função principal do poder judiciário?
|
Qual é o nome da linha imaginária que divide o nosso planeta em hemisfério oriental e hemisfério ocidental?
|
Em qual dos três poderes a presidenta atua?
|
Qual é o nome da linha imaginária que divide o nosso planeta em hemisfério norte e hemisfério sul?
|
Qual é a capital do Brasil?
|
Quais são os quatro pontos mais extremos do território brasileiro?
|
Em quantos Estados o Brasil foi dividido?
|
Qual é o nome do continente no qual o Brasil está localizado?
|
Desenhe a rosa dos ventos e identifique os pontos cardeais e os colaterais.
|
Qual é o oceano que banha o Brasil?
|
Faça uma tabela em seu caderno com as seguintes informações: Região – Estados- Siglas - Capitais
|
Quantos e quais são os países que fazem fronteira com o Brasil?
|
O que é rotação? Quanto tempo dura a rotação da Terra?
|
Quantos países existem na América do Sul? Qual é o maior deles?
|
O que é translação? Quanto tempo dura a translação a Terra?
|
Como são chamadas as linhas imaginárias traçadas no mapa mundi?
|
Qual é o nome do satélite natural da Terra?
|
|
|
Por que estudar história? O que marcou o início da história?
|
O período anterior ao da história recebe o nome de:
|
O que torna os povos indígenas diferentes uns dos outros?
|
Por que os povos indígenas foram atacados no período em que o Brasil foi colonizado?
|
Quais são as três principais hipóteses sobre o aparecimento do homem no Continente Americano? Explique cada uma.
|
Qual é a data que marca a chegada dos portugueses no Brasil?
|
E os índios, qual reação tiveram ao encontrar os portugueses?
|
Qual era o objetivo das Grandes Navegações?
|
Qual foi o primeiro produto explorado pelos portugueses no Brasil?
|
O que quer dizer escambo?
|
Qual foi o primeiro produto cultivado no Brasil pelos portugueses? Por qual motivo?
|
O que é capitania hereditária?
|
Qual foi a reação dos portugueses ao encontrar os índios?
|
15. A tentativa de escravizar os indígenas deu certo? Por que?
16. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( )Os indígenas se referem a nós como “não-índios”.
( )Os índios formam um único povo.
( )O contato com os não-índios provocou muitas mudanças nas tribos indígenas.
( )O contato com os não-índios sempre foi muito tranquilo e amigável.
( )As Leis que protegem as terras indígenas foram criadas após muitas lutas.
( )Os povos indígenas não têm direito às terras pois não as compraram.
( )Os povos indígenas estão acabando.
( )Os portugueses desconsideraram o modo de viver e a linguagem indígena e começaram a acreditar que os índios deveriam viver a maneira dos europeus.
( )O modo de vida dos europeus também trouxe uma série de doenças para as tribos e isso matou muitos nativos.
( )Se o índio conviver com o não-índio deixará de ser um indígena.
( )As habitações indígenas são todas iguais.
( )Os indígenas possuem vários tipos de rituais e celebram a vida de modo diferente do nosso.
( )Índio é uma pessoa preguiçosa e que não gosta de trabalhar.
( )Índio não pode ter acesso a tecnologia.
( )Índio não pode frequentar as escolas dos não-índios.
( )Os índios sabem manejar a floresta de modo a suprir suas necessidades sem destruir a natureza.
( )Os índios são fundamentais na preservação das florestas, já que eles conseguem coletar as sementes que gerarão mudas de novas árvores.
|