terça-feira, 19 de junho de 2012

Avaliação de História e Geografia 2º bimestre de 2012


Escola Classe 12 de Ceilândia
Professora: _________________ 5º ano ____ Sala B__ Data: __/__/__
Aluno(a): _________________________________________ Nº: ______

Avaliação integrada de História e Geografia

1) Leia o texto:

Os Africanos*
“Várias cores foram usadas para pintar o povo brasileiro: cores da África, das Américas, da Europa e da Ásia. O povo brasileiro tem a diversidade dos povos do mundo.
Devido ao processo de escravização a que os africanos e os indígenas foram submetidos, criou-se o pensamento de que os negros e os índios eram pessoas com menos direitos e menos valores.
Este pensamento, herdado do tempo da colonização, fez com que estas pessoas tivessem menos oportunidades na sociedade. Estas pessoas passaram a ser discriminadas por causa de sua etnia. As crianças não nascem discriminando, elas aprendem a discriminar com o exemplo dos mais velhos. Discriminar não é uma atitude normal e nem correta.”
* Fragmento de texto produzido coletivamente após estudos em sala.

a) Marque as alternativas corretas:
Quanto ao ato de discriminar de algumas crianças, podemos afirmar que:
(  ) As crianças já nascem sabendo discriminar as pessoas.
(  ) As crianças aprendem a discriminar convivendo com pessoas que discriminam os outros.
(  ) Discriminar as pessoas não é uma atitude normal.

b) Marque a alternativa correta:
Quanto ao processo de escravização podemos afirmar que:
(  ) Os povos africanos escolheram ser escravizados.
(  ) Os povos africanos lutaram contra a escravização e não aceitaram perder a liberdade.
(  ) É correto um povo escravizar outro para se beneficiar do trabalho gratuito.

c) Marque a alternativa correta:
Quanto à formação do povo brasileiro podemos afirmar que:
(  ) A população brasileira é constituída apenas de descendentes de índios e  africanos.
(  ) A população brasileira é resultado  da mistura de povos de vários lugares do mundo.
(  ) A população brasileira é formada apenas por descendentes de europeus.
2) Leias as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(  ) A escravidão  foi um ato de covardia contra as pessoas.
(  ) O processo de escravização foi bom para o desenvolvimento da África.
(  ) A comida servida aos escravizados era insuficiente e ruim.
(  ) Muitos escravizados morriam de tanto serem chicoteados.
(  ) Muitos escravizados ganhavam salário e casas para morar.
(  ) Os escravizados eram obrigados a trabalhar noite e dia sem descanso.
(  ) O navio negreiro era o transporte usado para trazer os índios para o Brasil.
(  ) Os africanos gostavam de viver privados da liberdade.

3) Marque com um (x) as imagens que mostram parte da história do Brasil no tempo da escravidão:
4) Leia atentamente as informações abaixo e complete cada texto com as palavras do quadro:
crescimento
educação
brasileiro
território
imigração
imigrantes
saúde
Zumbi

a) Com o declínio da escravidão, os portugueses começaram a ter prejuízos em seus negócios, pois não havia mais escravizados para trabalhar. O jeito foi incentivar a ___________________ de pessoas de outros países interessadas em trabalhar.

b) A imigração trouxe pessoas de várias partes do mundo, tais como: japoneses, poloneses, alemães e italianos. Estes grupos étnicos também participaram da construção do povo ______________________.

c) Devido a ocupação desigual do ______________________ brasileiro, algumas regiões são mais populosas do que outras. E a influência dos ___________________ fez com que a cultura do Brasil se tornasse mais rica em função da grande diversidade de saberes dos povos estrangeiros que vieram morar no Brasil.

d) O ____________________ da população brasileira tem diminuído. Antigamente as famílias tinham 15 filhos, hoje a média é de 2 por família. Se o crescimento da população não fosse controlado, as pessoas encontrariam ainda mais dificuldades para terem acesso a _________________, segurança, __________________, saneamento básico e emprego.

e) Um dos quilombolas mais conhecidos foi _______________ dos Palmares. Ele lutou pela libertação do seu povo.

5) Crie uma imagem que retrate a capoeira: