Escola Classe 12
de Ceilândia
Professora:
_________________ 5º ano ____ Sala B__ Data: __/__/__
Aluno(a):
_________________________________________ Nº: ______
Avaliação
integrada de História e Geografia
1) Leia o texto:
Os Africanos*
“Várias cores foram usadas para pintar o povo
brasileiro: cores da África, das Américas, da Europa e da Ásia. O povo
brasileiro tem a diversidade dos povos do mundo.
Devido ao processo de escravização a que os
africanos e os indígenas foram submetidos, criou-se o pensamento de que os
negros e os índios eram pessoas com menos direitos e menos valores.
Este pensamento, herdado do tempo da
colonização, fez com que estas pessoas tivessem menos oportunidades na
sociedade. Estas pessoas passaram a ser discriminadas por causa de sua etnia. As
crianças não nascem discriminando, elas aprendem a discriminar com o exemplo
dos mais velhos. Discriminar não é uma atitude normal e nem correta.”
* Fragmento de texto
produzido coletivamente após estudos em sala.
a) Marque as
alternativas corretas:
Quanto ao ato de discriminar de
algumas crianças, podemos afirmar que:
( ) As crianças já nascem
sabendo discriminar as pessoas.
( ) As crianças aprendem a discriminar
convivendo com pessoas que discriminam os outros.
( ) Discriminar as pessoas
não é uma atitude normal.
b) Marque a
alternativa correta:
Quanto ao processo de escravização
podemos afirmar que:
( ) Os povos africanos
escolheram ser escravizados.
( ) Os povos africanos
lutaram contra a escravização e não aceitaram perder a liberdade.
( ) É correto um povo
escravizar outro para se beneficiar do trabalho gratuito.
c) Marque a alternativa correta:
Quanto à formação do povo brasileiro
podemos afirmar que:
( ) A população brasileira
é constituída apenas de descendentes de índios e africanos.
( ) A população brasileira
é resultado da mistura de povos de
vários lugares do mundo.
( ) A população brasileira
é formada apenas por descendentes de europeus.
2) Leias as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F)
para falso:
( ) A escravidão foi um ato de covardia contra as pessoas.
( ) O processo de escravização foi bom para o
desenvolvimento da África.
( ) A comida servida aos escravizados era
insuficiente e ruim.
( ) Muitos escravizados morriam de tanto serem
chicoteados.
( ) Muitos escravizados ganhavam salário e
casas para morar.
( ) Os escravizados eram obrigados a trabalhar
noite e dia sem descanso.
( ) O navio negreiro era o transporte usado
para trazer os índios para o Brasil.
( ) Os africanos gostavam de viver privados da
liberdade.
3) Marque com um
(x) as imagens que mostram parte da história do Brasil no tempo da
escravidão:
4) Leia atentamente as informações abaixo e complete
cada texto com as palavras do quadro:
crescimento
|
educação
|
brasileiro
|
território
|
imigração
|
imigrantes
|
saúde
|
Zumbi
|
a) Com o declínio da escravidão, os
portugueses começaram a ter prejuízos em seus negócios, pois não havia mais
escravizados para trabalhar. O jeito foi incentivar a ___________________ de
pessoas de outros países interessadas em trabalhar.
b) A imigração trouxe pessoas de várias partes
do mundo, tais como: japoneses, poloneses, alemães e italianos. Estes grupos
étnicos também participaram da construção do povo ______________________.
c) Devido a ocupação desigual do ______________________
brasileiro, algumas regiões são mais populosas do que outras. E a influência
dos ___________________ fez com que a cultura do Brasil se tornasse mais rica
em função da grande diversidade de saberes dos povos estrangeiros que vieram
morar no Brasil.
d) O ____________________ da população
brasileira tem diminuído. Antigamente as famílias tinham 15 filhos, hoje a
média é de 2 por família. Se o crescimento da população não fosse controlado,
as pessoas encontrariam ainda mais dificuldades para terem acesso a
_________________, segurança, __________________, saneamento básico e emprego.
e) Um dos quilombolas mais conhecidos foi _______________
dos Palmares. Ele lutou pela libertação do seu povo.
5) Crie uma imagem que retrate a capoeira: