terça-feira, 12 de junho de 2012

12/06/12 - África


Revisão história
Resenha, Atlântico Negro: nas rotas dos Orixás
O documentário Atlântico Negro: nas rotas dos Orixás, é um filme que retrata a importância do continente Africano na construção da sociedade brasileira. Esta estruturação cultural mostra a semelhança existente entre estes povos, dentre estes laços: a religiosidade, a musicalidade, a fala, hábitos alimentares, a estrutura familiar e as manifestações culturais.
Durante as cenas do filme são desconstruídas visões etnocêntricas e de censo comum sobre o continente Africano. A ideia de um território que vive em constante estado de guerras étnicas e civis, de fome e total miséria é desmistificado para mostrar o lado cultural da África que deu origem ao Candomblé, ao Xangô e ao Tangô, religiões presentes no território brasileiro. Essa representação cinematográfica nos dimensiona a entender o início da mercantilização africana e de como a escravidão se tornou uma mera desculpa para a propagação das guerras civis, iniciando assim um intercâmbio biológico, econômico e cultural entre Brasil e África.
Nota-se, que ter um outro olhar da África nos ajuda a compreender a nossa própria história, tanto nos hábitos sociais, quanto nos costumes oriundos desta terra quase que desconhecida. Tendo a perspectiva que a cultura africana não é a unicamente baseada na história colonial e no expansionismo europeu, a África com reinos e império possui suas formas particulares de governar e agir como povo. A reconstrução da histórica africana nos permite entender como a escravidão se promulgou pelo espaço geográfico e social do Brasil, dissipando as misturas biológicas que originou a miscigenação nacional e a diversidade religiosa presentes nos terreiros de candomblé como o: ilê, aié, axé, opô, ofonjá e casa branca.
Todo o tema abordado no documentário, abre um leque de oportunidades para entender melhor a África e o Brasil e conhecer também que existe uma troca cultural entre os dois lugares referidos. Compreendendo que o retorno dos africanos escravizados para o continente de origem, representou também a ida de valores culturais, morais e sociais brasileiro como: a construção da igreja e da festa do Senhor do Bonfim, a construção (mesmo que em pequena escala) da arquitetura brasileira em solo africano e a vestimenta feminina das mulheres agudás. Além de entender que mesmo depois da escravidão, a cultura brasileira continua sendo preservada por este povo que se denominam brasileiros, mesmo tendo nascido em solo africano.
Esta perspectiva mostra a construção de nossas raízes, ajudando a fazer paralelos que melhorem o entendimento dessas aplicações no Brasil. Hoje em pleno século XXI a forma de vida dos afro-descendentes tornou-se uma luta política e social que visa a reparação da escravidão que aconteceu no país. Entretanto, este documentário ressalta a trajetória africana como um continente repleto de etnias e formas de vidas variadas, desconstruindo a visão eurocêntrica e religiosa da igreja católica que foi desenvolvida na história ao longo dos séculos.

Revisão de História e Geografia
1) Sabemos que o povo brasileiro foi formado pela união de várias etnias. Três grupos étnicos que fizeram parte desta construção foram os ________________, ________________ e os ___________________.

2) Os portugueses estavam viajando pelos mares em busca de novas rotas de comércio. Durante uma destas viagens chegaram à costa brasileira acreditando terem chegado à Índia. Ao verem os nativos, chamaram-nos de _____________, por crerem se tratar dos moradores da Índia.

3) Iniciando a exploração da terra encontrada, perceberam que havia muitas riquezas na mata. Interessados no que poderiam retirar  dessas novas terras, os portugueses começaram a _________________ seus produtos com os produtos dos índios estabelecendo uma comunicação com os mesmos.

4) Os índios foram amigáveis e demonstraram muita curiosidade com relação aos recém chegados em suas terras. Não ofereceram muita resistência. No entanto, os portugueses queriam muito mais do que simples presentes, eles queriam:
___________________________________________
_________________________________________________________________

5) Com o passar do tempo, mais e mais portugueses chegaram ao Brasil para ocupar e explorar as terras. Mas precisavam de pessoas para trabalhar, pois havia muita mata para ser derrubada e muito que se plantar. Os índios ajudaram no começo, mas depois de um tempo os portugueses tentaram _________________ os índios. Estes não aceitaram e começaram a fugir mata à dentro. Precisando de mais e mais mão de obra, os portugueses começaram a trazer outras pessoas para cá. No entanto, essas pessoas foram trazidas contra sua vontade.  Elas foram _______________________.

6) A escravização foi um processo muito doloroso e difícil. O alvo da escravização foi o povo _____________________. Na época em que os portugueses contornaram a África, boa parte dos povos viviam em _____________com número pequeno de habitantes. Estas pessoas viviam da caça e da pesca e a maioria não usava a escrita. A ideia de escravizar pessoas nasceu como punição aos prisioneiros de guerra ou a pessoas que desrespeitavam regras. Portugal se interessou em comprar pessoas _____________________, pois estas pessoas eram impedidas de terem direitos e assim, trabalhavam de ________________.


7) Os africanos escravizados eram tratados pior do que se tratava um __________. Eles eram acorrentados e jogados em jaulas. Foram instalados em navios _____________________. Estes navios transportavam os africanos escravizados para diversos lugares, onde eram vendidos como mercadorias.

8) Famílias inteiras foram separadas, tribos dizimadas, crianças e idosos mortos. Quem adoecia dentro do navio negreiro acabava morrendo e sendo jogado ao ____________. Isso era feito para evitar contaminações dos demais tripulantes.

9) Chegando ao Brasil, os novos donos das terras compravam seus escravizados e os levavam para trabalhar nas fazendas e minas. Eles eram abrigados em lugares chamados ________________. Nas senzalas, dormiam amontoados, não tinham ________________ para comer, ______________ limpa para beber e vestiam trapos feitos com o tecido dos sacos de sementes.

10) Os descendentes dos escravizados já nasciam escravizados também. Não tinham nenhum direito.

11) De tanto serem tratados como animais e terem seus atributos desmerecidos, muitos africanos escravizados e seus descendentes passaram a acreditar que realmente não eram pessoas importantes e nem que mereciam ser livres. Outros, no entanto, não aceitaram a condição de escravizado e lutaram até a morte pela liberdade. Muitos conflitos aconteceram entre escravizados e senhores de engenho. Os escravizados que conseguiam fugir iam para os ________________.

12) Um dos quilombolas mais conhecidos foi _____________ dos Palmares. Ele lutou pela libertação do seu povo.

13) Mesmo na condição de escravizado, o povo africano lutou para manter suas tradições. Sua religiosidade, sua dança, música estava vivos dentro da senzala. Uma luta foi praticada em forma de dança, a _____________________ era praticada pelos escravizados e os golpes usados em suas lutas.

14) A África não é um país, é um _______________________. E possui várias etnias, com culturas, tradições, línguas e religiões diferentes.

15) A Princesa ___________________ assinou o documento que determinou o fim da ________________ no Brasil. Mas a escravidão não acabou por decreto. Os ex-escravizados não tinham para onde ir e nem como prover seu sustento. Muitos acabaram ficando nas __________________ para trabalhar em troca de abrigo e comida. As oportunidades de trabalho não eram dadas em igualdades de condições para negros e brancos. Os afrodescendentes sofreram discriminação  e encontraram muita dificuldade para recomeçar.

16) Hoje, ainda percebemos muito preconceito entorno de tudo o que envolve a pessoa negra. O fim da escravidão  também precisa acontecer no modo de pensar e agir de todos os brasileiros que não devem: _____________________
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17) Com o declínio da escravidão, os portugueses começaram a ter prejuízos em seus negócios, pois não havia mais escravizados para trabalhar. O jeito foi incentivar a ___________________ de pessoas de outros países interessadas em trabalhar.

18) A imigração trouxe pessoas de várias partes do mundo, tais como: japoneses, poloneses, alemães e italianos. Estes grupos étnicos também participaram da construção do povo ___________________.

19) Devido a ocupação desigual do ___________________ brasileiro, algumas regiões são mais populosas do que outras. E a influência dos ________________ fez com que a cultura do Brasil se tornasse mais rica em função da grande diversidade de saberes dos povos estrangeiros que vieram morar no Brasil.

20) O ____________________ da população brasileira tem diminuído. Antigamente as famílias tinham 15 filhos, hoje a média é de 2 por família. Se o crescimento da população não fosse controlado, as pessoas encontrariam ainda mais dificuldades para terem acesso a _________________, segurança, __________________, saneamento básico e emprego.

21) Faça uma  imagem que represente a capoeira: