Revisão história
Resenha, Atlântico Negro: nas rotas dos Orixás
O documentário
Atlântico Negro: nas rotas dos Orixás, é um filme que retrata a importância do
continente Africano na construção da sociedade brasileira. Esta estruturação
cultural mostra a semelhança existente entre estes povos, dentre estes laços: a
religiosidade, a musicalidade, a fala, hábitos alimentares, a estrutura
familiar e as manifestações culturais.
Durante as cenas do
filme são desconstruídas visões etnocêntricas e de censo comum sobre o
continente Africano. A ideia de um território que vive em constante estado de
guerras étnicas e civis, de fome e total miséria é desmistificado para mostrar
o lado cultural da África que deu origem ao Candomblé, ao Xangô e ao Tangô,
religiões presentes no território brasileiro. Essa representação
cinematográfica nos dimensiona a entender o início da mercantilização africana
e de como a escravidão se tornou uma mera desculpa para a propagação das
guerras civis, iniciando assim um intercâmbio biológico, econômico e cultural
entre Brasil e África.
Nota-se, que ter um
outro olhar da África nos ajuda a compreender a nossa própria história, tanto
nos hábitos sociais, quanto nos costumes oriundos desta terra quase que
desconhecida. Tendo a perspectiva que a cultura africana não é a unicamente
baseada na história colonial e no expansionismo europeu, a África com reinos e
império possui suas formas particulares de governar e agir como povo. A
reconstrução da histórica africana nos permite entender como a escravidão se
promulgou pelo espaço geográfico e social do Brasil, dissipando as misturas
biológicas que originou a miscigenação nacional e a diversidade religiosa
presentes nos terreiros de candomblé como o: ilê, aié, axé, opô, ofonjá e casa branca.
Todo o tema
abordado no documentário, abre um leque de oportunidades para entender melhor a
África e o Brasil e conhecer também que existe uma troca cultural entre os dois
lugares referidos. Compreendendo que o retorno dos africanos escravizados para
o continente de origem, representou também a ida de valores culturais, morais e
sociais brasileiro como: a construção da igreja e da festa do Senhor do Bonfim,
a construção (mesmo que em pequena escala) da arquitetura brasileira em solo
africano e a vestimenta feminina das mulheres agudás. Além de entender que
mesmo depois da escravidão, a cultura brasileira continua sendo preservada por
este povo que se denominam brasileiros, mesmo tendo nascido em solo africano.
Esta perspectiva
mostra a construção de nossas raízes, ajudando a fazer paralelos que melhorem o
entendimento dessas aplicações no Brasil. Hoje em pleno século XXI a forma de
vida dos afro-descendentes tornou-se uma luta política e social que visa a
reparação da escravidão que aconteceu no país. Entretanto, este documentário
ressalta a trajetória africana como um continente repleto de etnias e formas de
vidas variadas, desconstruindo a visão eurocêntrica e religiosa da igreja
católica que foi desenvolvida na história ao longo dos séculos.
Revisão de
História e Geografia
1) Sabemos que o povo brasileiro foi formado
pela união de várias etnias. Três grupos étnicos que fizeram parte desta
construção foram os ________________, ________________ e os
___________________.
2) Os portugueses
estavam viajando pelos mares em busca de novas rotas de comércio. Durante uma
destas viagens chegaram à costa brasileira acreditando terem chegado à Índia.
Ao verem os nativos, chamaram-nos de _____________, por crerem se tratar dos
moradores da Índia.
3) Iniciando a
exploração da terra encontrada, perceberam que havia muitas riquezas na mata.
Interessados no que poderiam retirar
dessas novas terras, os portugueses começaram a _________________ seus
produtos com os produtos dos índios estabelecendo uma comunicação com os
mesmos.
4) Os índios
foram amigáveis e demonstraram muita curiosidade com relação aos recém chegados
em suas terras. Não ofereceram muita resistência. No entanto, os portugueses
queriam muito mais do que simples presentes, eles queriam:
___________________________________________
_________________________________________________________________
5) Com o passar
do tempo, mais e mais portugueses chegaram ao Brasil para ocupar e explorar as
terras. Mas precisavam de pessoas para trabalhar, pois havia muita mata para
ser derrubada e muito que se plantar. Os índios ajudaram no começo, mas depois
de um tempo os portugueses tentaram _________________ os índios. Estes não
aceitaram e começaram a fugir mata à dentro. Precisando de mais e mais mão de
obra, os portugueses começaram a trazer outras pessoas para cá. No entanto,
essas pessoas foram trazidas contra sua vontade. Elas foram _______________________.
6) A escravização
foi um processo muito doloroso e difícil. O alvo da escravização foi o povo
_____________________. Na época
em que os portugueses contornaram a África, boa parte dos povos viviam em
_____________com número pequeno de habitantes. Estas pessoas viviam da caça e
da pesca e a maioria não usava a escrita. A ideia de escravizar pessoas nasceu
como punição aos prisioneiros de guerra ou a pessoas que desrespeitavam regras.
Portugal se interessou em comprar pessoas _____________________, pois estas
pessoas eram impedidas de terem direitos e assim, trabalhavam de ________________.
7) Os africanos
escravizados eram tratados pior do que se tratava um __________. Eles eram
acorrentados e jogados em jaulas. Foram instalados em navios
_____________________. Estes navios transportavam os africanos escravizados
para diversos lugares, onde eram vendidos como mercadorias.
8) Famílias
inteiras foram separadas, tribos dizimadas, crianças e idosos mortos. Quem
adoecia dentro do navio negreiro acabava morrendo e sendo jogado ao
____________. Isso era feito para evitar contaminações dos demais tripulantes.
9) Chegando ao
Brasil, os novos donos das terras compravam seus escravizados e os levavam para
trabalhar nas fazendas e minas. Eles eram abrigados em lugares chamados
________________. Nas senzalas, dormiam amontoados, não tinham ________________
para comer, ______________ limpa para beber e vestiam trapos feitos com o
tecido dos sacos de sementes.
10) Os
descendentes dos escravizados já nasciam escravizados também. Não tinham nenhum
direito.
11) De tanto
serem tratados como animais e terem seus atributos desmerecidos, muitos
africanos escravizados e seus descendentes passaram a acreditar que realmente
não eram pessoas importantes e nem que mereciam ser livres. Outros, no entanto,
não aceitaram a condição de escravizado e lutaram até a morte pela liberdade.
Muitos conflitos aconteceram entre escravizados e senhores de engenho. Os
escravizados que conseguiam fugir iam para os ________________.
12) Um dos
quilombolas mais conhecidos foi _____________ dos Palmares. Ele lutou pela libertação
do seu povo.
13) Mesmo na
condição de escravizado, o povo africano lutou para manter suas tradições. Sua
religiosidade, sua dança, música estava vivos dentro da senzala. Uma luta foi
praticada em forma de dança, a _____________________ era praticada pelos
escravizados e os golpes usados em suas lutas.
14) A África não
é um país, é um _______________________. E possui várias etnias, com culturas,
tradições, línguas e religiões diferentes.
15) A Princesa
___________________ assinou o documento que determinou o fim da
________________ no Brasil. Mas a escravidão não acabou por decreto. Os
ex-escravizados não tinham para onde ir e nem como prover seu sustento. Muitos
acabaram ficando nas __________________ para trabalhar em troca de abrigo e
comida. As oportunidades de trabalho não eram dadas em igualdades de condições
para negros e brancos. Os afrodescendentes sofreram discriminação e encontraram muita dificuldade para
recomeçar.
16) Hoje, ainda
percebemos muito preconceito entorno de tudo o que envolve a pessoa negra. O
fim da escravidão também precisa
acontecer no modo de pensar e agir de todos os brasileiros que não devem:
_____________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
__________________________________________________________________
17) Com o
declínio da escravidão, os portugueses começaram a ter prejuízos em seus
negócios, pois não havia mais escravizados para trabalhar. O jeito foi
incentivar a ___________________ de pessoas de outros países interessadas em
trabalhar.
18) A imigração
trouxe pessoas de várias partes do mundo, tais como: japoneses, poloneses,
alemães e italianos. Estes grupos étnicos também participaram da construção do
povo ___________________.
19) Devido a
ocupação desigual do ___________________ brasileiro, algumas regiões são mais
populosas do que outras. E a influência dos ________________ fez com que a
cultura do Brasil se tornasse mais rica em função da grande diversidade de
saberes dos povos estrangeiros que vieram morar no Brasil.
20) O
____________________ da população brasileira tem diminuído. Antigamente as
famílias tinham 15 filhos, hoje a média é de 2 por família. Se o crescimento da
população não fosse controlado, as pessoas encontrariam ainda mais dificuldades
para terem acesso a _________________, segurança, __________________,
saneamento básico e emprego.
21) Faça uma imagem que represente a capoeira: