sábado, 22 de dezembro de 2012

22/12/12 - Questões para simulado de Português


1)    As palavras: brincar, correr, jogar são:

a) (  ) Verbos
b) (  ) Substantivos
c)  (  ) Adjetivos
d) (  ) Advérbios

2)    Na frase: João foi brincar na piscina. A palavra piscina é:

a) (  ) Verbo
b) (  ) Substantivo
c)  (  ) Adjetivo
d) (  ) Advérbio

3) Na frase: Meu pai gosta de bolo macio. A palavra macio é:

a) (  ) Verbo
b) (  ) Substantivo
c)  (  ) Adjetivo
d) (  ) Advérbio

4) Na frase: Ontem eu brinquei até tarde.  As palavras ontem e tarde são:

a) (  ) Verbos
b) (  ) Substantivos
c)  (  ) Adjetivos
d) (  ) Advérbios

5) Na frase: Maria adora andar de bicicleta. Quem é o sujeito?

a) (  ) adora
b) (  )  Maria
c) (  ) andar
d) (  ) bicicleta

6) Na frase a seguir, qual é o predicado?

Antônio e Lucas se divertem juntos.

a) (  )  Antônio e Lucas
b) (  ) Lucas se divertem
c) (  ) se divertem juntos
d) (  )  divertem juntos

7) O substantivo é uma palavra que:

a) (  ) modifica o sentido do verbo.
b) (  ) dá nome aos seres.
c) (  ) liga duas orações.
d) (  ) liga duas palavras.

8) O advérbio é uma palavra que:

a) modifica o sentido do verbo.
b) dá nome aos seres.
c) liga duas orações.
d) liga duas palavras.

9) A frase a seguir pode ser completada com qual pronome?

_____ falamos que não daria tempo!

a) (  ) nós
b) (  ) vós
c) (  ) eles
d) (  ) eu

10) Na frase a seguir, qual é o verbo adequado?

 Eu ______________ a lata de tinta.

a) (   ) abriremos
b) (  ) abri
c) (  ) abriu
d) (  ) abristes


11) Na frase: Antônia faz bolos deliciosos. A palavra bolos é um:

a) (   ) substantivo comum
b) (  ) substantivo composto
c) (  ) substantivo próprio
d) (  ) substantivo abstrato

12) A oração que possui apenas um verbo é período:

a) (  ) composto
b) (  ) simples
c) (  ) equivalente
d) (  ) predicado

13) A oração que possui dois ou mais verbos é um período:

a) (  ) equivalente
b) (  ) composto
c) (  ) predicado
d) (  ) simples

14) Na frase:

Os professores trabalham muito, mas ganham pouco.

A palavra mas é uma:

a) (  ) conjunção
b) (  ) preposição
c) (  ) oração
d) (  ) frase

15) A frase abaixo é uma :

Socorro!

a) (  ) preposição
b) (  ) interjeição
c)  (  ) oração
d) (  ) conjunção

Leia a fábula e responda
as questões 16 a 20.

O Rei Plantador de Árvores (fábula árabe)

Um Rei seguia pela estrada com a sua comitiva, quando viu um homem velho plantando uma arvorezinha.
Achou aquela atitude muito estranha, já que a árvore demoraria a crescer e, quando pudesse dar frutos, o velho, na certa, não estaria mais lá para aproveitar.
E então, o Rei perguntou ao velho plantador de árvores por que insistia numa tarefa inútil. Ao que o homem respondeu:
_ Fico feliz em plantar, mesmo não sendo eu quem vai colher. Não estamos aproveitando hoje as árvores que foram plantadas há muitos anos? Plantar é o que importa. Não o “colher”.
O Rei considerou sábia a atitude do homem e, comovido, entregou um saco com muitas moedas de ouro como prêmio à sabedoria do plantador de árvores. E ele agradeceu assim:
_ Viu só como são as coisas? Eu mal acabei de plantar e já estou colhendo frutos valiosos...

16) O que viu o rei na estrada com sua comitiva?

a) (  ) Uma mulher vendendo suco.
b) (  ) Um  velho plantando uma árvore.
c) (  ) Um menino plantando uma bananeira.
d) (  ) Um jovem capinando a estrada.

17) O que o rei perguntou ao velho?

a) (  ) Você está com sede?
b) (  ) Por que insiste numa tarefa inútil?
c) (  ) Está bem de saúde?
d) (  ) Posso me sentar ao seu lado?
18) O que o velho respondeu ao rei?

a) (  ) Sim, claro!
b) (  ) Estou com fome...
c) (  ) Fico feliz em plantar...
d) (  ) Estou procurando um emprego!

19) O que o rei fez ao escutar a resposta do velho?

a) (  ) Chorou e lhe ofereceu uma roupa.
b) (  ) Ficou comovido e lhe deu moedas.
c) (  ) Sentou-se e deu boas gargalhadas.
d) (  ) Mandou prender o homem.

20) Qual é a lição que podemos tirar dessa fábula?

a) (  ) O mundo é dos mais espertos.
b) (  ) Plantar é o que importa.
c) (  ) Os últimos serão os primeiros.
d) (  ) Devemos tirar vantagem de tudo.


Leia o poema e responda
as questões 21 e 22:

A chuva

A chuva caiu.
Molhou a folha.
Molhou a flor.
Molhou o galho.
Caiu na pedra, lavou o terreiro, lavou também o formigueiro.
Chuva forte, que corre na areia.
Chuva boa, que lava a poeira.
Depois da chuva a plantinha aparece.
Olha... Sorri... E depois adormece.

(Trecho: Poesia para crianças. Maria de Lourses Serret, 1977)


21) No poema acima quais palavras são verbos:

a) (  ) chuva, folha, flor, galho.
b) (  ) depois, que, na, a.
c) (  ) caiu, molhou, lavou, correu.
d) (  ) formigueiro, forte, poeira, adormece.

22) Quem aparece depois da chuva:

a) (  ) o mosquito.
b) (  ) a plantinha.
c) (  ) o formigueiro.
d) (  ) a poeira.

23) A frase a seguir está sem os espaços entre as palavras. A forma correta de escrevê-la é:

Meuamigofaloumuito.

a) (  ) Meu amigofalou muito.
b) (  ) Meuamigo falou mui to.
c) (  ) Meu am igofa lou muito.
d) (  ) Meu amigo falou muito.

24) Escrevendo a frase a seguir no feminino teremos:

O pai sonha com sua família.

a) (  ) O mãe sonha com sua família.
b) (  ) A pai sonha com sua família.
c) (  ) As mães sonham com suas famílias.
d) (  ) A mãe sonha com sua família.

25) O artigo adequado para completar a frase abaixo é:
____ menino falou que não queria ____ maçã.

a) (  ) A, a
b) (  ) O, a
c) (  ) Os, as
d) (  ) As, os
26) Os artigos indefinidos adequados a frase abaixo são:

____ escola como esta  precisa de  ____ boa reforma.

a) (  ) Uma, uma
b) (  ) Uns, um
c) (  ) Umas, um
d) (  ) Um, umas

27) Flexionando a frase a seguir para o plural teremos:

Meu lápis de cor falhou.

a) (  ) Meu lápis de cores falhou.
b) (  ) Meus lápis de cores falharam.
c) (  ) Meu lápis de cor falhava.
d) (  ) Meus lápis de cor falhavam.

28) Qual sequência de palavras está escrita corretamente:

a) (  ) andando, falando, brincano.
b) (  ) andando, falando, brincando.
c) (  ) andado, falado, bricando.
d) (  ) adando, falano, bricado.

29) A forma correta de separar as sílabas da palavra submarino é:

a) (  ) subm-ar-ino
b) (  ) su-b-ma-ri-no
c) (  ) sub-ma-rino
d) (  ) sub-ma-ri-no

30) A forma correta de se escrever o plural da palavra limão é

a) (  ) limãous
b) (  ) limões
c) (  ) lismõe
d) (  ) limãm

31) Na frase a seguir, os pronomes são:

Quando faz calor eu vou à piscina com meu pai.

a) (  ) eu, meu.
b) (  ) piscina, meu.
c) (  ) calor, quando.
d) (  ) vou, pai.


Leia o poema abaixo e responda

Nome da gente
(trecho do poema de Pedro Bandeira, 1987)

Por que é que eu me chamo isso e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré não se chama crocodilo?
Eu não gosto do meu nome, não fui eu quem escolheu.
Eu não sei por que se metem com um nome que é só meu!
Quando eu tiver um filho, não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande, ele que procure um!

32) A personagem do poema está insatisfeito com seu nome porque:

a) (  ) É feio.
b) (  ) Não foi ele quem escolheu.
c) (  ) É muito grande e difícil de escrever.
d) (  ) É engraçado.

33) A personagem sugere que o jacaré se chame:

a) (  ) Francisco
b) (  ) Crocodilo
c) (  ) Afonso
d) (  ) Astrogildo