quinta-feira, 26 de julho de 2012

26/7/12 Matemática: Números decimais


Entendendo os números decimais.



O nosso Sistema de Numeração é Decimal, ou seja, é contado de 10 em 10. Quando fazemos uma divisão e seu resto não é exato, encontramos um desafio: como continuar dividindo o número até chegar ao ponto do resto não ser mais divisível? Neste momento, começamos a dividir o inteiro em várias partes: décimos, centésimos e milésimos.

Dividimos primeiro um inteiro em 10 partes iguais. Essas partes vão se chamar décimos.

Dividimos os cada décimo e outras dez partes, então o inteiro passa a ser formado por cem partes menores. Estas partes menores são os centésimos.

Dividimos cada centésimo em mais dez partes, então o inteiro passa a ser formado por mil partes menores. Estas partes menores são os milésimos.

Acompanhe a imagem:


Na prática:

Dividindo 3 chocolates para 2 crianças.

1
1

Cada criança recebe uma barra inteira. Usamos 2 das 3 barras que temos.

Sobrou uma barra inteira. Como dividi-la para as duas crianças?

O primeiro pensamento é: partindo ao meio.

O que isso significa?

Vamos “partir” a barra em 10 partes menores (os décimos)

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Dividindo 10 partes menores para 2 crianças, ficam 5 para cada uma.

Então podemos dizer que cada criança recebeu uma barra inteira e 5 partes menores.

O número formado é 1,5 (um inteiro e cinco décimos) e a vírgula serve para separar a parte inteira (1) da parte fracionada ou dividida (5).

Quando falamos dos números fracionados (décimos, centésimos e milésimos) também formamos um Quadro Valor de Lugar. Só que ele é o contrário do quadro dos inteiros, pois a ordem das classes muda.

Se o número é inteiro, entendemos que uma dezena é menor que uma centena, que por sua vez é menor que uma unidade de milhar, isso acontece porque o número está ficando cada vez maior: 10, 100, 1000. Quando o número começa a ser fracionado (dividido) um décimo é maior que um centésimo, que por sua vez é maior que um milésimo. Isso acontece porque o número está sendo dividido em partes cada vez menores: 0,1 (décimo) – 0,01 (centésimo) – 0,001(milésimo).