terça-feira, 1 de junho de 2010

Aula 9 - Projeto Final

Na aula de hoje elaboramos o projeto final para trabalhar o Linux Educacional com os alunos.
Esta é a minha proposta:

CURSO PROINFO INTEGRADO 180 HORAS
PROJETO FINAL – LINUX EDUCACIONAL
USO DO LINUX EDUCACIONAL NA ALFABETIZAÇÃO

Aluna: Andréia Alves Barbosa Dias
Matrícula: 34403-6
Professor: Marcelo de Assis
Turma: Terça-feira matutino
Data: 01/06/2010


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Tendo em vista a crescente necessidade de interação com as tecnologias da informação e Comunicação (TIC) e o desenvolvimento de habilidades necessárias a leitura e escrita de diversos textos sob diferentes portadores, faz-se necessário tornar o uso da informática algo maior do que mais uma ferramenta de trabalho

A produção de conhecimento ocorre quando há uma reflexão profunda sobre as informações advindas de várias fontes. Deste modo, o contato com a tecnologia por si só não produz o conhecimento necessário ao desenvolvimento integral do aluno. Portanto, é necessário que haja uma intervenção pedagógica pontual para que o uso das tecnologias da informação saia do lugar comum de ferramentas e passem para o estágio de instrumento a serviço da aprendizagem.

Diante deste desafio, surge a perspectiva de se utilizar o computador e seus recursos como instrumento para ampliar o aprendizado da escrita e o desenvolvimento da leitura, bem como das diversas nuances do raciocínio lógico.

Para tal, será realizado um trabalho no Laboratório de Informática com foco no desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e raciocínio lógico utilizando o Linux Educacional, explorando o as ferramentas writer e tuxpaint.

Com esta iniciativa, serão avaliados os reflexos das discussões e das aprendizagens geradas a partir do contato direcionado com estas tecnologias. Esperando-se que os alunos alcancem maior independência na leitura, escrita e também no acesso das informações disponíveis.

O tema deste projeto é o uso do Linux Educacional na Alfabetização, o público alvo são os alunos do 3º ano. O atendimento deste grupo se faz necessário em função da necessidade de se ampliar os recursos de escrita e leitura, utilizando outros portadores de texto para estimulá-las.
O uso do writer será de grande ajuda, pois permitirá que os alunos experimentem a escrita partindo do teclado que por si só é um desafio, já que as letras aparecem numa disposição diferente da ordem alfabética em que normalmente se trabalha em sala.
O uso do tuxpaint permitirá que as crianças usem sua imaginação e criatividade para compor imagens e ilustrações que, posteriormente, serão ilustradas por escrito, vindo a servir de base para a produção de textos individuais e coletivos.


OBJETIVO GERAL

Promover progressos significativos no processo de alfabetização dos alunos do 3º ano desenvolvendo a leitura, a escrita partindo do uso consciente e didático das ferramentas writer e tuxpaint do Linux Educacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar o acesso ao computador e suas ferramentas de maneira didática;
Estimular a cooperação e a troca de saberes;
Diversificar as situações de leitura e escrita.


CONTEÚDOS CURRICULARES E DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Componente Curricular: Língua Portuguêsa
Conteúdos:
Modos de interação verbal: a fala e escuta de textos em sala de aula.
Procedimentos de leitura: recuperação de informações, de sequência de assuntos, de temas, de vocabulário.
Atitudes de leitura.
Hipóteses sobre a função e funcionalidade da escrita.
Escrita de palavras de uso freqüente.
Reprodução escrita de narrativas.
Produção de listas.
Segmentação de palavras.
Ortografia.
Coerência e coesão.


METODOLOGIA
Formular e responder perguntas.
Reproduzir, via memória, um determinado texto lido pelo professor.
Relatar experiências vividas.
Reconhecer diferenças entre a língua que se fala e a que se escreve.
Classificar, em ordem alfabética, um grupo de palavras de um texto.
Pontuar corretamente final de frases.
Produzir pequenos textos
Nomear figuras.

WRITER
Com esta ferramenta, os alunos irão escrever e revisar a escrita e fazer a leitura de pequenos textos e comandos.

TUXPAINT
Com esta ferramenta os alunos irão compor cenas e sequenciar imagens para a sua representação escrita.
Aula 1
Objetivo: Possibilitar o acesso ao computador e suas ferramentas de maneira didática;
Ações:
1.Apresentar a ferramenta writer para os alunos, demonstrando a sequência de passos para acessá-lo, localizando a fonte, tamanho da fonte e alinhamento.
2.Após definir a formatação, os alunos irão escrever seus nomes na página e salvaremos os arquivos.
3.Formular e responder perguntas.
4.Reproduzir, via memória, um determinado texto lido pelo professor.
5.Relatar experiências vividas por escrito.

Aula 2
Objetivo: Estimular a cooperação e a troca de saberes;
1.Reconhecer diferenças entre a língua que se fala e a que se escreve. Fazer imagens no tuxpaint e produzir palavras e frases.
2.Classificar, em ordem alfabética, um grupo de palavras de um texto. Livro “O pote de melado”.

Aula 3
Objetivo: Diversificar as situações de leitura e escrita.
1.Pontuar corretamente final de frases.
2.Produzir pequenos textos.

Aula 4
Objetivo: Avaliação das atividades.
1. Atividades de escrita de palavras e frases.
2. Criação coletivas de telas no tuxpaint.

TEMPO TOTAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO
O tempo estimado para a realização deste projeto é de quatro aulas de 60 minutos, durante o horário de aula, iniciando em 14 de junho de 2010.

MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIO

Laboratório de Informática;
Livro “O pote de melado”;
Atividades de produção de texto, reescrita e leitura.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/1Liane.pdf


FORMA DE AVALIAÇÃO
Durante as aulas, as atividades serão utilizadas como recurso de avaliação. Em sala de aula, serão colhidas informações junto aos professores quanto a realização das atividades pertinentes a alfabetização. Tudo isso para avaliar o reflexo das atividades realizadas no Laboratório de Informática na aprendizagem em sala de aula.

Ao final do projeto, os alunos realizarão uma atividade avaliativa onde terão que utilizar o writer e o tuxpaint para produzir escrita e imagem respectivamente, dando vazão a sua imaginação. Ou seja, os alunos criarão uma tela com texto e outra com imagem.
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Mão à obra!!!