15 de abril de 2010
Uma grande dificuldade para lidar com as TICs é a diferença entre as linguagens utilizadas por seus interlocutores. A geração atual dispõe de uma pré disposição maior para interagir com a tecnologia do que a nossa geração de educadores. Daí o grande abismo entre a era tecnológica e os sistemas de ensino.
O laboratório de informática é um grande instrumento para estreitar os laços entre o ensino e aprendizagem, já que utiliza uma linguagem diversificada e estimulante. Em muitas situações, as TICs podem promover muito mais aprendizagens significativas do que uma aula expositiva cotidiana, pelo simples fato de ser um instrumento diferenciado que promove interatividade. Neste contexto, o papel do professor é ampliado, pois ele é o agente motivador do processo de aprendizagem. O professor é o elo entre informação e conhecimento. Pois, cria um contexto adequado para discussão e a reflexão acerca das experiências diárias.
A linguagem da tecnologia envolve conceitos variados que vão dos componentes de um computador aos programas de criação de filmes. Não é mais possível ignorar ou se esquivar do avanço tecnológico.
Por tanto, ou os educadores se apropriam desta ferramenta, ou não serão capazes de educar as novas gerações. Por um motivo muito simples: diferença de linguagem.