segunda-feira, 25 de março de 2013

25/03/13 - Avaliação de port. 1° bimestre. Sinônimo e antônimo

Correção de atividades.
Avaliação de português.


SINÔNIMO, ANTÔNIMO, HOMÔNIMO.

Sinônimo: São palavras cujos significados são parecidos ou equivalentes. Exemplo: alegre e feliz.
Antônimo: São palavras cujos significados são contrários. Exemplo: alegre e triste.
Homônimos: São palavras com grafia diferentes e com o mesmo som. O significado dependerá o contexto da frase. Exemplo: Eu te amo.  Você é meu amo. Eu vou sair na sexta. Hoje recebi uma cesta.
Parônimo: São palavras em que a diferença é a posição das vogais. Cumprido (concluído) e comprido (tamanho).



Avaliação de Português 1

ESCOLA CLASSE 12 DE CEILÂNDIA
PROFESSORA:____________________________ 5° ANO ___ DATA ___/___/___
ALUNO:_____________________________________________________  N° ___

SONDAGEM DE PORTUGUÊS – 1° BIMESTRE

1) Leia o texto atentamente e responda as questões a seguir.

O Rei Plantador de Árvores (fábula árabe)

Um Rei seguia pela estrada com a sua comitiva, quando viu um homem velho plantando uma arvorezinha.
Achou aquela atitude muito estranha, já que a árvore demoraria a crescer e, quando pudesse dar frutos, o velho, na certa, não estaria mais lá para aproveitar.
E então, o Rei perguntou ao velho plantador de árvores por que insistia numa tarefa inútil. Ao que o homem respondeu:
_ Fico feliz em plantar, mesmo não sendo eu quem vai colher. Não estamos aproveitando hoje as árvores que foram plantadas há muitos anos? Plantar é o que importa. Não o “colher”.
O Rei considerou sábia a atitude do homem e, comovido, entregou um saco com muitas moedas de ouro como prêmio à sabedoria do plantador de árvores. E ele agradeceu assim:
_ Viu só como são as coisas? Eu mal acabei de plantar e já estou colhendo frutos valiosos...


Responda com suas palavras:


a)   O que viu o rei na estrada com sua comitiva?





b)   O que o rei perguntou ao velho?





c)   O que o velho respondeu ao rei?






d)   O que o rei fez ao escutar a resposta do velho?





e)   Qual é a lição que podemos aprender com esta fábula?






2) Escreva uma frase de cada tipo:

a) Afirmativa


b) Exclamativa


c) Interrogativa


3) Leia o trecho abaixo e use a pontuação correta.

O Rei ficou intrigado com o homem e perguntou
    O que o senhor está fazendo
O homem, humildemente respondeu
    Estou plantando árvores para o futuro
    Mas esta tarefa parece inútil
    Eu sei meu Rei, mas hoje estamos sob as árvores plantadas antigamente
    Você é muito sábio meu bom homem Muito sábio
4) Leia as palavras abaixo com atenção e preencha a tabela.

Palavra
Separe as sílabas
Encontro consonantal
Encontro vocálico
teatro



Inteligência



Perguntou



trabalhou



Arvorezinha




5) Organize as palavras abaixo de acordo com a classificação de seus encontros vocálicos.
dia
minguou
quando
crua
Paraguai
aproveitando
averiguei
mamãe
teatro

DITONGO
TRITONGO
HIATO










6) Circule os dígrafos de cada palavra abaixo e escreva-os em frente a palavra:

seguia

velho

estranha

achou

crescer

pudesse

errado

excelente

gueto

desço


 7) Classifique as palavras abaixo de acordo com o número de sílabas, marque um  (x) na resposta certa:
Palavras
Monossílabo
Dissílabo
Trissílabo
Polissílabo
Companheiro




Berço




Mão




Árvore




8) Conversamos muito sobre alimentação saudável. Na imagem abaixo, vemos uma situação comum nos lugares aonde o alimento natural é produzido. Crie uma pequena história sobre o que acontece a seguir, lembrando-se de que temos três cenas: o início, o meio e o fim e que acontece um diálogo entre o menino e a menina. Lembre-se do que estudamos sobre a pontuação e o uso de letra maiúscula. Use sua imaginação e fale sobre onde a história se passa, qual é o nome dos personagens e sobre o quê eles conversam.
Título: